Como escolher o microondas certo para si

Na altura de comprar, é importante saber escolher o microondas ideal para as suas necessidades. Descubra o que deve ter em conta antes de aquirir o seu. 

Como escolher o microondas certo para si
Um aliado imprescindível na cozinha dos portugueses

Se está prestes a escolher o microondas para a sua cozinha, há alguns tópicos a ter em conta de forma a optar pela solução que melhor responde às suas necessidades. Nas próximas linhas dizemos-lhe quais são.
 

Os 4 aspetos essenciais que devem guiar a sua compra

 

Capacidade

A grande maioria dos microondas varia entre os 13 e os 35 litros de capacidade. Tal como na escolha de uma máquina de lavar roupa ou loiça, é necessário ter em consideração quantas pessoas farão uso do aparelho. Um microondas com capacidade acima de 42 litros, por exemplo, é indicado para agregados com mais de 6 pessoas e/ou que preparam as refeições em grandes quantidades, enquanto um microondas de 18 a 27 litros é a escolha acertada para uma família menor ou para quem possui pouco espaço na cozinha. No entanto, se tem crianças pequenas, deve também ter em conta a altura do microondas onde deverá caber um biberão sem problemas, bem como o diâmetro do prato rotativo. 

 
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si as melhores dicas de poupança.

Preço

O preço está diretamente relacionado com a utilização que pretende fazer do seu microondas: se vai usá-lo sobretudo para aquecer e descongelar, escolha um modelo simples, a partir de 40 euros; se necessita do grill, conte gastar à volta de 70 euros; no caso dos microondas combinados, o preço sobe para os 90 euros. Este último tipo de aparelho oferece a possibilidade de cozinhar com ar quente (conveção), como acontece num forno tradicional.

 

Potência

Opte por um microondas que lhe ofereça 3 níveis de potência distintos: 100% é a potência utilizada para aquecer os alimentos de maior dimensão, ou mais rapidamente. Para descongelar ou para aquecer alimentos de pequena dimensão deve ser utilizada a potência a 30%, sendo que deverá existir uma potência intermédia para aquecer os alimentos de tamanho médio. Se optar por um aparelho com a opção grill, ideal para gratinar e assar, deverá ter em conta tanto a potência do microondas - que varia entre os 650 e os 900 watts, como a potência do grill - entre 800 e 1200 watts.

 

Funções e programas úteis

Além de aquecer e descongelar, também pode grelhar, assar ou cozer a vapor com um microondas multi-funções. Preparar a comida no microondas é extremamente conveniente para quem não dispõe de muito tempo disponível, sendo que as funções de cozinhar e assar que alguns aparelhos oferecem são, já, de qualidade igual ou superior às dos fornos tradicionais. Existem, hoje, microondas com funções para tudo e se há algumas que raramente se utilizam, existem outras que são bastante importantes: temporizador digital, proteção para crianças, botão de arranque separado e paragem do prato giratório são funções a privilegiar. 

Escolha um microondas com proteção para trancar a porta ou bloquear o funcionamento, com um prato fácil de retirar e um interior sem recantos de acesso complicado, de forma a facilitar a limpeza. Uma função interessante é aquela que permite que o microondas calcule o tempo para descongelar ou aquecer em função do tipo de alimentos e do seu peso, o que lhe vai permitir poupar mais eletricidade.

 

Dicas e cuidados na utilização

Não há dúvidas que o microondas é essencial para equipar a cozinha e um dos aparelhos que já ninguém dispensa quando concebe o recheio da sua casa. Aqui ficam algumas dicas para uma melhor escolha bem como os cuidados que deve ter na sua utilização:
  • Opte por um microondas com um painel digital, mais fácil de manipular do que um de botões e também mais preciso;

  • Se quiser comprar um aparelho com a função grill, opte pelo quartzo (a temperatura ideal é atingida mais rapidamente);

  • Se tem pouco espaço na cozinha, escolha um microondas com uma capacidade inferior a 17 litros sem reduzir o tamanho do prato rotativo (28 cm);

  • Ganhe mais espaço na cozinha encastrando o seu microondas. Também pode suspendê-lo por baixo de um móvel alto;

  • Para evitar as projeções de alimentos nas paredes do microondas, opte por cobrir o seu prato com outro prato, película aderente ou tampa de plástico.

  • Nunca coloque o microondas em zonas demasiado húmidas ou perto de fontes de calor, como o fogão ou o radiador. Evite a utilização de utensílios metálicos como o inox, esmalte, alumínio, bem como cerâmica não vitrificada, plásticos pouco resistentes, cristal ou papel de alumínio.
 


Onde comprar

Agora que já sabe como escolher o microondas certo para si, está na hora de passar à aquisição propriamente dita. Euronics, Radio Popular, BoxJumbo ou MediaMarkt são bons locais para encontrar o seu novo microondas. Mas não se esqueça: antes de comprar, invista algum tempo a comparar preços!


Veja também: