Como chegar ao final do mês com dinheiro

Ligeiras alterações de comportamentos podem levá-lo a poupar de forma expressiva e assim chegar ao fim do mês com dinheiro sem grande esforço. Conheça algumas.

Como chegar ao final do mês com dinheiro
A poupança está à distância da mudança de pequenos hábitos
  • Quem diz que poupar exige sacrifício?

As famílias portuguesas têm-se transformado em autênticas mágicas, conseguindo fazer esticar o seu ordenado até ao final do mês e poupar dinheiro. Não sendo tarefa fácil, é algo a que cada vez estamos mais habituados. Para tornar esta tarefa algo rotineiro e menos difícil, deixamos algumas dicas para sua reflexão.


1. Retire uma parte para poupança

A primeira forma de acautelar o seu sucesso financeiro ao longo do mês passa por retirar uma pequena porção de rendimento logo que o seu salário é creditado na sua conta. O montante a poupar não é estanque, mas sugerimos que seja ambicioso e que procure poupar pelo menos 5% do seu rendimento mensal. De notar que este dinheiro que coloca logo de parte irá leva-lo a pensar que tem menos dinheiro disponível do que tem realmente. Verifique as vantagens de abrir uma conta poupança.


2. Corte nos gastos supérfluos

Uma segunda ideia passa por cortar ao máximo na compra de serviços fora de casa. Por exemplo:
  • Cafés;
  • Restaurantes;
  • Cinema;
  • Saídas à noite;
  • Outros hobbies dispendiosos. 
Não defendemos que deva cortar em todos os pequenos prazeres mas antes que se questione se não poderá usufruir de um prazer semelhante mas com um peso financeiro menos oneroso. Por que não levar o seu farnel para a praia em vez de ir à esplanada (que tem o preço inflacionado)? 
Para todas estas sitauções poderá facilmente encontrar um substituto mais económico. Consulte mais algumas dicas sobre como poupar no dia-a-dia de maneira fácil.


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre poupança actualizada ao minuto.

3. Planeie as suas deslocações

A terceira ideia que deixamos é a necessidade de planear as suas viagens e deslocações. Com o preço da gasolina a níveis proibitivos, torna-se essencial planear com rigor as suas deslocações de modo a reduzir o consumo de combustível. Pode parecer uma diferença ligeira, mas o simples facto de optar por uma praia perto de casa ao invés de uma a 20 quilómetros de distância resulta numa poupança que pode ser de 3€-5€ por dia! Veja algumas dicas para poupar em combustível.

Não somos adeptos da forretice e da poupança a todo o custo. Mas acreditamos que ligeiras mudanças de hábitos podem resultar numa poupança financeira extraordinária ao final do mês. O seu bolso agradece.


Veja também: