AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como fazer uma boa apresentação

Todos já tivemos de fazer uma apresentação em público, fosse por motivos profissionais ou por motivos académicos, e sabemos que nem sempre é fácil. Partilhamos alguns truques e conselhos para que a sua próxima apresentação seja um sucesso.

Como fazer uma boa apresentação
4 conselhos para fazer uma apresentação vencedora

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

Quem é que já não passou pelo nervoso miudinho de fazer uma apresentação? Seja na vida académica ou na laboral, muitas serão as apresentações que teremos de fazer ao longo da vida. Com mais ou menos jeito, é importante aprendermos alguns truques e, na altura de a enfrentarmos, sabermos estar à altura.
 
Existem mil e uma formas de fazer uma boa apresentação, até porque tal depende de pessoa de pessoa e da respectiva área de actuação. Falar em público não é fácil para toda a gente, mas existem dicas que deve cumprir para que as coisas saiam bem. Saiba quais:
 

1. Certifique-se que tem um bom conteúdo em mãos

Certifique-se que o seu conteúdo é bom e que o domina. Não há milagres. Se não dominar o conteúdo ou se o mesmo não tiver qualquer substância, não será nada fácil conseguir captar a atenção da sua audiência, até porque isso se vai perceber facilmente.
 

2. Seja coerente do principio ao fim

A falta de coerência é um erro crasso e mais comum do que se julga. Por vezes os nervos pregam rasteiras e fazem-nos perder o raciocínio, o que acaba por, muitas das vezes, fazer com que nos atrapalhemos e que quem nos ouve fique com a imagem de que não estamos a ser coerentes no discurso. Respire fundo e mantenha a calma. Vai correr melhor assim.
 

3. Seja dinâmico e interaja com os slides

No caso de ter um suporte físico que contenha grande parte da informação, não fique estático a olhar para os slides e a lê-los. A sua exposição tem de ser dinâmica, tem de ter energia e jamais pode entrar num tom monocórdio. Utilize os slides como mero auxílio de memória e crie depois o seu discurso.
 

4. Interaja com o público

Vença a timidez e quebre a barreira que existe sempre entre o apresentador e o público. Caso o tema propicie, crie um diálogo com o público e faça-o sentir parte da apresentação, de forma a conseguir manter os níveis de atenção sempre altos.
 
Veja também: