Publicidade:

Como poupar nos detergentes: aprenda 21 receitas caseiras

Saiba como poupar nos detergentes sem deixar de manter a sua casa limpa. Leia as nossas dicas e sinta a diferença na sua carteira no final do mês.

Como poupar nos detergentes: aprenda 21 receitas caseiras
Conheça algumas receitas caseiras para criar o seu detergente

Saiba como poupar nos detergentes sem prejudicar a limpeza da sua casa. Os convidados não irão notar a diferença e ainda sairá a ganhar a nível financeiro, ao economizar dinheiro com estes produtos de limpeza.

Como poupar nos detergentes: 7 dicas

como-poupar-nos-detergentes

1. Compre detergentes de marca branca

Poupe dinheiro na compra de produtos específicos e abrasivos e opte pelos de marca branca disponibilizados nas superfícies comerciais. O facto de não serem de marca não significa que não sejam bons para usar nas limpezas. Compare as características e os preços dos detergentes para fazer a escolha mais acertada. Assim, mesmo que tenha o hábito de realizar limpezas diariamente, continuará a poupar.

2. Aproveite sempre as promoções

Este é um dos truques mais óbvios ao realizar compras, seja para comprar detergentes ou outros produtos que necessita. Assim, verá como poupar se torna mais fácil, ao aproveitar as promoções e também descontos ou cupões a que possa ter direito. O melhor é comprar detergentes a dobrar, pois apesar de parecer um grande gasto a curto prazo, irá ver como continuará a tê-los em casa a longo prazo. No entanto, evite comprar os mais caros ainda que estejam em promoção, uma vez que pode economizar mais se optar pelos detergentes mais baratos em promoção.

3. Evite exagerar na quantidade

Quando estiver a usar um detergente, não exagere na quantidade que usa quando estiver a despejá-lo para determinado local, por exemplo. Quanto menos sujo estiver aquilo que quer limpar, menor quantidade desse produto de limpeza terá de usar, fazendo com que o produto comprado dure mais tempo.

4. Não compre produtos descartáveis

Apesar deste tipo de produtos poderem ser práticos e facilitarem a tarefa doméstica a curto prazo, só irá poupar a longo prazo se reutilizar os materiais que usa, como optar pelos panos de qualidade em vez de toalhas de papel, por exemplo, uma vez que os primeiros podem ser usados várias vezes para a realização da limpeza doméstica. Só assim conseguirá poupar mais dinheiro.

5. Detergentes multiusos

Em vez de optar por diferentes detergentes, irá economizar mais se adquirir detergentes multiusos. Esta é uma das melhores dicas para saber como poupar nos detergentes, pois ajudará a evitar que gaste o triplo ao comprar um produto para os vidros, outro para a loiça e outro ainda para os móveis. Existem alguns detergentes que fazem isso tudo, o que se torna numa mais-valia a nível financeiro no final do mês.

6. Segredo do detergente da loiça

Quer saber mais um segredo para aprender como poupar nos detergentes? E se lhe dissermos que não é necessário ter produtos específicos para cada uma das limpezas se tiver detergente da loiça em casa e água? É verdade. Esta mistura torna-se eficaz e mais barata para tirar nódoas da roupa ou de têxteis do lar como carpetes e tapetes, por exemplo, além de poder usá-la igualmente para lavar janelas ou outras superfícies domésticas.

7. O vinagre também ajuda

Além do detergente da loiça, também o vinagre pode ser bastante útil nas lides domésticas. Basta comprar o mais barato existente no mercado e pode usá-lo como lava-tudo, amaciador e abrilhantador, além de poder colocá-lo na máquina de lavar loiça e ainda usá-lo para desentupir canos ou desinfetar as escovas dos dentes.

Alguns exemplos concretos de como poupar nos detergentes

Detergente da loiça

Como já foi referido anteriormente, aprenda a evitar exagerar na quantidade do detergente que usar para realizar as limpezas. Um dos casos onde as pessoas exageram é no uso do detergente da loiça, por exemplo. Não é necessário usar tanta quantidade deste produto, pois é verdade quando os anúncios afirmam que bastam umas duas gotas para lavar a loiça, uma vez que o líquido se dispersa bem na bacia usada para lavar a loiça.

Pode também colocar um pouco de detergente no esfregão, mas não é igualmente necessário abusar na quantidade. Como poupar nos detergentes de forma mais simples do que esta? Podemos responder a isso ao dar-lhe uma dica adicional para a hora de lavar a loiça, que consiste no facto de deixá-la acumular até uma certa hora e só então depois comece a lavá-la.

Em relação à compra do detergente, basta comparar o preço do mesmo em vários locais para conseguir obter um detergente mais barato e eficiente. E o melhor é lavar a loiça sempre à mão para não gastar no detergente para a máquina de lavar loiça, que se torna mais dispendioso.

Detergente da roupa

Estabeleça sempre um dia para lavar a roupa, de forma a não exagerar nas vezes que a lava. Esta medida não só poupará água e eletricidade como também detergente de roupa. O melhor é optar pelos detergentes concentrados e depois diluí-los em água, o que fará com que obtenha muito mais detergente e não tenha de comprar muitas embalagens.

Quando comprar estes produtos, tenha em conta que as embalagens maiores significam um menor preço por litro, o que significa que irá compensar mais a longo prazo mesmo que o preço das mesmas seja um pouco elevado. E não tenha receio de optar pelas marcas brancas, que costumam ser mais baratas e quase tão boas como as de outras marcas.

Como poupar nos detergentes: 21 receitas caseiras

como-poupar-nos-detergentes

Aprenda algumas das várias receitas de detergentes, simples e eficazes, que podem ser feitos em casa para não ter de gastar muito dinheiro nas superfícies comerciais.

1. Detergente para lavar a loiça

Se quiser ver a sua loiça mais limpa e livre de gordura, basta misturar estes ingredientes num frasco.

  • 1/3 de detergente
  • 1/3 de água
  • 1/3 de vinagre

Se não se conseguir livrar dos restos presos ao fundo dos tachos, deixe-os de molho em água e sal. Verá que no dia seguinte tudo sairá sem esforço.

2. Detergente para lavar loiças de WC

  • Água
  • Vinagre

Use um frasco pulverizador para misturar os dois ingredientes acima referidos, ambos em quantidades iguais. Verá que as loiças ficarão limpas e a brilhar. Outra alternativa para obter este resultado é usar:

  • Detergente da loiça anti-bacteriano
  • Vinagre

Esfregue tudo e deixe atuar 5 minutos. Depois passe tudo por água limpa.

3. Detergente para lavar as juntas dos azulejos do WC

Se as juntas dos azulejos estiverem amarelas, deve usar:

  • Bicarbonato de sódio
  • 1 escova de dentes velha

Quando se encontram amarelas, significam que existe uma acumulação de ferrugem da água. Para resolver o problema, basta colocar um pouco do bicarbonato numa tigela e esfregar as juntas com uma escova de dentes velha. Deixe atuar durante 1 hora e depois pode retirar o bicarbonato com água.

Caso as juntas estejam pretas, o que significa bolor, use:

  • Vinagre
  • 1 escova de dentes velha

Pratique o mesmo procedimento explicado anteriormente, mas desta vez com vinagre em vez de bicarbonato.

Se não observar uma sujidade não específica, realize os procedimentos anteriores mas usando desta vez:

  • Lixívia
  • 1 escova de dentes velha

4. Detergente para limpar sanitas

  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre

Pulverize bicarbonato de sódio na sanita, adicione vinagre e esfregue com uma piaçaba. Depois, deixe correr água.

5. Detergente para lavar o frigorífico

  • Bicarbonato de sódio
  • 1 pano

Polvilhe um pano húmido com bicarbonato de sódio para limpar o frigorífico. Quando tiver terminado, não se esqueça de enxaguar apenas com água.

Caso não tenha bicarbonato em casa, pode usar estes ingredientes:

  • Detergente da loiça anti-bacteriano
  • Vinagre

Esfregue o frigorífico tudo e deixe atuar 5 minutos. Depois passe tudo por água limpa.

6. Limpa Vidros

  • Vinagre
  • Água

Misture água e vinagre, ambos em quantidades iguais, num frasco pulverizador. Os vidros irão ficar perfeitos com este limpa vidros improvisado.

7. Detergente para limpar Espelhos

  • Álcool puro
  • Jornais velhos
  • 1 pano de algodão

Coloque um esguicho de álcool puro num pano de algodão para limpar os espelhos, que depois têm de ser polidos com jornais velhos.

8. Detergente para lavar o forno e o tabuleiro

  • Bicarbonato de sódio
  • Água

Misture 1/2 de bicarbonato de sódio com 1/2 de água até fazer uma pasta e depois passe no forno e no tabuleiro. Deixe atuar um dia e só depois após esse tem deve lavar e limpar.

9. Desentupir canos

  • 1/2 chávena de bicarbonato de sódio
  • 1/2 chávena de vinagre branco
  • Água a ferver

Verta o bicarbonato de sódio no cano e junte vinagre branco a essa mistura. Após 5 minutos, deve verter água a ferver no cano. Mas atenção, não use este método se já usou outros químicos para tentar desentupir os canos.

Outra dica que podemos dar para manter os canos sempre limpos é verter frequentemente água a ferver neles, de forma a que não criem resíduos.

10. Detergente para lavar bicos de fogão

  • Vinagre
  • Água

Deixe os bicos de fogão de molho numa mistura de água com vinagre. Só depois pode esfregá-los.

11. Detergente para lavar o exaustor

  • Detergente da loiça
  • Vinagre
  • Água
  • 1 pano
  • Jornais velhos

Antes de começar a limpar o exaustor, coloque algumas folhas de jornal sobre o fogão para a sujidade poder cair sem sujá-lo. Depois, deve abrir o exaustor e tirar os filtros usados, que terão de ser postos em água a ferver com detergente da loiça e vinagre. Estes devem estar algumas horas de molho (de um dia para o outro, por exemplo) e só então podem depois ser lavados.

Entretanto, pode ir pulverizando toda a zona do exaustor e limpe com vinagre. Deixe atuar durante 15 minutos antes de fazer uma pré-limpeza “anti-gordura”, através da passagem de folhas de jornal. Em seguida, lave com um detergente da loiça quase puro, aplicado num pano torcido para ser espalhado. Deixe atuar mais 15 minutos antes de enxaguar com água quente.

12. Detergente para limpar móveis e portas de madeira

  • Detergente de roupa
  • Água
  • Vinagre
  • 1 pano de flanela

Misture o detergente de roupa com vinagre e tenha o cuidado de diluir muito bem essa mistura em água, usando menos quantidade da que se usa para limpar o chão. Em meio litro de água, dilua uma colher de chá de detergente e acrescentar um esguicho de vinagre. Depois tem de agitar muito bem a mistura.

Deve pulverizar os móveis e limpar com um pano de flanela. Se sair muita sujidade vá repetindo a operação até parar de sujar o pano. Geralmente, nos móveis envernizados o lixo não agarra tanto com os anos e basta apenas uma passagem. Já no caso dos móveis encerados, o lixo agarra mais.

13. Detergente para lavar chão de madeira

Sabia que o detergente da roupa tem propriedades hidratantes ótimas para a madeira? Se quiser vê-la mais brilhante, lave-a com esta mistura de ingredientes:

  • 1 tampa/dose de detergente de roupa
  • 1 balde com água
  • 1 esguicho de vinagre

14. Detergente para lavar chão de tijoleira

Outra forma de aprender como poupar nos detergentes é usar algumas gotas do detergente da loiça e misture com os seguintes ingredientes para alcançar bons resultados:

  • 1 pouco de detergente da loiça
  • 1 balde com água
  • 1 esguicho de vinagre

15. Detergente para limpar o chão

  • 1/4 chávena de bicarbonato de sódio
  • 1/4 chávena de vinagre
  • 7,5 litros de água quente
  • 1 esguicho ou 2 de detergente de lavar a loiça (opcional)
  • Algumas gotas de óleo de pinheiro ou de limão

Misture bem estes ingredientes e passe a esfregona. Não é necessário enxaguar.

