A empatia traduz-se são só na capacidade de manter bons relacionamentos pessoais, como também na de ajudar a manter e a desenvolver um crescimento profissional. Sabia que esta é uma característica fundamental para líderes e colaboradores?
Ao colocarmo-nos no lugar do outro estamos a exercer e a incentivar comportamentos de empatia, mas a verdade é que, esta competência no mundo profissional também tem muito a ver com a comunicação assertiva, a motivação e a liderança. Numa equipa de trabalho, um membro empático está atento ao que se passa e não só ao que se diz. Além de bom ouvinte, uma pessoa empática é um excelente observador de emoções e expressões faciais.
Empatia no local de trabalho

Profissionalmente, exercer empatia vai ajudá-lo a comunicar ideias e pontos de vista com facilidade e confiança. Ajuda-o a captar a atenção e, até, a obter o apoio dos colegas e supervisores. É, também, muito importante num ambiente de negociação, para ler o oponente e saber como argumentar.
Mas, afinal, como pode conseguir ter esta capacidade e aplicá-la no trabalho? Infelizmente, esta competência não é inata, mas pode ser desenvolvida. Veja como:
- saiba ouvir o outro. Ouvir e escutar com todos os sentidos, porque há muita informação escondida na linguagem corporal;
- escolha bem as palavras: prefira falar no sentido coletivo ao invés do individual;
- em casos de negociação, estude bem o oponente e prepare argumentos assertivos. Esteja preparado/a;
- não seja excessivo, ser empático também se pode traduz em ser moderado.
Empatia vs. Agressividade
Como ferramenta de comunicação, a empatia tem bastante poder. É com ela que se criam pontes de comunicação e que se determina se uma interação é positiva ou negativa. Outra forma de a traduzir é na forma como comunicamos.
Num contexto de reunião de trabalho, entrevista de emprego ou negociação, é importante preferir comportamentos empáticos e não agressivos. Uma comunicação atenta e assertiva é a essência da empatia: as palavras que escolhemos e a forma como as organizamos para comunicar as nossas ideias.
Comportamentos agressivos estabelecem, de imediato, uma barreira que não é bem vinda no mundo laboral. Destacamos, novamente, que a preparação é uma grande parte da empatia num ambiente profissional: vai destacar a sua posição de uma forma extremamente positiva e ajudá-lo a ser bem sucedido.
Qual a importância do sentimento de empatia?
Criar empatia com os colegas de trabalho é fundamental para que haja um ambiente de harmonia entre todos e para que se atinjam níveis de produtividade superiores. Na verdade, a empatia é um sentimento positivo que caracteriza uma sensação de afinidade que um sujeito sente em relação a outro sujeito, e que torna a relação entre essas duas pessoas extremamente próxima, de confiança, compreensão e afeto. Mas que importância pode ser a empatia no seu local de trabalho? Saiba a resposta de seguida.
1. Forte vontade de ajuda mútua
A empatia leva as pessoas no local de trabalho a uma forte vontade se se ajudarem mutuamente, uma vez que nos conseguimos colocar no lugar da outra pessoa e sabemos que fará o mesmo por nós quando precisarmos desse auxílio. Desta forma, há uma forte ligação ética e moral que impele alguém a ajudar o seu colega de trabalho.
2. Comunicação mais eficaz
Quando há empatia entre colegas da mesma equipa de trabalho, a comunicação é mais eficaz, uma vez que há compreensão mútua e uma facilidade na transmissão e entendimento de mensagens. Ou seja, o diálogo é muito mais fluído e gera os frutos pretendidos.
3. Ambiente de trabalho mais agradável
Todos sabemos como é muito mais agradável quando trabalhamos com pessoas pelas quais sentimos empatia. Na verdade, trabalhar diariamente com pessoas com quem sentimos nada termos a ver, torna as tarefas laborais muito mais difíceis, uma vez que os conflitos surgem, dificultando o diálogo em equipa. Havendo empatia entre os colegas de trabalho, acorda de manhã para ir para o emprego torna-se num momento muito mais aprazível.
4. Maior número de negócios realizados
Neste contexto, não nos podemos esquecer da proximidade que se pode gerar entre a empresa e os seus clientes. Assim, quando este tipo de sentimento que se gera entre alguém que quer efetuar um negócio e um cliente, todo o processo decorre sem sobressaltos, de forma mais fácil. Paralelamente, o cliente que sente empatia com a pessoa com quem concretizou um negócio, sente vontade de o voltar a fazer. Logo, haverá um maior número de acordos realizados, o que será de extrema importância para a empresa.
Estes são motivos fundamentais que explicam o facto pelo qual a empatia é cada vez mais importante nas empresas, para todos dela fazem parte. Assim, deve ser estimulada para que a produtividade de todos seja também maior.