Coisas que deve ter sempre na despensa lá de casa

Há alguns essenciais de que não pode abdicar para que a sua despensa esteja sempre abastecida. Saiba quais são.

Coisas que deve ter sempre na despensa lá de casa
Utilitários imprescindíveis todo o ano

A despensa é uma zona importante da casa pois é nela que se encontram aqueles produtos que comprámos numa promoção imperdível, mas também os essenciais das refeições - e não só - de todos os dias. 


Não podem faltar na sua despensa:

  • Especiarias. Muna-se de pau de canela e canela em pó, alho, louro, salsa, noz-moscada, açafrão, oregãos, tomilho, coentros em pó, pimenta branca e preta, caril e cominhos.

  • Azeite, vinagre óleo e caldos, imprescindíveis para temperar e fazer as bases de refeições simples e deliciosas.

  • Conservas. Feijão, tomate pelado ou em polpa, atum e sardinhas, grão, milho e cogumelos, alimentos baratos e saudáveis para todas as ocasiões.

  • Massas, arroz, sal, açúcar, farinha, natas, molho bechamel, cereais e leite. A despensa é, por norma, um dos locais mais secos e frescos da casa, ideal para guardar este género de alimentos essenciais.

  • Chás e cafés também podem ser armazenados na despensa, especialmente se a sua cozinha for pequena e necessitar de espaço extra para colocar alguns produtos. 

  • As batatas fritas ou bolachas que comprou em maior quantidade por se encontrarem em promoção também podem - e devem - ser acomodadas na despesa, até por uma questão de organização da cozinha e porque, convenhamos, ter imensa coisa disponível nos armários leva-nos a consumir com menos conta, peso e medida.

  • Água, vinhos e outras bebidas. Novamente, o ambiente fresco e seco da despensa é ideal para guardar estes produtos. 

  • Frutos secos e cristalizados dão sempre jeito para alegrar um lanche ou snack a meio do dia e também devem ser colocados na despensa, bem como as embalagens da gelatina que vai servir nas festas de aniversário dos mais novos.

  • Papel higiénico, de cozinha, de alumínio, vegetal, guardanapos e saco do lixo não podem ser esquecidos.

Por último, não podem faltar na sua despensa alguns detergentes (roupa e louça), sabonetes para as casas de banho e sabão branco ou azul. Pode também aproveitar para criar uma zona de produtos de limpeza na sua despensa, de forma a conseguir uma maior organização e otimização do espaço disponível em sua casa. 


Veja também: