Carolina Monteiro
Carolina Monteiro
17 Mar, 2020 - 17:06

Ensino à distância: plataformas digitais para alunos e professores

Carolina Monteiro

Já várias plataformas se disponibilizaram com o acesso gratuito aos seus conteúdos para auxiliar no ensino à distância nesta fase de quarentena.

menina da primária a ter aulas em casa via computador

O país e o mundo estão a viver uma situação insólita devido à ameaça do novo Coronavírus. O isolamento social é recomendado para travar a propagação do vírus e, por isso, creches, escolas e universidades estão, desde o dia 16 de março, encerrados. No entanto, isto não significa que os deveres e obrigações de professores e alunos estão suspensos. Quarentena não deve ser confundido com férias e nasce, por isso, a necessidade de continuar o ensino à distância.

Neste sentido, e para que os alunos não saiam prejudicados no seu percurso escolar e avaliações, há já várias plataformas digitais que disponibilizaram meios e conteúdos para que o ensino e aprendizagem sejam possíveis.

Assim, é fundamental manter as rotinas, horários e normalizar, dentro do possível, o percurso escolar. Por isso, é importante que os pais estejam atentos e reforcem esta prioridade junto dos filhos, incentivando à presença online nas aulas disponíveis e mantendo contacto com os professores.

Conheça aqui algumas das plataformas que auxiliam e promovem o ensino à distância.

Plataformas digitais de ensino à distância: o apoio à educação em quarentena

jovem a ter aulas via ensino à distância

Numa altura em que se verifica uma pausa letiva forçada, é importante que se continue o percurso escolar de formas alternativas. Para isso, editoras e outras plataformas disponibilizaram conteúdos para promover o ensino à distância e auxiliar professores e alunos neste processo.

1

Porto Editora

O projeto Escola Virtual da Porto Editora está com acesso temporariamente gratuito. Aqui, professores e alunos encontram conteúdos educativos para todas as idades, desde o Pré-escolar ao 12º ano.

Para aceder basta fazer um registo, no qual apenas é pedido a identificação do estabelecimento de ensino e do ano de escolaridade. Depois tem logo disponíveis os manuais escolares digitais e outros conteúdos.

Do lado dos professores, também com acesso gratuito, são disponibilizadas ferramentas para ajudar na organização das aulas, na partilha de conteúdos e exercícios com os alunos e na monitorização das atividades e tarefas.

2

Leya

A Leya disponibiliza uma Licença Aula Digital de Oferta de forma gratuita. Depois de ativada, esta licença permite a alunos desde o 1º ao 12º o acesso a conteúdos digitais dos manuais escolares editados pelo grupo.

Esta licença promove o estudo autónomo, disponibilizando explicações e tutoriais passo a passo, vídeos e animações para explicar de forma interativa as matérias e outros materiais de auxílio para a preparação para testes.

Formas diferentes e divertidas de aprender com jogos e karaoke, por exemplo, podem ser também encontradas com o acesso a esta licença.

3

Ubbu

A Ubbu é uma plataforma portuguesa criada pela Academia de Código que se destino ao ensino da programação para crianças e jovens. Face ao encerramento das escolas, e por forma a facilitar a “escola em casa”, esta plataforma está a disponibilizar, de forma gratuita, o acesso gratuito a escolas nacionais do 1º ao 6º ano, independentemente de serem, ou não, utilizadoras da Ubbu.

O acesso será gratuito até junho e as escolas que se queiram inscrever devem fazê-lo através do preenchimento do formulário online.

Aqui o ensino disponibilizado consiste em aulas de uma hora cada, sendo que o recomendado é que façam, pelo menos, uma por semana. Os temas das aulas estão relacionados com tópicos chave das lutas da ONU e são adaptadas às diferentes faixas etárias.

4

FITEscola

A Educação Física é uma das disciplinas dos planos curriculares das escolas portuguesas que promove a prática do exercício físico e um estilo de vida saudável.

Por forma a garantir todas as ferramentas para todas as disciplinas, esta plataforma compila alguns conteúdos programáticos para serem utilizados pelos professoras, por forma a facilitar o ensino da disciplina à distância.

Os conteúdos estão agrupados em três grandes categorias: Atividades Físicas, Aptidão Física e Conhecimentos.

Outras formas digitais de aceder a conteúdos

Para além destas plataformas digitais, há também alguns sites com acesso gratuito para quem necessita de recorre a livros, seja por questões profissionais ou pessoais. Eis alguns:

livros online grátis
Descobre mais sites que disponibilizam livros online Livros online grátis: saiba onde encontrar
Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.