Inês Silva
Inês Silva
31 Mar, 2020 - 11:23

Cursos online gratuitos: conheça algumas opções

Inês Silva

Conter a disseminação da COVID-19 significa também ficar em casa, mas não tem descurar a sua formação por isso. Os cursos online são uma possibilidade.

mulher a fazer um curso online

O cenário de pandemia COVID-19 e o estado de emergência oficialmente decretado trouxeram alterações à vida social e profissional. Ficar em casa, salvo as devidas exceções, é a palavra de ordem. No entanto, isto não significa que não pode continuar a investir na sua formação. Há várias plataformas a disponibilizar cursos online e gratuitos. Conheça algumas das opções possíveis

Perante a ameaça do novo coranírus, a necessidade do distanciamento social fez com que várias atividades em Portugal fossem suspensas para evitar a aglomeração de pessoas e a consequente propagação da COVID-19. Nessas atividades incluem-se as aulas dos várias níveis escolares e, também, sessões de formação profissional, webinares e workshops.

Como investir na formação sem sair de casa?

homem a fazer um curso online

A educação é, sem sombra de dúvida, um fator importante para a entrada futura no mercado de trabalho. Mas também é verdade que quem já está inserido no mundo laboral deve investir na formação profissional. A especialização em determinada área pode ser uma mais-valia diferenciadora e pode ser também determinante em futuras oportunidades de carreira.

Também não devemos esquecer que a atualização é necessária, não só pelos avanços tecnológicos, mas porque é sempre possível melhorar em algum aspeto, nem que sejam as competências de uma determinada língua estrangeira, ou soft skills específicas, como potenciar capacidades de comunicação, por exemplo.

Depois de falarmos na importância da formação e atualização profissional para quem já está inserido no mercado de trabalho, surge a pergunta: como fazer isso em tempos de COVID-19?

Os cursos online são uma excelente opção e a boa notícia é que, para além das possibilidades que já existiam antes, várias plataformas estão agora a oferecer gratuitamente formação online para ajudar nesta fase.

Quer seja estudante ou trabalhador, quer esteja em quarentena ou em trabalho remoto, continue a ler e fique a conhecer algumas das possibilidades de formação nas mais diferentes áreas.

7 plataformas com cursos online gratuitos que deve conhecer já

1

openSAP

A plataforma openSAP disponibiliza muitos cursos abertos online (MOOCs) sobre as principais tecnologias, as mais recentes inovações e a economia digital.

Os tópicos dos cursos incluem robotic process automation (RPA), data science, machine learning, ética na Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), sustentabilidade, programação Java e muito mais.

A inscrição é para maiores de 16 anos, mas qualquer um dos cursos é adequado a principiantes de qualquer idade. A SAP SE tem outras ofertas gratuitas para aprendizagem digital. Saiba quais são aqui!

2

HarvardX

Perante o surto de coranavírus que provocou quarentena em diversos países, a Universidade de Harvard disponibilizou na sua plataforma HarvardX uma série de cursos online gratuitos.

Estes cursos abrangem 14 áreas de estudo que são as seguintes:

  • Artes e Design;
  • Negócios e Gestão;
  • Ciência da Computação;
  • Ciência de Dados;
  • Desenvolvimento Educacional e Organizacional;
  • Ciência Ambiental;
  • Governo, Leis e Política;
  • História;
  • Humanidades;
  • Matemática e Análise de Dados;
  • Medicina e Saúde Pública;
  • Religião e Espiritualidade;
  • Engenharia;
  • Ciências Sociais.
3

Rumos

De 1 a 9 de abril, a Rumos realiza um ciclo de WebClasses, de acesso gratuito, nas mais variadas áreas das TI como data base, networking, security ou development.

Introduction to Database Querying in Microsoft SQL Server“, “Power BI: Shaping and Combining Data“, “Manage team collaboration with Microsoft Teams“, “C# ASP.NET – Build a web app in BLAZOR“, “Python for Penetration Testers“, “AWS: Introdução e Serviços Fundamentais» são apenas alguns dos temas já agendados.

4

CEGOC

A CEGOC, especialista em formação empresarial, disponibiliza webinars gratuitos onde as potencialidades digitais de smart learning vão ser analisadas.

Paralelamente ao ciclo de webinares, a CEGOC disponibiliza também três módulos digitais interativos gratuitos selecionados da sua oferta formativa apresentada para 2020: “O impacto das emoções no local de trabalho (dois módulos)”; “Gerir o stress para ganhar tempo” e “Dar feedback construtivo”.

5

Coursera

É uma das plataformas de ensino online mais conhecidas e também mais conceituadas. O Coursera disponibiliza mais de 200 cursos gratuitos, que abrangem as mais diversas áreas de formação. Em alguns casos ainda lhe é atribuído um certificado de participação.

6

OpenupEd

A plataforma OpenupEd é um projeto da Comissão Europeia e disponibiliza mais de 40 cursos gratuitos, em 12 línguas.

7

Google Atelier Digital

Com uma duração de 40 horas, o Google Atelier Digital é acreditado pelo Interactive Advertising Bureau e composto por 26 módulos. O objetivo é ficar a conhecer os princípios do marketing digital e ajudar a desenvolver a sua empresa ou carreira.

Agora é só escolher e começar

Agora que conhece algumas das plataformas com cursos online gratuitos, já não tem desculpa para não investir na sua formação e ficar parado. Comece por pesquisar os curso possíveis na sua área de interesse e escolha aquele que mais se adequa a si e ao tempo que tem disponível.

Esta fase de distanciamento e isolamento social devido à COVID-19 vai passar e verá como será gratificante ter aproveitado o seu tempo livre, ficando em casa, para se atualizar ou aumentar as suas competências.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.