João Abreu
João Abreu
27 Dez, 2018 - 09:09
Como tirar gelo do pára-brisas? Dicas e cuidados a ter

Como tirar gelo do pára-brisas? Dicas e cuidados a ter

João Abreu

Com as intempéries do inverno, torna-se importante saber como tirar gelo do pára-brisas e quais os cuidados a ter para prevenir esta ocorrência. Tome nota!

O artigo continua após o anúncio

O tempo frio traz inúmeras desvantagens na condução diária e as ocorrências mais agrestes do inverno promovem fenómenos bastante desagradáveis, mesmo antes de ligar o motor do carro, especialmente em áreas geográficas mais elevadas, com a chegada das geadas matinais, que nos desafiam como tirar gelo do pára-brisas o mais eficazmente possível.

Nos meses em que o frio se impõe, é normal que, no decorrer da madrugada, o condutor se depare com gelo nos vidros do seu carro, especialmente se o tiver deixado ao ar livre durante a noite. O pára-brisas é um dos elementos mais planos do automóvel e é, precisamente, uma das zonas onde a acumulação do gelo se evidencia mais.

Existem, no entanto, boas práticas que ajudam a retirar, com alguma facilidade e de forma rápida, o gelo do pára-brisas,  prescindindo de chegar atrasado ao seu destino ou, no pior dos cenários, arrancar diretamente com o seu automóvel nessas circunstâncias, comprometendo a sua segurança e a de todos que circulam na estrada.

Saiba quais os cuidados a ter com este fenómeno e como tirar gelo do pára-brisas, evitando que ele se acumule no vidro, sempre que sair pela manhã.

Como tirar gelo do pára-brisas? Dicas rápidas e eficazes

tirar neve do pára-brisas

1. Recorra a produtos próprios

Existe um conjunto de produtos específicos para descongelar os vidros dos carros que apresentam resultados visíveis, logo nas primeiras aplicações.

Estes foram concebidos para removerem o gelo e/ou neve acumulados nos vidros, não comprometendo a pintura dos carros ou a resistência do próprio pára-brisas. Descongelam de forma eficaz e rápida, devolvem instantaneamente a segurança visível à condução e prolongam o seu efeito por vários dias.

Com este tipo de produtos, não irá precisar de utilizar o aquecimento do carro, prescindindo dos minutos de atraso e do gasto desnecessário do combustível do seu veículo.

Se for adepto das compras online, poderá adquirir este spray anti-gelo para o pára-brisas (5,95€) ou este produto que descongela para-brisas (6,04€), ambos por um preço bastante acessível.

O artigo continua após o anúncio

2. Recorra a um truque caseiro 

Se não quer investir num produto específico para descongelar vidros ou, então, não se lembrou de adquirir um para o momento em que quer retirar o gelo rapidamente do pára-brisas, fique com a nota de um truque caseiro infalível.

  1. Misture, dentro de um frasco pulverizador, 3 copos de água e 1 copo com vinagre ou opte pela mistura de 2 copos de água para 1 copo de álcool.
  2. De seguida, pulverize o gelo no pára-brisas com uma das misturas escolhidas. Tenha em atenção que este truque apenas pode ser pulverizado, pelo que é impensável que coloque, quer o vinagre, quer o álcool, diretamente no depósito do líquido do limpa pára-brisas, isto para evitar danos na tubagem interna do automóvel.

3. Raspe o gelo

Para que o incómodo de ter gelo no vidro do carro não o deixe muito atrasado, o conselho é que opte por utilizar um raspador de gelo indicado para os vidros do carro. Contudo, se não tiver um, escolha um cartão que já não use e escolha a aresta ou superfície mais rígida para entrar mais facilmente em contato com o gelo.

4. Recorra ao sistema de aquecimento interior do carro

Outra dica para quem procura saber como tirar gelo do pára-brisas, é precisamente recorrer ao gesto mais frequente pelos condutores, ao acionar o aquecimento do ar condicionado. Ao utilizar o sistema de aquecimento do interior do carro, ajudará, mesmo que a seu tempo, a desembaciar e a retirar progressivamente o gelo dos vidros do carro. Opte por dar prioridade ao acionamento do ar direto sobre o pára-brisas, selecionando a opção de “desembaciar vidros” do ar-condicionado.

Para o ajudar no processo, quando o calor do interior do carro tiver já derretido a primeira camada interna do gelo, coloque em funcionamento as escovas do pára-brisas.

Nota: certifique-se que as escovas não se encontram ainda coladas ao vidro, levantado-as uma a uma.

Gelo no pára-brisas: como evitar e o que não fazer

O que NÃO pode mesmo fazer

Por vezes, certos atos resultam em finais pouco felizes e situações que não dão para “corrigir”. Assim sendo, no que toca a às fórmulas mágicas que respondem à questão de como tirar gelo do pára-brisas, há uma que não pode, de todo, ser considerada.

Entre tantas dicas para saber como tirar gelo do pára-brisas, achámos por bem alertar para um cuidado que deve ter sempre presente: nunca verter água quente sobre o vidro congelado, pois como a diferença de temperatura é extrema, o vidro pode estalar ou partir.

Como evitar o acumular de gelo no pára-brisas

Para que a sua paciência não se esgote logo pela manhã, o melhor mesmo é ter em conta algumas destas dicas, de forma a evitar que o gelo se acumule no vidro do carro.

O artigo continua após o anúncio
  • Estacione num local fechado ou, se não tiver possibilidade para tal, abrigue o carro por baixo de uma árvore, uma vez que as árvores impedem que grande parte do orvalho e da geada caia sobre o vidro;
  • Proteja o vidro do carro com cartão, um lençol ou uma toalha, assim apenas terá que os remover de manhã, antes de utilizar o carro;
  • Proteja o carro com uma capa, com revestimento interno macio e com um revestimento externo impermeável.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp