Publicidade:

5 dicas para criar uma criança independente

Criar uma criança independente é um desafio que se coloca aos pais dos nossos dias. Veja algumas dicas sobre este tema central para os pais.

5 dicas para criar uma criança independente
Saiba como conquistar a independência do seu filho

Tornar uma criança independente é o desejo de muitos pais, particularmente com a azáfama do quotidiano e também como forma de preparar um filho para o futuro. Ao longo da vida, os desafios serão muitos para o seu filho, e este deve habituar-se a ir fazendo as pequenas tarefas sozinho sem exigir a atenção total e permanente dos pais ou avós.

Pode custar de início e é um teste à resistência e firmeza dos pais, mas os resultados são verdadeiramente positivos para toda a família, em particular para a criança.

Como criar uma criança independente? 5 dicas


educar

1. Habitue o seu filho a comer e a vestir-se sozinho desde cedo

Há muitas crianças que, até tarde, precisam da ajuda dos pais para se vestir e para comer. Comece por aqui mesmo. Habitue o seu filho a fazer estas tarefas sozinho e será uma forma de mote para a independência do mesmo.

2. Faça o seu filho voltar a colocar no lugar o que desarruma

O seu filho espalha todos os brinquedos pela sala ou quarto e os pais é que arrumam no final? Esta atitude pode ter custos mais para a frente, quando o seu filho achar que não tem de participar nas tarefas domésticas. Desde pequenino, habitue-o a arrumar aquilo que desarruma, de forma a criar também nele o sentido de responsabilidade.

3. Não torne o seu filho dependente de si a estudar

crianças independentesFonte: Pixabay/Licença cc0

Desde o 1º ciclo, uma criança independente sabe estudar sozinha. Isto não significa que os pais não estejam na retaguarda, atentos e a dar o apoio sempre que necessário. No entanto, o seu filho tem de, aos poucos e poucos, ir criando rotinas de estudo individual, ir fazendo os trabalhos de casa sozinho, para que, mais tarde, consiga ter espírito crítico e saiba organizar o seu estudo. Não se esqueça de que pode custar mas a longo prazo os benefícios são imensos.

4. Crie o hábito de ser o seu filho a preparar a mochila para o dia seguinte

Quantas vezes, ouvimos os meninos dizerem aos professores que não trouxeram o manual ou caderno por culpa do pai ou da mãe? Esta situação não deve ocorrer, pois a responsabilidade tem de ser trabalhada desde sempre. Vá, aos poucos, habituando o seu filho a preparar mochila para o dia seguinte. Pode sempre verificar se está tudo lá dentro sem que ele repare, quando for dormir, por exemplo. Mas a tarefa tem de começar no seu filho e não em si.

5. Não faça um drama se o seu filho cair sem se magoar

Quando o seu filho cair, não faça disso uma tragédia. Os pequenos choram muitas vezes ao cair, não porque se magoaram mas pelo susto. Quando assim for, faça-o levantar-se sozinho quando vir que a necessidade de ajuda é apenas mimo e verá como o tornará muito mais independente. Na verdade, pais que fazem drama de pequenas situações tornam os filhos mais inseguros e dependentes, com medo de cair ou de errar.

Estas dicas que lhe deixamos podem, efetivamente, ser um bom ponto de partida para conduzir o seu filho a ser uma criança independente.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.