ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
01 Abr, 2021 - 10:20

Como lavar a Bimby rapidamente e sem complicações

Sara Cristóvão

Sabia que existem truques para lavar a Bimby? Isto vai ajudá-lo a manter o seu robot de cozinho durante mais tempo.

lavar a bimby

Saber como lavar a Bimby não é um bicho de sete cabeças e garantimos que não deve ser razão para não adquirir este pequeno eletrodoméstico, que é um grande ajudante de cozinha. Sabia, por exemplo, que todos os acessórios da Bimby podem ser lavados na máquina de lavar loiça?

Uma das melhores amigas da cozinha de muita gente, a Bimby é extremamente fácil de utilizar e faz as delícias de algumas gerações. De forma a não danificar o equipamento e acessórios, bem como para fazer uma boa manutenção desse utensílio, é muito importante saber que cuidados deve ter na hora da lavagem. Evita danificar os mecanismos e protege ao máximo todos os acessórios.

Reunimos aqui algumas das dúvidas que podem surgir no momento de fazer a limpeza da Bimby. 

COMO LAVAR A BIMBY: A RESPOSTA ÀS SUAS DÚVIDAS

Com o objetivo de desmistificar algumas das dúvidas juntamos aquelas que julgamos serem as principais questões. 

Primeiro de tudo, seja para lavar à mão ou na máquina é importante que desmonte o copo e lâmina de mistura, bem como a tampa e o anel vedante.

lavar a loiça à mão

Posso levar os acessórios da Bimby à máquina?

Sim, todos os acessórios da Bimby, produzidos depois de 2016, podem ir à máquina. O copo, sem a base plástica, deve ser colocado no nível inferior da máquina e as restantes peças deverão ser colocadas na gaveta superior da máquina de lavar loiça.

O anel vedante da tampa não pode ir à máquina.

Como devo lavar a base?

Em momento algum a base deve ser colocada na máquina de lavar loiça. Deve limpá-la com um pano de limpeza macio e húmido.

De que forma devo limpar o monitor?

O monitor deve ser limpo com um pano macio e húmido.

Como evitar manchas?

Já verificou que quando faz caril ou creme de cenoura a tampa da sua Bimby pode ficar manchada? Esta é uma das maiores dúvidas relativamente a como lavar a Bimby. O  ideal é que remova a tampa a seguir ao aparecimento da mancha e que a lave de imediato. De outra forma, poderão ser necessárias várias lavagens.

Deve limpar a tampa do copo misturador com água quente e um pouco de detergente. Caso lave na máquina de lavar loiça deve, como mencionado em cima, separar a tampa do anel de vedação e colocá-los no nível superior da máquina.

Todos os acessórios devem ser limpos no momento a seguir a utilizar para evitar que acumulem cheiro ou que fiquem descolorados.

Como retirar restos queimados?

Engana-se quem acredita que a Bimby não queima os alimentos. E como lavar a Bimby nessas situações? Simples! Coloque no copo 500gr de água, junte meia colher de chá de detergente em pó ou meia pastilha da máquina de lavar loiça, aqueça durante 15 minutos em velocidade colher, temperatura Varoma. Deixe arrefecer outros 15 minutos e depois execute o modo pré-lavagem. No final poderá lavar como costuma fazer habitualmente.

Caso os restos não saiam facilmente depois de utilizar este método poderá contactar a Equipa de Apoio ao Cliente através do número verde 210 11 76 76 ou do email [email protected]

Qual a melhor forma de eliminar o mau cheiro?

Se verificar que a tampa tem algum odor, tenha o cuidado de a colocar sobre o copo quando não a estiver a utilizar.

Caso o cheiro venha do copo, separe todos os componentes da Bimby e lave na máquina de lavar loiça. As temperaturas altas juntamente com o detergente vão ajudar a eliminar o cheiro.

Como lavar a lâmina misturadora?

Saber como lavar a Bimby implica saber que não deve deixar a lâmina misturadora mergulhada dentro de água, pois corre o risco de a danificar. 

Poderá colocar a lâmina misturadora na máquina de lavar loiça, ou então poderá lavá-la à mão. Deve segurar na lâmina (virada para cima) por baixo de água corrente e usar uma escova para ajudar na limpeza.

Como fazer uma limpeza mais forte?

E como lavar a Bimby mais a fundo? Poderá usar diversas técnicas. Misture um 1l de vinagre com 1/4 de colher de chá de detergente, verta no copo e misture a solução na velocidade um a 50º. Deixe a solução fazer efeito durante, pelo menos, uma hora – ou até durante a noite. Enxague bem o copo com água limpa.

Também poderá experimentar colocar um litro de água no copo, juntar uma pastilha da máquina de lavar loiça e programar durante 5 minutos na velocidade 4.

Agora já sabe como lavar a Bimby. Não se esqueça que para voltar a utilizar todos os elementos devem estar bem secos, principalmente os pontos de contacto em baixo.

Veja também