Como lavar a Bimby

Se não sabe como lavar a Bimby corretamente, temos as respostas a todas as suas perguntas sobre a limpeza da máquina.

Como lavar a Bimby
Livre-se das manchas e mau cheiro.

Os robots de cozinha são uma grande ajuda mas também um enorme investimento. É importante lavar a Bimby com frequência para evitar que a sujidade fique entranhada e, assim, correr o risco de danificar a máquina. Há alguns truques para lavar a fundo a máquina ou para se livrar de algumas manchas, já testados e aprovados porque quem usa a Bimby diariamente. Conheça-os.

 

Dicas para a lavar a Bimby de forma eficaz

 

Como lavar a Bimby a fundo?

Se usa a Bimby com muita frequência, é recomendado que, de vez em quando, faça uma limpeza a fundo da máquina. Não se preocupe, é muito mais simpes do que imagina lavar a Bimby a fundo! Basta colocar no copo da máquina um litro de água e uma pastilha da máquina da loiça, programar 5 minutos na velocidade 4 e a sua Bimby fica como nova.

 

Como eliminar as manchas da Bimby?

Alguns alimentos, como sumo de cenoura, caril ou alimentos com elevado teor de ácido cítrico, podem deixar a sua máquina com algumas manchas. Não é caso para alarme! Noutros utensílios, como a varinha mágica, por exemplo, decerto já lhe aconteceu o mesmo. A equipa Bimby tem um truque para quando isto acontece.

Deve lavar a Bimby colocando no copo ¼ de colher de chá de detergente de loiça, 750 ml de água e 250 ml de vinagre. Depois, programe a máquina para 10 minutos, na velocidade 1, a 50º C de temperatura. Terminada a lavagem, deixe o líquido repousar durante uma hora. De seguida, lave várias vezes com água fria.

 

Como remover o queimado da Bimby?

Já aconteceu, não já? Calculou mal a quantidade da água e lá esturricou o estufado, verdade? Fácil de resolver: coloque no copo da Bimby 300 g de água, um jato generoso de vinagre e 1 colher de chá  rasa de bicarbonato de sódio. Programe a máquina para 10 minutos, na velocidade 1 e temperatura Varoma. Depois basta lavar como habitualmente

 

A Bimby pode ser lavada na máquina de lavar loiça?

Todos os componentes produzidos após julho de 2006 podem ser lavados na máquina de lavar loiça. O copo, sem a base plástica, deve ser colocado no nível inferior, os restantes componentes devem ser lavados no nível superior. É importante deixar secar bem os acessórios antes de montar de novo. Máquinas anteriores a esta data só podem ser lavadas à mão.

 

Como eliminar o mau cheiro na Bimby?

Várias pessoas se queixam de um cheiro intenso no vedante da tampa da Bimby. A melhor forma para evitar que isto aconteça é lavar os utensílios logo após o uso para impedir que os resíduos fiquem entranhados originando o mau cheiro e descoloração.

A equipa Bimby recomenda que a lavagem seja feita, de preferência, na máquina de lavar loiça, colocando a tampa e o vedante, separados, no nível superior da máquina. Se isto não for possível, porque não tem máquina ou não vai fazer já uma lavagem, lave ambos, também separadamente, com água quente abundante e detergente.


Veja também: