Publicidade:

5 dicas para curar a constipação rápido

Hidratação, descanso, banho quente, gargarejos e limpeza do nariz. Saiba de que forma estes 5 segredos o ajudam a curar a constipação rápido.

5 dicas para curar a constipação rápido
Conheça alguns truques para se livrar dessa constipação

Espirros, tosse, dores de cabeça e corpo dorido são alguns dos sintomas que caraterizam uma constipação. Todos estes sintomas conjugados são bastante incomodativos e incapacitantes. Nesse sentido, torna-se importante saber como curar a constipação rápido. Conheça 5 dicas que selecionamos para si.

5 dicas para curar a constipação rápido

1. Banho quente

banho quente

Assim que chegar a casa e sentir que está a ficar constipado o melhor que pode fazer é tomar um duche de água quente. Este gesto tão prazeroso vai ajudá-lo a respirar melhor, uma vez que o vapor ajuda a descongestionar o nariz e a aliviar as possíveis dores de cabeça e de corpo, caraterísticas da constipação.

2. Descanso

descanse

Não é à toa que quando estamos constipados só nos apetece estar na cama. Na verdade, isto acontece porque estamos mais debilitados e, como tal, parece que todos os músculos do corpo estão doridos.

Neste sentido, o melhor que pode fazer é descansar, sendo que é importante evitar apanhar frio. Evite ficar no sofá e desligue a televisão.

Se está com o nariz entupido e tem dificuldade em respirar, opte por colocar mais uma almofada, elevando assim a cabeça.

3. Gargarejar

Caso tenha dores de garganta, uma das soluções caseiras passa por gargarejar com água morna e sal. Este é, na verdade, um truque antigo para aliviar as dores de garganta, mas com resultados eficazes.

Se preferir pode substituir o sal por umas gotas de limão. Isto porque a ação antibacteriana do limão, juntamente com os gargarejos, ajuda a aliviar as dores de garganta e as amigdalites, com a vantagem de poder fazê-lo diversas vezes ao dia. Estes gargarejos também ajudam a aliviar dores de gengivas e de dentes.

4. Hidratação

hidrate-se

De modo a curar constipação rápido, um dos segredos é hidratar-se. E aqui tem várias opções à escolha: água, chás e sopas. O importante é reforçar a ingestão de líquidos, sobretudo se tiver expectoração. Isto porque os líquidos ajudam a torná-la mais solta, facilitando assim a sua libertação.

No caso dos chás, um dos recomendados é o chá de poejo, sendo conhecido como o chá dos pulmões. Deste modo, vai estar não só a reequilibrar o seu organismo, como também vai estar a desintoxicá-lo, evitando assim as possíveis dores de cabeça. Por último, deve evitar café e álcool, uma vez que ambos contribuem para a desidratação.

5. Limpar o nariz

assoe-se

À semelhança das crianças, também os adultos têm a tendência a fungar, em vez de se assoarem. Contudo, deve evitar este gesto, pois só assim evita que o muco volte a circular.

Para ajudar à libertação do muco pode usar um spray nasal com água do mar. Este procedimento é também adequado para quem tem problemas de sinusite, porque vai ajudá-lo a respirar melhor.

Veja também: