16 coisas que não sabia acerca do Facebook

Factos, dicas, atalhos, sugestões… há tanto por descobrir e, decerto, tantas coisas que não sabia acerca do Facebook.

16 coisas que não sabia acerca do Facebook
O Facebook vai deixar de ter segredos para si.

Está farto dos convites para jogos? Quer deixar de receber pedidos de amizade a toda a hora de pessoas que não conhece? Gostava de nunca mais se esquecer dos aniversários dos seus amigos? Temos a certeza que há imensas coisas que não sabe acerca do Facebook e que podem dar bastante jeito, até mesmo numa mesa de café! Ou também não sabe a ligação de Al Pacino à famosa rede social? 
 

6 Factos

Já viu o filme The Social Network? Este filme pretende retratar o início e crescimento do Facebook. Mesmo que não tenha visto, temos imensos factos para satisfazer a sua curiosidade acerca desta rede social e que podem dar um excelente tema de conversa na próxima vez que se encontrar com os seus amigos:
  • O Facebook nasceu em 2004 num quarto de um dormitório em Harvard. Para sermos mais precisos, foi no quarto H33 da Kirkland House na Universidade de Harvard;

  •  A primeira “face” presente no Facebook foi… Al Pacino. Calma, não estamos a falar da foto de perfil mas sim do logótipo da rede social. O famoso scarface aparecia com a cara coberta de 0’s e 1’s e com uma pequena frase a acompanhá-lo: “Diga olá ao meu amigo” (Say hello to my little friend);

  • Dois milhões por hora. Ou melhor, quase! O Facebook consegue atingir ganhos de cerca de dois milhões por hora. Como? Isso terá de perguntar ao criador Mark Zuckerberg. De certeza que há muito mais para além dos “anúncios”…;

  • Cristiano Ronaldo! O craque português tem apostado nas redes sociais e é, atualmente, a celebridade com mais seguidores no Facebook;

  • O botão “Like” não era para se chamar “Like” mas sim “Awesome”;

  • Em 2014, um ladrão foi apanhado em Minnesota porque se esqueceu de desligar a conta de Facebook que tinha aberto na casa que roubou.
 
 

5 Atalhos

Existem vários atalhos que podem dar bastante jeito no Facebook. Principalmente quando está com preguiça de usar o rato ou o touchpad…
  • J ou K: estes dois botões permitem “saltar” entre as várias publicações do seu feed;
  • P: esteja no fim ou no início do seu feed, se carregar no botão p o Facebook assume que quer publicar algo;
  • L: coloque, de forma simples, um “gosto” naquilo que está a ver;
  • C: também pode comentar aquilo que está a ver;
  • S: ou carregue no S para partilhar.
 
 

5 Dicas e sugestões

Há imensas dicas e sugestões que pode seguir e que o vão ajudar. O Facebook não serve só para partilhar as suas ideias e para ver o que os outros dizem. Tem muitas mais possibilidades!
 

1. Nunca mais se esqueça dos aniversários dos seus amigos ou de futuros eventos que tenha marcado

Aceda à secção de aniversários por aqui. Do seu lado direito, em baixo, vão aparecer “Eventos futuros” e “Aniversário”. Escolha um deles, carregue com o botão direito do rato e depois carregue em “Copiar endereço do link”. Depois, basta ir ao seu calendário Google ou ao Outlook ou à agenda que costuma usar e encontrar a opção “Adicionar por URL”. Cole aí o link e… já está.
 

2. Esconda a sua lista de amigos dos olhares alheios

No seu mural, clique em “Amigos”. Depois, no botão “Gerir” (o que tem um pequeno lápis inclinado), carregue em “Editar privacidade”. Defina a sua privacidade da forma que quiser.
 

3. Quer publicar algo mas não quer que uma pessoa ou um grupo de pessoas veja?

Quando estiver a publicar algo carregue no botão que aparece ao lado do botão “Publicar”. Regra geral, esse botão deverá dizer “Público”. Mas também pode dizer “Amigos” se quiser publicar só para amigos e “Apenas eu” se quiser fazer uma publicação apenas para si próprio. Há ainda a opção “Personalizado” onde pode escolher quem pode ver o que publica.
 

4. Bloqueie aqueles pedidos chatos que costuma receber de jogos que não interessam a ninguém

Nas definições da sua cronologia pode aceder à opção das “Notificações”. Se não souber onde é, tente por aqui. Aí, pode editar as notificações que recebe no Facebook, no email, no telemóvel… Se aceder às notificações do Facebook pode ver que é possível editar os “Pedidos e atividade em aplicações” onde pode bloquear os pedidos de jogos que costuma receber.
 

5. Recebe pedidos de amizade a toda a hora?

Se aceder às definições de privacidade pode decidir “Quem é que pode contactar-me” e definir quem é que pode enviar pedidos de amizade.


Veja também: