Como poupar nos detergentes

O preço dos detergentes é responsável por uma grande fatia da conta no supermercado. Temos soluções caseiras e dicas infalíveis para poupar nos detergentes.

Como poupar nos detergentes
5 dicas e várias soluções caseiras

No supermercado, algumas das coisas mais caras são desodorizantes, champôs, produtos de beleza e detergentes. É sobre este último que falamos hoje, talvez o dinheiro que mais nos custa deixar na conta do supermercado já que, chegado a casa, o seu destino é muito pouco nobre. Se for agora espreitar o preço do seu detergente preferido, mais evidente se torna que poupar nos detergentes vai reduzir consideravelmente as suas despesas mensais.
 

5 Dicas eficazes para poupar nos detergentes

 

1. Aproveite as promoções

Se não quer fazer o seu detergente, a melhor forma para poupar nos detergentes é aproveitando as promoções dos supermercados. Valem muito a pena e é um crime comprar detergentes fora destas datas. Esteja atento porque umas são são vantajosas do que outras! Se hoje o detergente para a máquina está com 35% de desconto espere mais uns dias porque nesse ou noutro supermercado, muito breve vai comprar por metade do preço. É importante ter presente o preço habitual.

 

2. Faça render

Há duas formas para ser bem sucedido nesta tarefa. Para começar, no que diz respeito ao detergente da roupa, menos é mais, por isso, siga rigorosamente as instruções da embalagem e a esse valor ainda retire um pouco. O detergente vai durar muito mais tempo.

Se encontrar detergentes concentrados a bons preços, compre para depois os diluir em casa. Num recipiente com a capacidade de 1 litro, coloque 1/4 de detergente e encha o resto com água. As poupadinhas por essa internet fora, garantem que os resultados são eficazes. Experimente!

 

3. Prefira marcas brancas

Especialmente, para poupar em detergentes de limpeza, como detergente para a loiça, chão, quarto de banho ou máquina da loiça. A diferença de preço é abismal e fazem praticamente o mesmo efeito. No que diz respeito aos detergentes para lavar roupa, sempre que possível, prefira marcas de referência - não é que as brancas não lavem bem mas vai ficar surpreendido com a diferença. 

 

4. O vinagre resolve

Um litro do vinagre mais barato no mercado fica por menos de 50 cêntimos e é uma excelente opção para poupar nos detergentes. Já aqui falamos das diversas aplicações e capacidades do vinagre mas não é demais lembrar que o pode usar como amaciador, para lavar a máquina de loiça, como abrilhantador, para desinfetar as escovas dos dentes, para desentupir canos, como lava-tudo, etc.

 

5. Faça o seu próprio detergente

Exige algum empenho da sua parte mas é garantido que além de poupar nos detergentes, poupa o ambiente e a saúde da sua família com uma casa livre de químicos. Se está determinado em fazer uma mudança, tome note destas receitas de detergentes caseiros.

Detergente limpa-vidros
Misture água e vinagre em partes iguais num pulverizador e nunca mais terá que comprar limpa-vidros.

Detergente para limpar espelhos
Basta álcool puro e um pano de algodão. No final, só precisa polir com folha de jornal.

Detergente para lavar loiça
Num frasco misture, 1/3 de água, 1/3 de detergente e 1/3 de vinagre. O resultado? Loiça limpa, brilhante, sem esforço e sem gordura. E mais euros na sua carteira.
 
Detergente para chão de madeira

Encha um balde com água quente e adicione 1 tampa de detergente de roupa e um pouco de vinagre para um chão limpo e brilhante

Detergente para chão de cerâmica
Encha um balde com água quente e adicione umas gotas de detergente da loiça e um pouco de vinagre para um chão limpo e brilhante

Detergente para lavar loiças de WC
Num frasco pulverizador, junte água e vinagre em partes iguais. As loiças ficam limpas e , o melhor de tudo, desinfetadas.

Detergente para limpar móveis
Num litro de água quente, misture 1 colher de chá de detergente da roupa e um pouco de vinagre, dilua bem e esta pronto a usar. 

Detergente líquido para lavar roupa
16 litros de água
250 g de bicarbonato de sódio
500 g de bórax (à venda em drogarias ou farmácias) 
400 g de sabão em barra previamente ralado. 

Comece por colocar 8 litros de água a ferver. De seguida, coloque o sabão numa panela em lume brando e junte 1 litro de água a ferver. Mexa sempre durante 15 minutos, junte o bórax  e p bicarbonato e mexa.

Coloque esta mistura num balde, junte os 8 litros de água a ferver, mexa, tape e deixe a repousar durante 24 horas. No dia seguinte, junte 7 litros de água a ferver, mexa durante 10 minutos e está pronto. Quando arrefecer, distribua por garrafas. Use a medida de 200 ml em cada lavagem. Agite  sempre a garrafa antes de usar.

Amaciador de Roupa
Meia chávena de vinagre em cada ciclo de lavagem é suficiente para deixar a roupa macia. Descanse, não fica a cheirar a vinagre.
 
Veja também: