Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

Congestão Nasal: 6 passos para o tratamento

Que tratamentos devo fazer para recuperar da congestão nasal? Saiba a resposta no artigo.

Congestão Nasal: 6 passos para o tratamento
Congestão nasal ou nariz entupido

A congestão nasal é uma sensação de nariz entupido. Causado por diversos fatores, a cavidade nasal incha e o nariz fica obstruído internamente. Gripes, alergias, sinusite, bronquite, laringite, rinite, broncopneumonia ou até o vício de fumar estão entre as causas principais que explicam o aparecimento destes sintomas. Saiba como ultrapassar este desconforto.



6 passos para o tratamento da congestão nasal

Os sintomas da congestão nasal são vários e prejudicam o seu bem-estar. Dificuldade em respirar, espirrar, febre, dores de garganta, nos ouvidos, na cabeça e musculares são sintomas que provocam desconforto no doente e nesta situação é importante recorrer ao tratamento para não agravar ainda mais a saúde.



1. Fitoterapia 

A fitoterapia consiste no tratamento de doenças através da utilização de plantas. Utilizada frequentemente para combater doenças infecciosas ou alérgicas, é uma terapia que reúne bons resultados para a saúde em geral.
  • Eucalipto – Fruto das suas propriedades expectorantes, o eucalipto torna-se num óptimo remédio caseiro para melhorar a sua respiração e combater a congestão nasal.
  • Cebola – A cebola é a planta indicada para desentupir o nariz. Comer cebolas cruas ou até inalar o seu cheiro, é um bom prenúncio para afastar estes sintomas.
  • Hortelã – Aliado ao saboroso chá de hortelã, esta planta traz importantes vantagens para a nossa saúde. 



2. Ingredientes a incluir na dieta

Congestão nasal é sinónimo de ter o nariz obstruído. Quando sentir que o seu nariz está muito entupido recorra a alimentos picantes que têm o efeito de descongestionar a sua via nasal. Pimenta, gengibre, alho ou wasabi são alguns exemplos do que pode ingerir. 



3. Tomar banho de água quente

A água quente pode ser uma grande ajuda para desobstruir o seu nariz e consequente combate à congestão nasal. Fique a saber que se demorar mais alguns minutos a realizar o seu banho, o vapor irá acumular-se e nesta fase pode inalar os vapores tranquilamente para sentir as suas vias nasais mais libertas e respirar melhor. 



4. Exercício Físico 

Para além de sentir em forma, a atividade física proporciona o descongestionamento nasal, uma vez que ao suar o processo de eliminar das secreções é muito mais ativo.



5. Na hora de dormir

Quando se deitar coloque várias almofadas que lhe permitam ficar com a cabeça erguida. Este procedimento ajudará na respiração mas não combate a congestão nasal.


6. Beber água

Não se iniba e quanto mais água beber melhor é para si. Ao saciar a sua sede e ao manter-se hidratado o seu edema na via nasal irá reduzir.

Veja também: