Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
27 Abr, 2020 - 14:31

Quer aprender fotografia? Há cursos online gratuitos

Catarina Milheiro

Quer aprender fotografia, mas não sabe por onde começar? Fique com estas dicas de cursos que pode fazer, gratuitos ou pagos.

aprender fotografia em casa

Gosta de fotografia? É amador e quer aprender? Tem jeito e já fotografa, mas quer melhorar conhecimentos? Hoje em dia aprender fotografia é fácil e pode mesmo ser feito de forma gratuita e sem sair de casa. Há vários sites com cursos e tutoriais, muitas vezes em vídeo, que lhe ensinam técnicas para melhorar, muito, as suas fotografias.

A fotografia está na moda! Máquina fotográfica, smartphone, tablet… todos os gadgets que já fazem parte da nossa vida servem para registar memórias que usamos para fazer álbuns, publicar nas redes sociais ou simplesmente guardar em pastas que nunca mais vamos espreitar.

Se sente que esta situação atual que vivemos pode realmente ser um período de mudanças na sua carreira profissional ou até mesmo para aprimorar os seus hobbies, aprender fotografia pode mesmo vir a tornar-se numa paixão e ser a chave para melhorar a sua criatividade.

APRENDER FOTOGRAFIA: POR ONDE COMEÇAR

Saber fotografar não passa só por perceber de luz, composição, velocidade, profundidade, exposição… Antes de mais nada, se quer aprender fotografia, deve conhecer a sua máquina fotográfica. Como? Fazendo aquilo que quase ninguém faz depois de comprar o material: lendo o manual de instruções!

Sabemos que nem sempre temos vontade para o ler, mas o manual de instruções ensina-lhe realmente a trabalhar com a máquina e com todas as funcionalidades que ela tem disponíveis. Afinal, quantos de nós temos em casa uma máquina parada e não a usamos como gostaríamos?

De facto, a maioria das coisas que vai aprender em cursos vai lá estar. Mas convenhamos que, por vezes, são tão confusos e têm tão poucos exemplos práticos que nem dá vontade de olhar para eles.

A internet é também uma fonte inesgotável de recursos sobre este tema. Por isso, se prefere algo mais visual, há várias páginas que lhe dão dicas interessantes, alguns conselhos técnicos, mas que também o ensinam a conseguir os melhores resultados em diferentes tipos de fotografia.

Ler livros sobre o tema também irá ajudar. 

Por outro lado, outra boa forma de aprender fotografia é mesmo com a experiência. Tire muitas fotos e experimente várias técnicas, enquadramentos e luzes. Ou arranje um emprego ou part-time na área, colaborando com alguém que lhe vá ensinando os melhores truques.

Tem dinheiro para investir e quer aprender de forma mais profissional? Então deve fazer um curso. Há vários no mercado.

Não tem dinheiro, neste momento, para investir nestes cursos? Não desanime! Há também muitos cursos online gratuitos que o podem ajudar.

CURSOS DE FOTOGRAFIA ONLINE GRATUITOS

mulher a fotografar
1

Universidade de Harvard

A Universidade de Harvard disponibiliza um curso online gratuito de fotografia digital através da página Alison. Está dividido em módulos, com vários temas, e pode aprender ao seu ritmo. Está é em inglês e dispõe de um certificado.

2

IPED

Se quer aprender fotografia, o IPED é um excelente site para o fazer! Disponibiliza vários cursos de fotografia e vídeo gratuitos como “Introdução à fotografia digital”, “Introdução ao fotojornalismo”, “Como ser um Youtuber: captura e criação de mídia kit”, “Introdução ao Marketing para fotógrafos”, entre muitos outros.

Neste site é válido somente 1 curso grátis por mês, com certificado digital.

3

Cambridge in Colour

Aqui encontra um vasto conjunto de tutoriais para vários níveis, desde os conhecimentos básicos aos mais avançados. Também está em inglês.

4

Escola Pública de Fotografia

Esta escola brasileira disponibiliza através do Cursou.com um curso de fotografia básico para quem gosta de fotografias mas quer aperfeiçoar técnicas. São 25 aulas em vídeo, num total de nove horas.

5

Nikon School

A Nikon disponibiliza de forma totalmente gratuita e apenas durante o mês de abril, um conjunto de 10 cursos de fotografia que cobre desde os conceitos básicos a alguns mais avançados e bastante úteis para qualquer pessoa.

6

Certificado Cursos Online

Este curso de fotografia online é totalmente grátis e em português. Tem a duração de 35 horas repletas dos mais diversos e pertinentes conteúdos programáticos. A única desvantagem é o facto de só conseguir ter o certificado quem viver no Brasil. No entanto, para quem quer aprender fotografia meramente por gosto, esta pode também ser uma boa opção.

CURSOS DE FOTOGRAFIA PAGOS

Se quer uma formação mais completa e profissional pode optar por formações pagas. Deixamos-lhe alguns exemplos:

Instituto de Fotografia

Permite-lhe fazer um curso de fotografia profissional, online, estudando em casa, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade. O curso é ministrado online e consiste de 12 módulos e 12 trabalhos interativos. O tempo padrão exigido é de 24 semanas porém pode ser feito em até 12 meses se necessário.

Academia Olhares

Várias formações e workshops em diferentes cidades – Arouca, Beja, Coimbra, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, com diferentes custos e carga horária associados.

Creative Live

Ensina a fotografar em diferentes contextos, desde retratos a paisagens até casamentos ou recém-nascidos.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.