AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como motivar o seu filho para o regresso às aulas

O regresso às aulas está mesmo à porta. O seu filho está ansioso? Saiba como o motivar.

Como motivar o seu filho para o regresso às aulas
Dicas infalíveis para motivar os mais pequenos.

Neste regresso às aulas, o seu filho pode estar mais apreensivo do que o normal. Talvez porque vai mudar de escola, de ciclo ou de professor. Ou, então, depois de tanto tempo de brincadeira, a chegada dos trabalhos de casa, testes e responsabilidades o estejam a assustar. Se o seu filho está apreensivo com o regresso às aulas, consulte as nossas dicas para o motivar.
 

7 Dicas para motivar o regresso às aulas

 

1. Atividades relacionadas com as aulas

Agende, para cada dia, uma atividade relacionada com o regresso às aulas. Criar algo semelhante ao “calendário do advento” pode tornar tudo mais excitante. Podem, por exemplo, fazer um desenho ou composição sobre o regresso às aulas, comprar novas roupas, calçado e acessórios, fazer uma visita à nova escola ou comprar o material escolar.

 

2. Prepare a matéria

Espreite as matérias que vai aprender este ano e, ao jantar, faça um jogo em que vai partilhando algumas delas. Escolha assuntos interessantes, como o corpo humano, o sistema solar ou invente uma espécie de romance sobre a história de Portugal.

 

3. Antes de dormir, uma história

Antes de deitar, crie um momento de leitura. Procure, ou invente!, histórias que falem sobre a escola e o regresso às aulas e ajude-o a imaginar como será o novo ano.

 

4. Atividades extracurriculares

Inscreva-o numa atividade extracurricular, como aulas de música ou futebol, que inicie com o regresso às aulas.  Isso vai deixá-lo entusiasmado com o início de setembro.

 

5. Regresso ao seu passado

Mostre-lhe fotografias e trabalhos do seu tempo de escola, fale-lhes daquela professora que mudou a sua vida, conte sobre as amizades que ainda mantém e partilhe as suas rotinas e aventuras.

 

6. O que queres ser quando fores grande?

É uma atividade interessante e uma boa forma de o motivar para as aulas. Faça uma pesquisa e mostre-lhe as opções e qual o caminho para lá chegar. Visite empresas locais ou leve-os consigo para o trabalho e deixe-os entrevistar os seus colegas.

 

7. Encontro com os amigos

Prepare um lanche com os amigos da escola. Rever os amiguinhos, partilhar as aventuras do verão, estar de novo juntos e lembrar as brincadeiras do ano anterior vai recordar-lhe que a escolha não são só responsabilidades.

 
Lembre-se: as crianças fazem como veem fazer. Seja positivo, fale-lhe das saudades da sua vida académica e entusiasme-se, verdadeiramente, com regresso dele às aulas. 
 
As despesas com o regresso às aulas pesam no orçamento da sua família? Conheça o cartão de crédito complementar Unibanco TR3S que lhe permite pagar em três vezes, sem juros.
 
Veja também: