João Abreu
João Abreu
27 Nov, 2018 - 00:00
como desembaciar vidros dos carros

Saiba como evitar ter os vidros do carro embaciados no inverno

João Abreu

Nos dias de chuva, é frequente a condensação surgir no interior dos automóveis. Por isso, saiba como evitar ter os vidros do carro embaciados no inverno.

O artigo continua após o anúncio

Tendencialmente, com a chegada do inverno, o frio e a chuva entram no quotidiano de todos nós.

Nesta altura do ano, assistimos sempre a um mesmo problema no interior dos nossos carros: a condensação nos vidros. Tal é um desafio recorrente em muitas manhãs, o qual acaba por nos fazer perder imenso tempo e pôr em risco a visibilidade na estrada.

Mais do que solucionar o problema, há que o prevenir e, para tal, existem produtos, truques e dicas bastante simples sobre como evitar ter os vidros do carro embaciados no inverno.

Como evitar ter os vidros do carro embaciados no inverno: perceba o fenómeno

Por que ficam os vidros embaciados

A ocorrência da condensação ocorre especialmente quando o ar no interior do automóvel está mais quente do que o ar no exterior.

O aumento deste fenómeno intensifica-se quando a humidade entra em contacto com o vidro frio. Ao mesmo tempo, a respiração das pessoas, o cabelo, a roupa e os itens molhados intensificam o risco térmico e o fenómeno agrava-se.

O que não fazer quando isso acontece?

Normalmente, a preocupação primária dos condutores limita-se a passar um pano, um lenço ou as próprias mãos sobre as pequenas gotas de água já acumuladas nas zonas húmidas sobre o vidro.

Este ato de pouco ou nada serve, uma vez que o pó, a poluição e a própria humidade e gordura das mãos criam uma película oleosa invisível. Ao espalhar sujidade, os vidros ficam frequentemente ainda mais embaciados, obrigando os condutores a repetir o mesmo processo.

Em alguns casos, a operação de limpeza é já feita com o carro em movimento, colocando em risco iminente a segurança na condução.

O artigo continua após o anúncio

Por isso, se não quer conduzir com as mãos molhadas, nem fazer malabarismos enquanto está parado no trânsito, fique a conhecer as melhores dicas e métodos sobre como evitar ter os vidros do carro embaciados no inverno, deixando a humidade fora e não dentro do carro.

Ensinamos-lhe como evitar ter os vidros do carro embaciados no inverno com 5 dicas

1. Limpe regularmente os vidros

lavar vidros do carro

A primeira boa dica sobre como evitar ter os vidros do carro embaciados no inverno ou em qualquer outra altura do ano é limpar frequentemente esta superfície.

A acumulação de sujidade nos vidros, como pós e óleos derivados do uso diário do carro, é um aliado na acumulação de humidade, o que promove e facilita o embaciamento dos vidros. Desta forma, um dos melhores truques para evitar ter os vidros do carro embaciados é mesmo limpá-los, pelo menos uma vez por semana.

Uma boa dica é que recorra a produtos hidrofóbicos, cujo efeito é a prevenção do embaciamento. Estes líquidos repelem a água e criam um género de película anti-aderente à humidade.

Se não quiser gastar muito dinheiro, pode ainda recorrer a um truque caseiro infalível: a mistura de água e vinagre. Embeba papel de jornal nesta mistura e passe cuidadosamente nos vidros, secando de seguida com um pano. Truque perfeito!

2. Aplique o truque da barra de sabão ou do champô

Há ainda quem sugira que um bom truque para evitar ter os vidros embaciados seja passar nos vidros uma barra de sabão ou champô. Este truque resulta se aplicar uma camada bem generosa e secar de seguida com um pano. Estes produtos garantem a criação de uma película que protegerá o vidro da acumulação de humidade. 

3. Use o truque da batata às rodelas

O “truque da batata às rodelas” pode parecer algo inventado para o sujeitar às risadas dos seus amigos, mas a verdade é que resulta e a ciência explica facilmente porquê.

Recorra a uma batata crua e parta-a em quantas rodelas quiser – pode até só parti-la ao meio. Passe as rodelas pelo vidro, sem recorrer a mais nada, e deixe secar ou passe um pano.

O artigo continua após o anúncio

Não se preocupe, pois além da batata criar uma camada no vidro que impede que ele embacie, ela também não deixa os vidros sujos.

Se não quiser estragar ou desperdiçar uma batata, fique-se pela cera automóvel, aplicada tanto no interior como no exterior dos vidros, pois fará o mesmo efeito. Repita este processo de duas em duas semanas e verá que esta “receita” é, garantidamente, um dos melhores truques caseiros para evitar ter os vidros do carro embaciados.

4. Recorra à ventilação do veículo

O truque mais usado pelos condutores é, certamente, o do ventilador do carro. Direcione a saída do ar para o pára-brisas e acione a opção para desembaciar. Acione esta opção também para o óculo traseiro. Ao secar o ar, a humidade é fortemente reduzida e o embaciamento não será mais um problema dentro do seu carro. Por vezes, a técnica da ventilação pode ser mais eficaz com o recurso ao ar-condicionado.

5. Utilize areia para gatos

A areia para gato é mais um truque caseiro que o vai certamente ajudar a evitar os vidros do carro embaciados. O truque consiste em encher um par de meias com areia absorvente para gatos – 100% sílica. Basta colocar a meia de baixo do banco de passageiro. A sílica impede que as gotículas de água se acumulem, pois absorve a humidade do ar. Assim, os vidros não embaciam tão facilmente.

Veja também