ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
11 Jan, 2021 - 16:38

Pintar o carro: custos, vantagens e cuidados a ter

Afonso Aguiar

Pintar o carro traz mais vantagens do que se pode pensar. Saiba quais são e conheça os custos deste procedimento e cuidados que deve ter.

profissional equipado a pintar o carro

Pintar o carro pode não parecer a coisa mais importante do mundo. Afinal, aproveitando a sabedoria popular “o interior é que conta”. No entanto, esta ação pode ser bastante útil, não só em termos aerodinâmicos, mas também em termos de poupança de combustível e principalmente se o quiser vender.

Apesar de ser possível pintar o carro sozinho e em casa, este procedimento é desaconselhável, uma vez que já nem mesmo os profissionais recorrem ao talento manual para deixar o seu automóvel bonito e a brilhar.

Portanto, o aconselhável é mesmo deixar o trabalho para os profissionais que, nos dias de hoje, pintam os carros em estufas de pintura totalmente automatizadas que aplicam a cor de forma correta, uniforme e perfeita ao longo de todas as etapas.

Quanto custa pintar o carro?

Como dito anteriormente, quer sejam manchas, riscos superficiais, perda de brilho ou defeitos de pintura, entregue o seu veículo a quem percebe do assunto.

Procure empresas que pintam o carro perto de si e, depois, verifique, no próprio site, se têm algum espaço dedicado a críticas. Em alternativa, procure pelas respetivas páginas nas redes sociais e quais os feedbacks.

No entanto, fique já a saber que, se vai pintar o carro, o preço pode variar mediante vários factores:

  • Cor utilizada na pintura;
  • Tipo de tinta;
  • Se é dado o acabamento final ao carro;
  • Tamanho da superfície a ser pintada.

Por norma, as cores sólidas são mais baratas, enquanto os tons metalizados e personalizados acabam por ser mais caros.

Os preços são variáveis e, por isso, nada como fazer uma pesquisa de mercado e encontrar o melhor entre qualidade e preço perto de sua casa.

Ainda assim, fique a conhecer uma média de preços praticados no nosso país, dependendo obviamente das características já ditas anteriormente:

  • Pintura em estufa: a partir de 500 euros;
  • Pintura de Peça Única (falamos do capot, de uma porta ou do guarda-lamas, por exemplo): os preços rondam os 50 euros.

Se, por outro lado, apesar de a pintura ainda estar boa, o automóvel perdeu o brilho natural pode optar pelo polimento. Em diversos estabelecimentos da especialidade este serviço é feito a partir de 50 euros.

Por norma, este serviço é feito com polidores de alta tecnologia, criando uma película protetora de alta duração.

pessoa a pintar parte da frente de um carro

Pintar o carro: vantagens associadas

Como dito no início do artigo, pintar o carro pode não parecer o mais importante. No entanto, há algumas vantagens e nem todas são estéticas.

Maior eficiência na manutenção

A realidade é que um carro sujo esconde, normalmente, problemas que possam existir.

Um olhar rápido a um automóvel pintado e limpo permite identificar fugas e o desgaste dos pneus, por exemplo. Porém, se estiver sujo, dificilmente conseguirá ser tão rápido a detetar os problemas.

Caso demore muito tempo a reparar, pode ter de gastar mais do que se tivesse sido notado no início, uma vez que o desgaste ou a fuga terão propensão a aumentar.

Maior aerodinâmica

A pintura faz parte do design aerodinâmico do carro. Ou seja, pequenas sujidades ou irregularidades na pintura, acabam podem prejudicar a aerodinâmica e aumentar a resistência do carro ao vento.

Pintar o carro melhora a eficiência de consumo

Se há menor aerodinâmica e maior resistência do veículo ao vento, então o automóvel vai consumir mais. Assim, de uma forma não tão direta, pode evite gastos desnecessário ao pintar o carro.

Fica mais bonito e mais fácil de vender

Quando procura na Internet um restaurante, olha não só para os preços, mas também se o mesmo tem um espaço limpo, elegante, cuidado, entre outras coisas. O mesmo acontece com os carros.

Se o quiser vender, vai atrair mais compradores se o mesmo estiver bonito. Além disso, ter o automóvel pintado é um regalo aos próprios olhos.

Cuidados a ter com a pintura

Como já pudemos confirmar, pintar o carro acarreta vantagens. No entanto, há formas de preservar a pintura que podem evitar que o pinte várias vezes ao ano.

Estes são, então, alguns cuidados que deve ter para prolongar a pintura do seu carro:

1

Cuidado com o calor

A exposição ao sol, principalmente, sob temperaturas altas acaba, por provocar alguma corrosão na pintura. No sentido de evitar pintar o carro frequentemente, opte por estacionar o carro à sombra e, de preferência, num local coberto.

2

Limpe dejetos

Tenha cuidado com os dejetos das aves. Se verificar que o seu automóvel, foi alvo de algum dejeto, limpe rapidamente, uma vez que poderá corroer a pintura facilmente.

Nesse sentido, procure não estacionar debaixo de árvores.

3

Estacione na garagem

Para evitar o calor excessivo e os dejetos, assim como danos provocados pelas tempestades, o granizar e até as chuvas, estacione, se possível, o automóvel numa garagem.

4

Lave-o com regularidade

Existem vários locais de autolavagem mais baratos. Se não quiser esperar uma hora num local de lavagem, vá a uma desses locais.

No entanto, evite colocar detergentes que não sejam específicos para a lavagem da carroçaria e não utilize mangueiras de alta pressão a menos de 30 centímetros do veículo.

Depois de lavar, seque bem todas as gotas de água para estas não deixarem manchas e aplique cera.

5

Tenha cuidado na sua condução

Quer seja ao conduzir ou ao estacionar, mantenha sempre alguma distância para os outros carros.

Pequenos toques ao abrir a porta ou até ao fazer a manobra de retirar o carro do local onde está parado são o suficiente para provocar riscos.

Além disso, uma distância de segurança maior durante a condução evita que pedaços de pedra ou gravilha sejam projetados contra o seu veículo. Este tipo de cuidados pode adiar a necessidade de pintar o carro, sem prejudicar o seu desempenho.

6

Não o estacione perto do mar

O salitre desgasta a pintura. Quando for perto da praia, estacione o automóvel num lugar onde esteja protegido da mesma.

7

Cuidado ao abastecer

Quando estiver a abastecer combustível, tenha cuidado para não derramar na pintura. O gasóleo, o gás e a gasolina também danificam a pintura.

8

Polimento ocasional

Dar outro brilho à pintura não só deixa o carro mais bonito, mas também remove alguma camada de verniz.

Como foi possível verificar, pintar o carro é mais do que uma ação estética, mas traz, também, vantagens ao desemprenho do carro. Para além disso, e se tem o carro pintado, não descure estes cuidados, para manter a pintura e o estado de conservação do carro durante o máximo de tempo possível.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].