ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ana Duarte
Ana Duarte
12 Mar, 2021 - 16:03

Como remover riscos do carro em casa de forma eficaz

Ana Duarte

Quer remover riscos do carro? Pode recorrer a profissionais, mas é um serviço caro. Fique a saber como o pode fazer em casa, de forma simples e eficaz.

pessoa a remover riscos do carro com um pano

Remover riscos do carro pode ser mais simples do que parece. Se, por ventura, gosta e até tem jeito para este tipo de trabalhos relacionado com o seu veículo, então pode resolver esta questão em casa. Se, por outro lado, não sabe como fazer, o melhor é sempre recorrer a profissionais especializados.

Os riscos na pintura do carro podem ocorrer devido a manobras que não foram bem executadas ou vandalismo, entre outros motivos. Para além da óbvia questão estética, os riscos têm impacto no valor comercial do veículo e isso é algo que, de facto, queremos evitar.

Como referido, pode recorrer a profissionais para que lhe façam uma nova pintura ou até apenas retoques, e deve, caso não tenha qualquer experiência nesta matéria. No entanto, caso se sinta confortável, saiba como remover riscos do carro em casa.

Remover riscos do carro: dicas úteis a reter

Regra geral, se passar o dedo por cima do risco e ele parar, então significa que o arranhão é demasiado fundo e tem de levar o carro à oficina.

Se, por outro lado, o dedo sentir o risco, mas conseguir deslizar por cima deste, então consegue removê-lo com produtos para polir em casa.

Limpar e secar

Depois de ter avaliado a profundidade do risco, deve lavar bem o automóvel. Este é um passo importante porque se a chapa do carro estiver suja enquanto a repara, mais riscos podem aparecer devido às partículas de sujidade.

Assim, lave bem a parte riscada para retirar de lá pedaços de sujidade que poderão agravar mais o arranhão.

De seguida, utilizando uma lixa de água, retire o verniz superficial da zona do risco. Lixe sempre na direção do risco.

Assim que terminar, enxague o local de modo a que este fique limpo e seco. Deve usar tecidos de microfibra, pois tecidos mais ásperos podem danificar a pintura.

Aplicar massa de polir

Cerca de 80% dos riscos nas pinturas dos automóveis consertam-se com massa de polir e cera.

Depois de a zona riscada estar limpa, aplique a massa de polir na área que tem os riscos. Pode fazê-lo manualmente ou utilizando uma politriz, para um trabalho mais eficiente. Use o disco de polimento para espalhar a massa na zona que foi trabalhada com a lixa.

O que vai acontecer é que a pintura nessa área vai ficar mais desgastada, mas a superfície vai ficar mais lisa e vai ser mais fácil deste modo receber a cera automóvel. Depois, comece a polir a região risca com a massa, utilizando a politriz na velocidade mais baixa, trabalhando durante cerca de 10 segundos. Deste modo, a cera não seca antes de ser devidamente espalhada.

Assim que terminar o polimento, volte a lavar a área onde esteve a trabalhar. Use água limpa e uma toalha para retirar os resíduos da massa. Caso algumas partículas tenham entrado em locais indesejados, pode usar uma escova de dentes para as remover.

Chegou a altura dos retoques finais. Aplique cera de modo a que o polimento fique bem feito. Utilize, de preferência, equipamento próprio. Assim que terminar, volte a lavar zona onde esteve a trabalhar. Para verificar que o trabalho ficou bem feito, a área deverá estar agora reluzente e a água deve escorrer por lá facilmente.

Remover riscos do carro com caneta e spray

Caneta Tira Riscos

Outra forma de tirar os riscos do carro, é através de uma caneta tira riscos. Este processo começa no momento em que deixa o carro num local sem sol, durante cerca 10 minutos.

Depois com a caneta, que terá de adquirir no mesmo código de cor do carro, pinte na zona concreta do risco, de forma bastante cuidadosa para que não verta no resto da pintura. Deixe o carro exposto ao sol entre 1 a 48 horas para secar a tinta.

Se não o fizer corretamente, retire a tinta com um papel. Não demore a tomar essa decisão porque a tinta seca rápido.

De referir ainda que este método é mais indicado para riscos que danificam o verniz e não a pintura do carro.

Spray de Remoção de Riscos

Por fim, poderá utilizar um spray para remover os riscos do carro, tendo o mesmo de ser, mais uma vez, do mesmo código de cor do seu carro. Antes de iniciar, certifique-se que tem a superfície lisa, sem tinta solta.

Agite bastante o spray. Depois aplique em camadas muito finas na zona dos arranhões, a uma distância aproximada de 30 centímetros. Agite sempre que aplicar mais spray, até os riscos desaparecerem definitivamente.

Para um resultado melhor, poderá ainda aplicar uma camada de verniz acrílico, para proteger o acabamento da pintura.

Vai remover riscos do carro em casa? Agora já está munido de todas as informações necessárias.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].