Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
06 Mar, 2020 - 12:06

Aproveitar espaços: torne-se mestre da arrumação com estas ideias

Helena Peixoto

A sua casa está repleta de oportunidades para aproveitar espaços. Seja por falta de área ou por querer ser mais sustentável e organizado, opções não faltam.

sala com kitchenette

Sim, é possível aproveitar espaços em praticamente todas as divisões de sua casa, mesmo que ache isso impossível! Basta para isso garantir uma pormenorizada análise de todos os espaços que possui e começar por fazer um bom planeamento.

Atenção: é muito útil e importante saber aproveitar espaços em todos os lares! Esta premissa não se deve aplicar apenas às casas mais pequenas! Muito pelo contrário; se possuir uma casa grande e não souber como organizar a arrumar tudo o que pretende, o resultado vai ser, muito provavelmente, bem caótico.

Contudo, antes de seguir para as nossas dicas, permita-nos um conselho: não faça obras ou invista em móveis e objetos para guardar aquilo de que não precisa, estes artigos são mesmo para ‘largar’.  Anote as nossas sugestões! 

8 IDEIAS PARA APROVEITAR ESPAÇOS QUE NUNCA FALHAM 

quarto pequeno
1

Aposte numa decoração e arrumação vertical

Aqui, o foco é mesmo aproveitar espaços e decorar em altura é a melhor forma de o fazer. Use todo o espaço por cima de armários, coloque prateleiras por cima das portas e veja lá se não cabe uma prateleira extra nos seus armário.

Em vez de comprar mais armários, que apenas vão tornar os espaços mais atafulhados e pequenos, aproveite todos os espaços disponíveis nas paredes e pense que o tecto é o limite. Se colocar prateleiras mesmo encostadas ao tecto, está a aproveitar bem os espaços e cria a ilusão de um pé direito maior.

Seja com prateleiras, móveis fixados à parede, arrumação suspensa ou até mesmo algum tipo de decoração sustentável (com paletes, por exemplo), qualquer uma destas soluções vai ficar bem original em sua casa e garantir-lhe um bom extra de aproveitamento de espaços. 

2

Divida de forma inteligente

Se vive numa casa pequena, como uma kitchenette, e precisa dividir os espaços para criar uma área extra para um pequeno escritório ou para separar o quarto da sala, prefira fazê-lo recorrendo a móveis para, assim, aproveitar espaços de arrumação. Ou seja, em vez de usar um biombo ou uma cortina opte por uma estante aberta, por exemplo.

3

Prefira móveis com duplo uso

Uma dica simples e eficaz! Investir em móveis com várias funções é uma maneira fácil para aproveitar espaços e ter mais arrumação numa divisão.

Um baú que é também uma mesa de apoio para aguardar livros, uma banqueta onde pode esconder mantas e os brinquedos dos miúdos ou uma cama com um fundo falso para guardar lençóis, sapatos ou aquilo que nunca usa.

4

Arrumação em vácuo

Se há forma eficaz de aproveitar espaços, especialmente quando se tratam de armários é pela arrumação em vácuo. Muitas vezes esquecida, é uma forma barata e funcional de arrumar cobertores, mantas, almofadas ou roupa da estação anterior com uma poupança de 75% do espaço!

5

Arrumação embutida

Se as paredes permitem, faça algumas obras para conseguir tirar o máximo partido da divisão. Construir armários embutidos, a toda a altura e largura da parede, é uma excelente forma para aproveitar espaços.

Não se esqueça que as escadas são perfeitas para arrumação escondida! Se este é um investimento muito pesado para o seu orçamento, faça pequenos nichos nas paredes para arrumar ou decorar.

Numa lógica ainda mais arrojada, tem a possibilidade de mandar construir um módulo que ‘simule’ que as suas escadas são todas inteiriças (ou seja, esta peça ‘encaixa’ por baixo), mas na verdade é um módulo com rodas ou outro sistema que permite puxar e ter lá dentro imensa arrumação.  

6

Abuse das prateleiras, caixas e cestos

Assim como as prateleiras, caixas e cestos são uma forma prática e rápida de conseguir mais arrumação por pouco dinheiro. Tanto podem ser usadas dentro de armários, como por cima dos móveis, nas prateleiras ou nas paredes.

7

Mobiliário modular

Se há uns anos atrás as opções de mobiliário modular eram bastante reduzidas e muito caras, hoje em dia já não é tanto assim: o mobiliário modular, cuja peça cumpra mais do que um objetivo, está cada vez mais diversificado em termos de oferta e, como consequência, o seu preço é bem mais acessível.

O plus extra deste tipo de módulos é que eles agregam também geralmente uma grande panóplia de opções de arrumação, além de que são exemplares no que toca a aproveitar espaços! 

8

A nossa palavra preferida: destralhar

Não é possível aproveitar espaço, seja numa casa grande ou pequena, se tem mais coisas do que precisa ou do que as suas rotinas conseguem suportar.

Sim, as rotinas! Se não tem tempo para, diariamente, fazer uma arrumação rápida à casa e esta está sempre desarrumada, é evidente que tem que livrar se de algumas coisas. A melhor forma de conseguir mais arrumação é despachando o que já não serve, está estragado ou não precisa.

Veja também