Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
20 Dez, 2019 - 14:00

Conduzir com chuva: 7 dicas para chegar a casa em segurança

Ekonomista

Conheça algumas dicas para garantir a sua segurança e a dos outros quando conduzir com chuva. Esteja atento à estrada e faça da precaução palavra de ordem.

Homem a conduzir com chuva

Conduzir com chuva requer o dobro da atenção e do cuidado. As condições meteorológicas afetam drasticamente a postura de todos os condutores, mas nem todos tomam as devidas precauções para que sejam evitados os acidentes.

Conduzir em piso molhado reduz a capacidade de aderência do pneu ao piso. Para conduzir com chuva é essencial que os pneus estejam em boas condições.

Lembre-se que é o perfil do pneu que permite escoar a água e garantir a máxima aderência ao piso, garantindo assim a distribuição certa das forças de travagem e de direção.

De acordo com a legislação em vigor, a profundidade mínima legal do perfil de um pneu é 1,6 milímetros, ainda que seja recomendada a troca do pneu antes de chegar a este grau de desgaste.

7  conselhos para conduzir com chuva

conduzir com chuva

1. Respeite os limites de velocidade

Faça chuva ou faça sol, os limites de velocidade devem ser respeitados. Ainda assim, esta regra ganha ainda mais sentido em dias de chuva.

Para garantir o máximo controlo da direção do veículo faça as manobras com suavidade, evite uma condução irregular (com acelerações elevadas e travagens bruscas) e evite as ultrapassagens.

Ao reduzir a velocidade vai aumentar o tempo de resposta, garantindo a máxima segurança em todas as situações.

2. Aumente a distância de segurança

Com o piso molhado reduz-se drasticamente a capacidade de travagem. Assim sendo, deverá aumentar a distância de segurança para os outros veículos que circulam na estrada: vai ganhar tempo e espaço suficiente para reagir em situações de emergência.

3. Tenha atenção às travagens repentinas

Conduzir com chuva implica uma velocidade constante e travagens suaves. Com o piso molhado, o risco de despiste à conta de uma travagem brusca é muito maior e, por isso, tenha atenção à velocidade.

4. Verifique regularmente o estado dos pneus e dos travões

bom estado dos pneus é essencial para garantir uma boa aderência ao piso molhado. Garanta o bom estado dos pneumáticos e dos travões, peças essenciais para o correto funcionamento do seu veículo e para evitar desastres na estrada.

5. Mantenha os vidros desembaciados

Conduzir com chuva reduz drasticamente a visibilidade. Assim sendo, é essencial que mantenha os vidros do seu carro desembaciados. Se for necessário, ligue o ar condicionado e direcione-o para o para-brisas. Para os amantes das duas rodas, esta dica também é válida para as viseiras dos capacetes: limpe-as frequentemente para garantir a máxima visibilidade. No exterior, esteja atento ao estado das escovas dos limpa-vidros e mantenha-as em bom estado.

6. Tenha atenção à aquaplanagem

carro a passar numa poça de água

Com chuva, a formação de lençóis de água nas estradas é uma realidade bastante perigosa devido à aquaplanagem. Quando se deparar com esta situação e for impossível evitar a circulação por cima dos mesmos, mantenha uma velocidade reduzida constante e evite travagens. Se o fizer, poderá perder o controlo do carro e provocar um acidente.

7. Ligue as luzes do seu carro

Para garantir que o seu carro é visível para os outros condutores, ligue as luzes do seu veículo: use os médios em dias de chuva intensa e, em caso de nebulosidade, acenda as luzes de nevoeiro.

Veja também