20 curiosidades sobre Mark Zuckerberg que (provavelmente) desconhecia

Curioso para saber alguns factos sobre o fundador da famosa rede social facebook? Então leia este artigo e fique a conhecer algumas curiosidades sobre Mark Zuckerberg.

20 curiosidades sobre Mark Zuckerberg que (provavelmente) desconhecia
O Facebook transformou-o num jovem bilionário.

O criador do Facebook é um dos milionários mais jovens, que revolucionou o paradigma das redes sociais e da comunicação online. Conheça aqui algumas curiosidades sobre Mark Zuckerberg.
 

20 curiosidades sobre Mark Zuckerberg

1. Mark Elliot Zuckerberg nasceu em White Plains, no seio de uma família judaica, no dia 14 de maio de 1984. Mesmo sendo de uma família religiosa, considera-se ateu;

2. O seu interesse por programação começou quando os seus lhe ofereceram um livro - C++ para totós - e a partir daí começou a programar.

3. A sua primeira criação complexa foi aos 13 anos, quando criou um programa que colocava em rede sua família, chamada Zucknet.

4. O seu Bar Mitzvah (ritual que os jovens judeus têm aos 13 anos de idade e que marca a sua maturidade) foi com o tema de Star Wars. Curiosamente, o seu aniversário é no mesmo dia de George Lucas, o criador da saga;

5. A sua primeira criação de sucesso foi o Synapse, durante o secundário. A aplicação era dotada de um sistema de inteligência artificial que analisava o gosto musical do utilizador e gerava listas personalizadas baseadas em seu interesse. Este programa suscitou o interesse da Microsoft.

6. Enquanto estudava psicologia em Harvard, criou o Facemash, um site que permitia avaliar os estudantes, com base nas fotos de identificação do seu dormitório. No entanto, como as fotos estavam numa área restrita da rede da Universidade de Harvard, o site não teve boa aceitação por parte das autoridades do campus e por muitos estudantes. O domínio www.facemash.com foi comprado em 2003 e vendido em 2010 por 30201 dólares. Depois deste incidente, foi proibido de aceder à rede da universidade.

7. Com a experiência adquirida anteriormente, Mark lançou a 4 de fevereiro de 2004 o Thefacebook.com, uma rede social que permitia aos utilizadores criarem perfis básicos, incluindo informações pessoais e fotos. Inicialmente, o The Facebook era para ser um site para alunos universitários, sendo aberta para o público em geral (desde que maiores de 13 anos) somente em 2006. O The Facebook foi criado em conjunto com três outros alunos, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.

8. A criação do Facebook gerou muita polémica, uma vez que foi acusado de roubar a ideia. A denúncia foi feita pelos estudantes Cameron Winklevoss, Tyler Winklevoss e Divya Narenya que afirmaram ter contratado Zuckerberg para programar a rede social, o Harvard Connection. Segundo eles, Mark roubou a ideia e implementou-a no Facebook. O caso terminou com um acordo, em que Mark pagou 65 milhões de dólares. A denúncia foi então retirada.

9. Mesmo antes do Facebook fazer sucesso, Mark abandonou Harvard para se dedicar a tempo inteiro à programação, mudando-se para a Califórnia.

10. Mark fala várias línguas além do inglês: francês, hebraico, latim, grego antigo e mandarim, para poder comunicar com a família da esposa, Priscilla Chan.

11. Ao criar a aliança da sua esposa, revela-se também como designer de joias. A joia, avaliada em 25 mil dólares, tem diamantes em torno de um rubi. A aliança foi alvo de críticas, por ser considerada muito simples para ser presente de um bilionário.

12. Ele não é o único empreendedor da família. Tem três irmãs:  Randi Zuckerberg (ex-diretora de marketing do Facebook, que saiu para criar a rede RtoZ Studios), Donna Zuckerberg (estuda em Princeton e gere o consultório odontológico do pai) e Arielle Zuckerberg (gestora de produto júnior na Wildlife Interactive Inc.).

13. Mark Zuckerberg é daltónico para as cores vermelha e verde. Por este motivo o Facebook é todo em tons de azul.

14. O salário anual dele é de 1 dólar. Ele vive “apenas” com o dinheiro obtido no IPO do Facebook na bolsa de valores. Aliás, ele é a 16ª pessoa mais rica do mundo, tendo uma fortuna estimada em mais de 33 biliões de dólares, mais do que os criadores do Google, por exemplo.

15. Mark não tem televisão em casa, pois prefere ler. Recentemente criou um clube do livro no Facebook, onde prometeu ler um livro por semana em 2015 e partilhar as suas impressões com os seus seguidores. Os livros que anuncia que irá ler esgotam-se imediatamente, transformando-se em best-sellers.

16. O seu livro preferido é Ender’s Game, de Orson Scott Card.

17. O seu maior ídolo é Bill Gates.

18. Mark usa sempre camisas iguais, que têm os ícones do Facebook

19. A sua citação preferida é de Albert Einstein: “Faça as coisas do modo mais simples possível, mas não simplista”;

20. Mark tem cerca de 50 patentes em seu nome. A primeira remonta a novembro de 2004, pelo algoritmo do Synapse.


Veja também: