Como proteger a pintura do carro

Mens sana in corpore sano, diz o ditado latino. Saiba como proteger a pintura do carro e manter o exterior do mesmo na máxima força evitando pintar de novo. 

Como proteger a pintura do carro
Pequenos gestos poderão evitar gastos maiores

Num relacionamento com outra pessoa, o interior é o mais importante, contudo o exterior nunca é deixado de parte. Também no mundo dos automóveis o interior é dos aspetos mais importantes para o condutor, já que é a parte do carro com que mais convivemos, daí ser tão importante limpar o carro por dentro, contudo o exterior não deve ser descuidado pois um pequeno problema pode tornar-se em algo bem pior. Falamos da tinta que dá cor ao seu automóvel e da importância de proteger a pintura do carro, já que, com pequenos gestos pode evitar gastos maiores, como pintar o carro de novo.
 

Para proteger a pintura do carro

Deve evitar poeiras e que a sujidade se acumule na pintura. Asssim, deve ter em atenção:
  • pó que se levanta no ar e fica no carro depois de passar em zonas de obras;
  • resina que adere ao carro depois de estacionar debaixo de árvores;
  • excrementos de pássaros.

Para combater estes e outros aspetos que prejudicam a pintura do seu automóvel pode ter sempre na mala um pequeno kit com um borrifador e um pano microfibras. Lembre-se de humedecer sempre a zona que vai limpar e no caso dos excrementos de pássaros ou outros resíduos que enrijecem deixe-os amolecer antes de os retirar para não danificar a pintura.

 

Lavar o carro

Lave o automóvel com regularidade, pelo menos uma vez por semana, desta forma está a proteger a pintura do carro já que não permite que o pó se acumule e possa criar pequenos riscos. 
A lavagem deve ser feita com cuidado, não aplicando muita pressão no momento de esfregar, e tendo um método: de cima para baixo e por partes.

Tenha atenção a alguns aspetos para proteger a pintura do carro:
  • comece a lavagem pelo tejadilho e vá percorrendo até às rodas já que desta forma está a lavar as zonas com mais sujidade no final evitando que o pó se arraste para zonas mais limpas.
  • lave o carro à sombra para estar mais protegido dos raios UV, permitindo assim que, em conjunto com os champô para automóveis, não criem manchas na pintura. Lembre-se também de evitar lavar o carro com jatos de água fortes pois podem danificar a pintura.
  • no final da lavagem aplique cera para, mais eficazmente, proteger a pintura do carro.

De quando em vez pode também polir o carro para eliminar eventuais riscos e assim ficar com uma pintura mais brilhante, que pode contemplar, enquanto conduz, nas superfícies espelhadas pelas cidades deste nosso belo país.


Veja também: