Como saber o seguro através da matrícula

Saiba como proceder para descobrir se um determinado veículo tem seguro automóvel obrigatório, através da matrícula do mesmo.

Como saber o seguro através da matrícula
É possível descobrir o seguro de um automóvel através da sua matrícula

O Instituto de Seguro de Portugal (ISP) disponibiliza, através do seu portal do consumidor, uma útil ferramenta que lhe permite saber, de forma célere e gratuita, o seguro automóvel através da matrícula. Ou seja, conhecendo a matrícula de um determinado veículo pode saber a seguradora atual, se tiver, a cobrir o mesmo, e não só, é ainda possível determinar o historial de seguros do automóvel em questão.


O que fazer?

1. Aceder ao Portal do Consumidor do ISP;
2. Preencher o campo com a indicação da matrícula e clicar em pesquisar para saber qual a seguradora a cobrir o carro em questão;
3. Pode, ainda, preencher o campo da data para saber qual o seguro contratado em determinada data.


Informação disponível

Depois de preenchidos os campos anteriormente descritos terá acesso, caso a matrícula esteja registada e o seu registo se encontrar atualizado na respetiva base de dados nacional, à seguinte informação:
  • Designação do seguro;
  • Entidade seguradora,
  • Coberturas do seguro;
  • Número de apólice do seguro automóvel;
  • Data do seguro (historial - quais foram as seguradoras que garantiram o seguro do automóvel em datas anteriores);
  • Modalidades do seguro.


Quando utilizar?

Esta ferramenta, disponibilizada pelo ISP, é particularmente útil nos seguintes casos:
  • Casos de sinistro (acidente) em que o condutor do veículo responsável pelo mesmo se coloca em fuga. Se memorizou ou conseguiu apontar a matrícula desse veículo pode ficar a saber a seguradora onde está registado o carro e, a partir daí, tentar iniciar o processo de pedido de indemnização dos danos junto desta. Infelizmente, em muitos destes casos, não existe seguro automóvel obrigatório. Assim, nestas últimas situações esta ferramenta poderá ser útil no processo de acionamento do Fundo de Garantia Automóvel;
  • Casos em que pretenda adquirir um automóvel em segunda mão. Aqui, poderá ser uma óptima fonte de informação para tomar uma decisão mais acertada, pois pode obter informação do historial de seguros do carro em questão. 
  • Na altura de contratar um seguro automóvel numa nova seguradora, obtendo uma qualquer informação ou tirar alguma dúvida de um seguro ou entidade seguradora (como por exemplo, relembrar o nome da seguradora ou tipo de seguro anteriores ao seu atual).


Veja também: