Teresa Campos
Teresa Campos
06 Ago, 2018 - 09:50
Organizar despensa: siga as 10 dicas que lhe deixamos

Organizar despensa: siga as 10 dicas que lhe deixamos

Teresa Campos

Organizar despensa: acabe com a desorganização de forma funcional e prática, para um uso diário mais simples e fácil. Siga as nossas 10 dicas.

O artigo continua após o anúncio

Organizar despensa: para quem não sabe como, reunimos 10 dicas e estamos certos que vão ser de grande utilidade. Pondo-as em prática, saberá sempre onde encontrar o que procura e não haverá alimentos estragados, a apodrecer em sua casa. Vai ver como organizar despensa pode ser uma tarefa simples e com um impacto muito positivo na sua vida diária. Aproveite as férias e o tempo livre para fazê-lo, envolvendo toda a família.

Como organizar despensa? Eis 10 dicas que respondem à sua pergunta!

Confira a validade dos produtos

Verifique o prazo de todos os produtos e descarte os que já se encontram fora de validade. Disponha nas prateleiras mais próximas os itens cujo prazo está proximo do fim. Caso encontre alimentos estragados, limpe muito bem o sítio onde essa comida estava com uma mistura de água e vinagre.

Crie categorias

Separar os produtos por categorias, irá tornar mais fácil e rápido o acesso aos itens que mais utiliza diariamente. Estes são alguns dos grupos que pode criar em cada uma das prateleiras da sua despensa.

  • Ingredientes para assados
  • Cereais e alimentos para o pequeno-almoço
  • Bolachas
  • Enlatados
  • Massas, arroz, feijão, farinha, e similares
  • Temperos e condimentos
  • Óleos, azeites e vinagres
  • Águas e outras bebidas

Use organizadores

Guarde cada alimento dentro de organizadores. Estes podem ser cestas, caixas, frascos, organizadores suspensos, entre outros. Por exemplo, os temperos podem ficar em suportes próximos do fogão. Tal tornará a sua despensa mais bonita, arrumada e, também, mais fácil de limpar.

Identifique os produtos

Use etiquetas para indicar o conteúdo de cada recipiente. Assim, evitará confusões e ainda pode acrescentar há quanto tempo esse produto foi aberto, por exemplo. Tal também facilitará em muito a procura por determinado item.

Frascos transparentes

Descarte os plásticos, depois de os abrir. Normalmente, as embalagens dos biscoitos, batatas fritas, arroz ou feijão são difíceis de voltar a fechar e vedarem a entrada de ar, pelo que ideal é colocar os alimentos em em caixas ou potes de plástico ou vidro, de preferência transparentes para conseguir ver o que está no seu interior com mais facilidade.

Aproxime os produtos mais usados

Coloque os produtos mais pesados nas prateleiras mais baixas e os itens que utiliza com mais frequência em lugares de fácil acesso para si. Tenha também o cuidado de colocar os alimentos que acabou de comprar mais no fundo, enquanto que os já abertos devem ficar mais à frente.

organizar a despensa

Tenha cuidado com os enlatados

Os alimentos em conserva e em pacotes devem ser guardadas numa área fresca, por isso evite armazená-los junto a fontes de calor ou perto do teto.

O artigo continua após o anúncio

Vire os rótulos para a frente

Organize as latas e garrafas de modo aos seus rótulos ficarem virados para a frente, pois assim será mais fácil identificar o que precisa.

Aproveite cada espaço livre

Rentabilize ao máximo disponível, como as paredes livres ou a porta da despensa. Por exemplo, pendure alguns ganchos e use-os para colocar um quadro onde pode fazer a sua lista de compras.

Cumpra com a organização

O grande segredo para manter a arrumação da despensa é mesmo manter tudo no devido lugar, no dia-a-dia. Sempre que vá colocar algo na despensa, procure colocar no sítio devido, pois dessa forma conservará durante mais tempo a ordem na sua despensa.

Agora, resta reservar uma manhã ou uma tarde para organizar despensa. Verá como o tempo gasto valerá a pena e os resultados serão logo visíveis e notórios. Convide toda a família a colaborar, pois afinal todos devem ajudar a organizar despensa, de forma a ela ficar funcional e prática para o uso quotidiano que cada um faz dela. Inclua esta tarefa nas limpezas de verão e consiga ótimos resultados.

Veja também