16. Detergente para lavar carpetes e tapetes

  • 1 frasco pulverizador
  • Álcool
  • Água
  • Vinagre
  • Escova

Saiba como poupar nos detergentes ao aprender a juntar num frasco pulverizador 1/3 de álcool, 1/3 de vinagre e 1/3 de água. Pulverize uma zona da carpete ou do tapete e depois escove com uma escova limpa. Após ter deixado secar, a carpete ou o tapete ficarão prontos a aspirar. Caso pretenda fazer uma limpeza a seco use:

  • Bicarbonato de sódio
  • Sal
  • Escova

Deve misturar sal e bicarbonato de sódio em partes iguais e depois polvilhar com essa mistura. Em seguida, esfregue com uma escova e deixar atuar durante cerca de uma hora. Após esse período, aspire muito bem.

17. Amaciador de roupa

  • 1/2 chávena de vinagre

Adicione esta quantidade de vinagre ao último ciclo de lavagem, numa máquina com a carga máxima. Comece a colocar algumas colheres e depois vá adicionando o restante.

Se preferir usar um amaciador de roupa mais complexo, poderá usar:

  • 1 embalagem de água de rosas
  • 2 colheres de sopa de glicerina
  • 5 a 6 gotas de um óleo essencial a gosto
  • 4 litros de água fria
  • 1 sabonete natural ralado (não usem sabão) derretido num litro de água

Derreta o sabonete num litro de água mas não deixe ferver. Depois de retirar do lume junte todos os outros ingredientes, mexa bem e engarrafe para que fique pronto a ser colocado na máquina.

18. Detergente para limpar manchas do mármore

Se as manchas forem de cor amarelada, use:

  • Vinagre
  • Água
  • 1 escova de dentes velha

Use uma escova de dentes para esfregar as manchas do mármore com água e vinagre, tudo misturado em partes iguais), e depois enxague com água fria. Não deixe estar muito tempo porque o vinagre também penetra no mármore.

No caso de manchas de gordura, como manchas de azeite, por exemplo, use:

  • Sal grosso
  • Meio limão cortado
  • 1 pano seco

Experimente esfregar com meio limão cortado e, à medida que for ficando sujo, vá cortando rodelas fora. Enxague com água fria.

Como poupar nos detergentes usando outra receita muito simples? Basta recorrer a um polimento caseiro, que consiste em ter à mão:

  • Sal grosso
  • Pano seco

Depois é só esfregar bem a mancha e limpar com água.

19. Detergente para lavar objetos com calcário

  • Vinagre

Coloque vinagre num frasco pulverizador e pulverize os objetos que pretende, para depois esfregá-los em seguida.

20. Detergente multifunções

  • 1 copo de Vinagre
  • 3 copos de Água
  • 1 esguicho de detergente de lavar a loiça (opcional)
  • Algumas gotas de sumo de limão, óleo de árvore de chá ou outro óleo essencial

Como poupar nos detergentes? A resposta está em usando um que seja multifunções, podendo este ser feito com os ingredientes acima mencionados, misturados numa garrafa com pulverizador para pulverizar as superfícies que quer limpar. Esta é uma mistura ótima para limpar bancadas, servindo ainda para limpar o chão da cozinha e do WC. Não se esqueça de passar um pano no fim para enxaguar. No caso de locais com sujidade mais difícil, deve deixar a mistura repousar alguns minutos antes de limpar com o pano.

21. Sabão e água

Se tiver algumas dificuldades financeiras, esta é a clássica receita e a mais económica. Pegue num bocado de sabão e adicione água.

Agora que já sabe como poupar nos detergentes, coloque estas dicas em prática para ver a diferença na sua conta no final do mês, uma vez que irá economizar bastante na compra destes produtos.

Veja também: