Esta é daquelas questões dignas da famosa série televisiva americana “Caçadores de Mitos”. Será que o ar condicionado gasta combustível? Afinal, a resposta é sim, ou não?
Provavelmente já ouviu que este seria mais um dos mitos sobre automóveis. Alguns, até podem nem ser verdade, contudo, neste caso, a resposta é afirmativa. Se quer poupar na gasolina ou gasóleo, tenha atenção ao uso frequente do ar condicionado porque este faz com que o carro consuma mais. Explicamos.
o Ar condicionado gasta mais combustível. Entenda o porquê
Se quer poupar, aposte numa condução ecológica. Quando liga o ar condicionado está a ativar um compressor que vai exigir um maior fornecimento de energia ao motor do seu carro.
Com o ar condicionado ligado, há assim uma necessidade de compensar a energia despendida para manter esse sistema ativo. Portanto, há um aumento dos encargos para o motor.
Ou seja, este tem de trabalhar “mais” para manter as suas funções, logo gasta mais combustível e, nos carros com motorizações mais baixas, pode até notar-se uma ligeira perda da potência do motor.
Segundo dados recentes, o ar condicionado pode consumir até meio litro de combustível por hora e representar um aumento de consumo de cerca de 20% (em autoestrada) a 30% (em cidade).
Ainda assim, deve utilizar o ar condicionado sempre que possível. Entenda o porquê.
Ar condicionado como elemento de segurança ativa
Primeiro, não se esqueça: o ar condicionado é considerado um elemento de segurança ativa, já que que permite regular a temperatura e a humidade dentro do habitáculo.
Mas há mais: o ar condicionado contribui na luta contra a fadiga provocada pelo calor em excesso, ou contra os efeitos causados pelas temperaturas demasiado baixas.
Ar condicionado como uma consequência da segurança ativa
O ar condicionado gasta mais combustível, porém permite aos passageiros do veículo conseguirem aguentar as variações de temperaturas a que o habitáculo está sujeito.
Por outras palavras, torna a condução possível em situações de temperaturas mais elevada e ajuda-nos a manter a atenção com uma circulação de ar mais frequente.
Janelas abertas vs ar condicionado ligado: o que gasta mais afinal?
Muitos são os condutores, que levantam esta questão: ar condicionado ligado vs janelas abertas: qual é mais económico? As conclusões levaram à seguinte consideração de fatores:
- Arrasto aerodinâmico do carro;
- Peso do carro;
- Eficiência do sistema de ar condicionado;
- Consumo do motor;
- Segurança;
- Bem-estar.
Analisando todos estes fatores, efetivamente o ar condicionado, em condições normais de condução, faz o seu automóvel consumir mais combustível do que circular com as janelas abertas.
Contudo, e sabendo de antemão estes factos, levantamos outra questão: Será que vai querer circular a altas velocidades com os vidros abertos? Será isto confortável?
Tenha também em consideração que se optar por abrir as janelas irá afetar a aerodinâmica da viatura, o que acaba por agravar o consumo de combustível, sobretudo acima dos 100 km/h.
Manutenção do Ar Condicionado
Agora que já sabe que o ar condicionado gasta combustível, não se esqueça de garantir a respetiva manutenção. A limpeza das condutas do ar condicionado deve ser feita a cada dois anos, assim como a substituição do filtro do habitáculo.
Se perceber que o sistema não é capaz de reduzir a temperatura do habitáculo ou a emanação um odor desagradável, então está perante uma avaria. Os problemas mais comuns do ar condicionado estão associados a erros do sistema elétrico ou à falta do gás (que é causada por uma fuga no circuito), sendo esta última causa a mais habitual. Não se esqueça: qualquer manutenção deve sempre ser feita por um técnico especializado.
Para garantir o bom funcionamento do ar condicionado, deverá ligá-lo todas as semanas para garantir que o sistema se mantém oleado e, sobretudo, para promover a circulação do gás.
Aviso Legal
O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].