Contabilidade organizada ou regime simplificado?

Contabilidade organizada ou regime simplificado? Se é empresário em nome individual ou trabalha por conta própria, é necessário que se informe sobre os regimes fiscais que podem tributar os seus rendimentos e opte por um deles.

Contabilidade organizada ou regime simplificado?
Conheça as diferenças entre contabilidade organizada e regime simplificado

Qualquer trabalhador independente ou empresário em nome individual é obrigado a escolher um regime que vise organizar a sua contabilidade. É por isso fundamental que se informe e que saiba exactamente a diferença entre contabilidade organizada ou regime simplificado.
 
Estes dois regimes fiscais são idênticos mas têm, no entanto, diferenças fundamentais que os distinguem um do outro.
 

Características comuns

A contabilidade organizada e o regime simplificado são ambos opções de tributação dos rendimentos;
É um regime válido para profissionais liberais ou empresários em nome individual;
O período de permanência, em qualquer um dos regimes, é de três anos, a não ser que a pessoa em causa justifique a desistência.
 

O que distingue os dois regimes

Contabilidade organizada: É dirigida a profissionais liberais ou empresários em nome individual que tenham um montante anual líquido de rendimentos superior a 200 mil euros.
 
O regime simplificado: É dirigido a profissionais liberais ou empresários em nome individual que tenham um montante anual líquido de rendimentos inferior a 200 mil euros.
 

Contabilidade organizada ou regime simplificado?

Tanto o regime simplificado como a contabilidade organizada têm variações que dependem de caso para caso. A contabilidade organizada apresenta despesas adicionais, com por exemplo a contratação de um técnico oficial de contas que poderá ser um custo de 150 euros mensais. Mas, por outro lado, este regime fiscal permite um maior rigor na imputação das despesas a abater face aos proveitos.
 
Em geral, quanto maior for a actividade, mais se justificará optar por este regime de contabilidade organizada. Basta que para isso os trabalhadores tenham custos superiores a 30% dos seus rendimentos.
 

Preencher o IRS

Regime Simplificado: Se tiver optado pelo regime simplificado, na altura de preencher o IRS deve preencher o Anexo B.
 
Contabilidade Organizada: Se tiver optado pela contabilidade organizada, deve preencher o Anexo C.
 
Veja também: