Curriculum Vitae preenchido: 5 opções mais completas

Os Curriculum Vitae são o cartão de visita para quem quer procurar emprego. Veja aqui como obter um bom Curriculum Vitae preenchido e apelativo.

Curriculum Vitae preenchido: 5 opções mais completas
As melhores soluções

O Curriculum Vitae é o documento onde se resume e apresenta a formação e experiência profissional. Se está à procura de um Curriculum Vitae preenchido chegou ao sítio certo.

Para além de boas práticas, poderá encontrar encontrar aqui sites onde pode descarregar vários curriculum vitae’s preenchidos, que poderá usar e alterar de acordo com os seus dados.

Os modelos mais atuais de Curriculum Vitae têm uma estrutura simples e objetiva, com um design clean.

Onde encontrar modelos de Curriculum Vitae preenchido

1. Emprego & Negócio

O Emprego & Negócio é um portal onde pode encontrar muita informação referente a emprego, direito do trabalho e vários modelos e documentos relacionados com estes temas (cartas de apresentação, cartas de pedido de demissão, cartas de recomendação, etc.). Aqui pode ver uma página com exemplos de Curriculm Vitae’s preenchidos, onde pode copiar a informação e editar com os seus dados.

2. Web-Emprego

O Web-Emprego é um site com oportunidades de emprego, informação sobre legislação do trabalho, cursos e estágios, e dicas para a criação de CV’s. Aqui pode ver e fazer o download de um CV preenchido, de acordo com o modelo europeu (ou europass).

3. Meu Curriculum

Neste site vai encontrar muita informação acerca da construção de um Curriculum Vitae: que diferentes tipos de CV existem, dicas do que fazer e não fazer, saber enviar um CV e até um gerador de curriculum online. Aqui pode encontrar e descarregar alguns modelos modelos diferentes de CV’s preenchidos.

4. Europass

Nesta página pode encontrar e descarregar modelos de Curriculum Vitae’s já preenchidos em várias línguas, como por exemplo: inglês, alemão, grego, dinamarquês, croata, etc.

5. Slideshare

O Slideshare é um site dedicado à partilha de apresentações e documentos infográficos. Nesta página pode encontrar diferentes modelos de Curriculum Vitae’s preenchidos. Para os descarregar basta registar-se, ou então entrar com a sua conta de Facebook ou LinkedIn.

Boas práticas para um bom ter Curriculum Vitae preenchido

1. Formato

O formato e o design são importantes. O que se procura é um balanço: um documento criado com um look clean mas com detalhes atraentes (mas discretos) que permitam destaque. Adicionar alguma cor em certas partes do Curriculum Vitae pode ser o suficiente para dar um toque para ajudar a ter destaque. É fundamental escolher também um tipo de letra sóbrio, mas apelativo.

2. Dê destaque ao que está no topo

A primeira parte para onde qualquer pessoa vai olhar, seja no Curriculum Vitae, ou noutro documento, é para a parte superior da folha. O que significa que se esta parte for interessante, vai ter mais hipóteses de que a pessoa continue a ler o documento. Use esta secção do Curriculum para enfatizar o seu website pessoal ou conta de LinkedIn. Deste modo prova que é uma pessoa que dá atenção às novas tecnologias e formas de comunicar.

3. Enfatize as principais competências

O conjunto das suas principais competências também deve estar perto do topo do documento. Isto vai ajudar a que sublinhe o valor que pode acrescentar à vaga à qual está a concorrer e não ao que procura num trabalho. Destaque esta seção de uma forma personalizada, ou seja, adapte-a às diferentes vagas a que concorre. Evite usar expressões já banalizadas como “trabalhador”, “rápido a aprender”, “atitude positiva”.

4. Destaque a sua performance

Não faça com que andem à procura das suas melhores conquistas. Faça um resumo daquilo que já conquistou (prémios, distinções, promoções, etc.). Pode também usar este espaço para descrever marcos e metas que tenha alcançado num determinado projeto.

5. Exiba métricas de trabalho

Não se limite a escrever títulos e datas. Quando se justificar, descreva um pouco o que fez. Quando é que mudou indústrias? Quando é que foi promovido? Para onde quer ir depois? Complete as respostas a estas perguntas. A única forma de mostrar que é único e se distingue da concorrência é explicando como é que foi além do que lhe era pedido.

Como ter um Curriculum Vitae preenchido ao máximo

Se ainda é estudante, tem pouca experiência profissional, ou trabalhou muito tempo no mesmo sítio, pode usar outros parâmetros para ter um Curriculum Vitae mais preenchido e completo: indique atividades onde participou como voluntário, liste eventos e conferências sociais, académicas, culturais e científicas onde tenha estado e mencione atividades que gosta de fazer em grupo, como participar em passeios, caminhadas, trabalhos com associações, etc. Isto pode ajudar a mostrar que trabalha bem em equipa.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.