ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
David Afonso
David Afonso
06 Jul, 2021 - 15:04

5 cuidados a ter na manutenção do teto de abrir

David Afonso

Se lhe falarmos em teto de abrir, sabe quais os cuidados que deve ter na sua manutenção? Descubra neste artigo os que deve seguir à risca.

Carro com teto de abrir

Por norma, os proprietários de veículos estão normalmente mais preocupados em ter o motor, pneus, pára-brisas ou até mesmo espelhos em bom estado. Contudo, o teto de abrir, ou tejadilho do carro, é frequentemente ignorado quando se trata de proteção e manutenção do veículo. Isto porque os proprietários esquecem-se facilmente da sua importância.

Com efeito, ao longo deste artigo vamos abordar os cuidados específicos e manutenção preventiva que o teto de abrir requer. Mas, primeiro conheça a sua importância para um veículo.

A importância de um teto de abrir num veículo

Embora a importância desta “pequena” característica seja frequentemente ignorada, serve funções importantes. É importante notar que um teto de abrir irá aumentar a elegância do carro e será muito mais agradável esteticamente.

Melhor Ventilação

O teto de abrir está concebido para melhorar a ventilação interior do carro à medida que este é conduzido. Quando se compara com um ar condicionado do veículo, este até pode oferecer mais arrefecimento, mas é artificial, enquanto que o teto de abrir permite a entrada de ar mais natural.

Tendência de design

Parecendo que não, esta componente está a tornar-se uma tendência crescente na moda dos veículos atuais, especialmente nos SUV. Contudo, tem sido uma tendência de compra de condutores mais novos. Oferece um lado estético, mais aventureiro e outro estatuto ao carro!

Permite uma visão clara do “céu azul”

Para aqueles que gostam de olhar o céu e as estrelas, o teto de abrir oferece esta grande oportunidade. Torna a experiência de condução mais memorável e relaxante.

Vistos os principais pontos que sustentam a importância dos tejadilhos, detenhamo-nos então nos cuidados a ter para os manter impecáveis e funcionais.

teto de abrir

5 cuidados a ter na manutenção do teto de abrir

Com efeito, em baixo seguem 5 conselhos importantes no que toca à manutenção dos tetos de abrir. Por vezes esquecidos, mas cuidados comportamentos simples de seguir.

Revisão anual

Caso seja um proprietário extremamente cuidadoso, a cada seis meses faça a manutenção do seu tejadilho. Dirija-se a uma loja especializada para verificar a lubrificação e as borrachas, responsáveis por vedar infiltrações.

Utilização diária

Ainda que seja uma tentação tente evitar abrir o teto com o carro em andamento, pare o carro para abrir, ou fechar, e evite golpes de ar que podem danificar todo o sistema. É recomendado também não estacionar em zonas com muitas árvores, já que folhas podem entrar nas calhas e entupi-las.

Segurança

Certifique-se de não estar com os dedos nas proximidades do teto quando for abrir ou fechar e redobre a atenção se tiver crianças no carro. Nunca deixe que brinquem com os controlos do teto de abrir ou o acionem sem a supervisão de um adulto.

Atenção à parte elétrica

Além das interferências externas, há a possibilidade de haver uma falha elétrica no carro e isso pode gerar problemas no tejadilho. Nesse caso, procure um especialista para realizar o conserto, que pode ser uma simples reprogramação eletrónica ou a troca dos cabos.

Limpeza manual

Ainda que possa fazer a revisão numa loja especializada, também o pode fazer em casa. Sem grandes custos, bastando seguir alguns passos. Assim, existe uma técnica simples para a limpeza do seu tejadilho. Para o fazer, proceder da seguinte forma:

  • Abra completamente o tejadilho.
  • Proteja o interior do veículo. Evite sujar ainda mais.
  • Vá a cada lado (e canto) e remova qualquer sujidade no interior das calhas.
  • Limpe a sujidade mais seca e superficial com uma ferramenta plástica ou material similar que não seja abrasivo e que caiba na calha de guia.
  • Remova a sujidade restante com um pano sem fiapos.
  • Faça isto de ambos os lados.
  • Lubrifique ambos os lados da calha de guia com uma pasta lubrificante sólida, tendo o cuidado de o fazer de forma uniforme.

Comportamentos a evitar:

  • Não pulverizar a sujidade para os buracos de ligação, para evitar o entupimento.
  • Não é aconselhável usar ferramentas desajustadas ou tentar usar ar comprimido. Tais ações podem danificar os tubos de drenagem ou causar a sua desconexão do sistema do veículo. Uma forma simples de limpar é utilizar um aspirador com um tubo de pequeno diâmetro.

Em suma, seguindo todos (ou alguns) destes cuidados evita custos extra e gastos mais avultados com o seu veículo. Contudo, não se ponha em aventuras. Se sentir que deve entregar o seu carro a um especialista, para ajudar com o seu teto de abrir, faça-o!

Veja também