André Freitas
André Freitas
08 Out, 2019 - 16:03
Como limpar as jantes do carro passo a passo

Como limpar as jantes do carro passo a passo

André Freitas

As jantes sujam-se facilmente e quanto mais tempo demorar a limpar, mais difícil é tirar a sujidade. Saiba como limpar as jantes do carro de forma rápida.

O artigo continua após o anúncio

Saber como limpar as jantes do carro é essencial para a manutenção das mesmas, pois, além da questão estética, se não o fizer regularmente e adequadamente, poderá danificar as jantes. Com a utilização normal do carro, as jantes vão acumulando sujidade, poeiras, óleo, lamas, etc.

Tanto nas lavagens automáticas, como nas tradicionais lavagens manuais, uma das maiores dificuldades é lavar as jantes. A sujidade acumulada torna-se cada vez mais difícil de ser retirada ao longo do tempo, ou seja, as jantes do seu carro devem ser limpas regularmente (especialistas recomendam que o faça de duas a quatro vezes por mês), mas também de forma correta, pois caso contrário podem ficar danificadas.

Diversos especialistas recomendam que se lave as jantes do carro entre duas a quatro vezes por mês para poder manter estes elementos do carro em condições perfeitas.

Para saber como lavar corretamente as jantes, é necessário perceber de que material são constituídas, e quais os produtos adequados para esse mesmo material.

lavar as jantes do carro: 5 passos infalíveis

lavar carro

1. Comece sempre a lavagem do carro pelas jantes

O primeiro passo sempre que lava um carro deve ser começar pelas jantes. Deve começar por lavar as 4 rodas e apenas após esta lavagem, concentrar-se na restante carroçaria.

Esta primeira lavagem às jantes faz todo o sentido porque não vai certamente querer sujar a carroçaria do carro com óleos e lama que estejam presentes nas jantes.

Tenha sempre em consideração que nunca deverá utilizar os mesmos objetos para lavar a carroçaria do carro e as jantes, sob o risco de danificar a pintura.

2. Aplique os produtos indicados para a lavagem das jantes

Antes de passar à lavagem do carro propriamente dita, há alguns pontos a ter em conta no que toca a lavar as jantes do seu carro:

O artigo continua após o anúncio
  • nunca lave as jantes enquanto estas estiverem quentes;
  • evite os jatos de água com pressão superior a 1 bar;
  • utilize apenas produtos e materiais de limpeza que não danifiquem as suas jantes (cuidado com os líquidos; materiais para polimento; esponja/vassoura; entre outros).

Comece então por efetuar uma lavagem ligeira, tirando o excesso de poeiras e outros resíduos das jantes, simplesmente com água, recorrendo a uma mangueira.

3. Lave as jantes

lavar jante

Para dar início ao terceiro passo, comece por pegar nos líquidos que vai utilizar para a limpeza das jantes e leia as suas instruções. Certifique-se que o produto é adequado para o seu tipo de jante (nunca utilize, por exemplo, material para polimento em jantes mate). Depois de lidas as instruções, siga-as à risca. 

Aplique ou pulverize o líquido apenas nas jantes, tendo o cuidado de não aplicar produto noutros componentes como os discos dos travões, por exemplo. Deixe o produto atuar pelo tempo indicado nas instruções, mas certifique-se que este não seca.

Em alturas de muito calor, ou com exposição solar, estes líquidos podem secar mais rapidamente. Para ajudar a retirar toda a sujidade, pode utilizar uma esponja, um pincel, ou até uma escova dos dentes, nas zonas de mais difícil acesso.

4. Enxague e limpe as jantes

Depois de retirada toda a sujidade, o passo seguinte é enxaguar as jantes do carro. Para isso, utilize água limpa ou desmineralizada. Para finalizar a limpeza das jantes, e secá-las totalmente, utilize um pano próprio, como o pano de microfibras, ou pele de camurça.

5. Aplique cera para jantes

Depois de totalmente limpas e secas, pode aplicar cera líquida incolor, própria para jantes, para que estas fiquem com um aspeto totalmente renovado.

Veja também