Correr todos os dias: sim ou não?

Quer saber se deve correr todos os dias? Nós temos a resposta certa.

Correr todos os dias: sim ou não?
Conheça agora as vantagens e desvantagens

A corrida está na moda. Mas será que deve correr todos os dias? A resposta não é tão óbvia assim.

É certo que esta prática desportiva traz diversas vantagens à saúde (reduz a pressão arterial, aumenta o “colesterol bom”, melhora a circulação sanguínea e ajuda a emagrecer), ainda assim é necessário que os corredores amadores tenham atenção redobrada.

De acordo com os especialistas da Sociedade Espanhola de Traumatologia no Desporto, a partir dos 35 anos os corredores que não estão habituados a correr com frequência não devem exagerar nesta prática desportiva já que é a partir desta idade que as articulações começam a deteriorar-se e o risco de lesões aumenta.

Vantagens de correr todos os dias

Diversos estudos indicam que a corrida é o exercício mais indicado para a perda de peso, já que pode queimar um número superior de calorias do que na prática de outro exercício físico com o mesmo fim. Assim sendo, se correr todos os dias está a potenciar a eficácia da perda de calorias e, por consequência, da perda de peso.

Mas há mais vantagens em correr todos os dias: vai aliviar o stress, melhorar o humor e vai diminuir os episódios de enxaqueca e o risco de desenvolver diabetes.

Ainda de acordo com cientistas da Universidade da Califórnia, dos Estados Unidos da América, correr todos os dias durante 40 minutos ajuda a diminuir as probabilidades do desenvolvimento de doenças neurológicas.

Desvantagens de correr todos os dias

Existe uma grande desvantagem na corrida diária: o risco de lesões aumenta substancialmente.

Assim sendo, é necessário estar sempre atento aos sinais: se estiver com dores nas articulações, nas pernas ou nas costas o melhor é parar. Não faça esforços em exagero para evitar problemas futuros.

Recomendações para quem quer correr todos os dias

  • Esteja atento à sua saúde. Faça check-ups médicos com regularidade para perceber como está a reagir o seu corpo ao ritmo de treinos;
  • Escolha a roupa adequada aos seus treinos. Existem diversas lojas com produtos para todos os gostos e para todas as carteiras;
  • Encontre as sapatilhas ideais para o seu treino. Conheça a sua passada e compre os modelos mais indicados às suas necessidades;
  • Lance-se à estrada com os melhores acessórios. Livre-se de preocupações e aproveite ao máximo os seus treinos.

Está preparado? Comece já hoje a mudar de vida mas não se esqueça: adapte os treinos às suas capacidades físicas.

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