Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Pedro Andrade
Pedro Andrade
30 Jan, 2017 - 15:53

Está na hora de saber mais sobre os poderes do limão

Pedro Andrade

Sabia que o limão tem capacidades anticancerígenas e até ajuda a manter um peso saudável? Descubra mais sobre este fruto.

o limão é um dos conservantes naturais

Quando pensamos em limão facilmente esquecemos as propriedades anticancerígenas e o valor nutritivo deste fruto. De acordo com um estudo publicado no “International Journal of Audiology”, alimentos como o limão ajudam ainda a preservar as capacidades auditivas ao longo da vida.

Mas há mais: segundo investigadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidas da América), o limão ajuda a prevenir doenças oncológicas. Ele é um fruto rico em vitamina C, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e é fonte de vitamina A e B. Este fruto ajuda a fortalecer o sistema imunitário e por cada 100 gramas de limão são registadas 26 calorias.

O limão possuiu também flavonóides (sobretudo na casca), com capacidades antialérgicas e responsáveis pelo reforço das artérias.

Vantagens de consumir limão

Bem sabemos que o limão tem um sabor forte e ácido. Por ser alcalino, ajuda a manter um pH equilibrado, o que potencia uma vida mais longa e saudável.

Mas ele pode (e deve) ser combinado com outros alimentos para preparar molhos, aperitivos, sumos naturais e vários pratos culinários. Basta uma boa dose de imaginação para que consiga integrar este fruto na sua dieta diária.

Propriedades do limão

Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 100 espécies deste fruto. Sendo fonte de diversas vitaminas, minerais e fibras, ele ajuda a:

  • Prevenir gripes e constipações: a vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
  • Regular a tensão arterial: o potássio permite ainda estimular o bom funcionamento do cérebro e a normalizar os níveis de stress;
  • Melhorar a digestão: ajuda ao bom funcionamento do fígado quando é consumido durante ou depois das refeições;
  • Cicatrizar feridas na pele: mais uma vez, a vitamina C é responsável pela aceleração do processo de cicatrização das feridas (pode colocar um pouco de sumo de limão sobre um pequeno corte – sabemos que vai “arder” mas vai permitir uma cicatrização mais rápida);
  • Perder peso: estudos recentes demonstram que uma dieta alcalina ajuda a perder peso e a moderar os “desejos” culinários;
  • Tratar a dor de garganta: devido à sua ação antibacteriana, os gargarejos de sumo de limão ajudam a aliviar as dores de garganta e as amigdalites – pode fazê-los diversas vezes ao dia. Estes gargarejos também ajudam a aliviar dores de gengivas e de dentes;

De acordo com os especialistas, cada pessoa poderá consumir entre 1 a 4 limões por dia (seja em limonada, molhos ou como aperitivo, por exemplo), ainda que esta dose diária possa sofrer alterações mediante aconselhamento especializado (em casos de dieta).

Veja também