Como escolher uma máquina fotográfica

Precisa de escolher uma máquina fotográfica e não sabe a que características dar atenção? Dizemos-lhe quais os pontos a considerar para uma boa decisão.

Como escolher uma máquina fotográfica
Capte e guarde os seus melhores momentos

Quer comprar uma máquina fotográfica nova? Daqui a vários anos, quando estiver a rever fotografias e memórias, vai ficar feliz por ter tido essa ideia. Queremos ajudá-lo a construir o seu baú de memórias, por isso, dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre como escolher uma máquina fotográfica. Continue a ler.

6 pontos a considerar ao escolher uma máquina fotográfica


1. Point and Shoot ou DSLR

Tal como o nome indica, as máquinas fotográficas “point and shoot” servem apenas e só para isso mesmo: “apontar e disparar”. São mais baratas e não exigem muito do ponto de vista dos conhecimentos fotográficos.

Já as DSLR são aconselhadas para quem procura entrar num mundo fotográfico mais profissional. Para além da grande liberdade que possibilitam ao utilizador, são geralmente associadas a fotografias de grande qualidade e a orçamentos bem mais altos. Neste artigo sobre máquinas fotográficas compactas ou reflex, pode perceber um pouco mais acerca deste assunto.

Quer comprar uma nova máquina fotográfica. Certo, mas para quê? É o seu novo hobby e vai utilizá-la frequentemente? Quer utilizar a sua máquina fotográfica quando for viajar? Mas com que frequência viaja? O custo da sua nova máquina fotográfica pode ser alto ou baixo consoante o uso que pretende dar à mesma. Não tenha medo de gastar um pouco mais em algo que não se torne obsoleto assim tão rapidamente.

2. Utilizador comum ou expert

Que experiência possui no que diz respeito ao mundo da fotografia? Se é apenas um utilizador comum, que pouco percebe acerca da velocidade do obturador, a abertura e outras coisas mais, o melhor é ficar mesmo por uma máquina fotográfica “point and shoot”.

O caso é diferente se quiser começar a perceber como funcionam todas estas características que interferem na maneira como a fotografia é captada. Nesse caso, o melhor é começar a pensar numa máquina fotográfica com modo manual, que dá completa liberdade ao utilizador para tirar a fotografia perfeita.

maquina fotografica

3. O mito dos megapixeis

É fácil comprar uma máquina fotográfica. Quantos mais megapixeis, melhor. Certo? Errado. Antigamente, achava-se que quantos mais megapixeis uma máquina fotográfica tivesse, melhor seria. Felizmente, esse mito tem sido fortemente desmentido.

A quantidade de megapixeis interfere diretamente na resolução da fotografia. E a resolução da fotografia torna-se extremamente importante quando pretende ampliar as mesmas. Para não entrarmos em grandes detalhes neste momento, basta dizer-lhe que uma câmara com 3MP é o suficiente para o uso comum. E não são apenas 2MP ou 3MP a mais que vão fazer a diferença.

4. A importância do sensor

A luz tem uma importância vital na forma como a fotografia é captada. Assim, é natural que se afirme que os sensores que captam a luz têm uma importância vital na forma como a imagem é recolhida. Ter um sensor melhor garante, à partida, uma maior nitidez de imagem e cores mais vivas.

Experimente tirar uma fotografia com uma máquina fotográfica de 5 MP e com um telemóvel que possua também uma câmara de 5 MP e vai perceber a diferença.

5. Vídeo

Pretende utilizar a máquina fotográfica também para gravar vídeos? Se as suas intenções passam por filmar os momentos perfeitos, procure por uma máquina com capacidade para filmar em HD ou 1080p de resolução de vídeo. E com microfone também. Vai parecer um profissional.

6. Bateria ou pilhas

Há duas opções: bateria ou pilhas. Enquanto a bateria pode ser melhor por durar mais tempo e ser mais prática, pode também tornar-se um problema quando se esgota e não se pode substituir no momento. considere bem os prós e os contras de cada uma das opções.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.