Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
12 Ago, 2016 - 06:06
Regime do Residente Não Habitual deixa de depender do reconhecimento prévio da atividade

6 exemplos de currículo: escolha o modelo e desenhe o seu

Catarina Milheiro

Seja um aspirante ao primeiro emprego ou um profissional experiente, um currículo faz a diferença. Veja de seguida os 6 exemplos de currículo e faça a sua escolha.

O artigo continua após o anúncio

Em qualquer um dos exemplos de currículo que o profissional escolha, deve apresentar sempre as suas informações pessoais e qualificações académicas e profissionais, ou seja, deve comunicar de forma sucinta e eficaz as suas qualidades e experiências profissionais.

Num mercado de trabalho que se encontra constantemente a modificar, existem alguns aspetos que continuam a ter a mesma importância e um deles é mesmo a apresentação de um bom currículo.

Já alguma vez refletiu sobre a importância de um bom CV? Lembre-se que um bom currículo é a sua primeira grande oportunidade para causar boa impressão junto de um empregador.

Se o seu currículo for realmente bom, as suas hipóteses de conseguir uma entrevista presencial aumentam. Por isso, vale sempre a pena investir algum do seu tempo a verificar alguns exemplos de currículo e a fazer as devidas alterações no seu CV.

Não se esqueça que, apesar da importância do currículo ser inquestionável, o objetivo do CV é sempre o de garantir uma entrevista de emprego e nunca o de garantir a sua contratação.

ALGUMAS DICAS PARA CONSTRUIR UM BOM CV

entrevista emprego

Quando o assunto é o currículo, a verdade é que ficamos sempre com algum receio que nos falte alguma informação ou algum detalhe importante.

Antes de ficar a conhecer alguns exemplos de currículo, é extremamente importante que fique a par de algumas dicas para construir um bom CV (independentemente do modelo por que optar).

Assim, um currículo bem feito é aquele que é completo, mas ao mesmo tempo objetivo, ou seja o conteúdo deve ter qualidade, ser sucinto e verdadeiro.

O artigo continua após o anúncio

1. Seja rigoroso com os seus dados pessoais

Para que o currículo seja realmente bom, deve estar atento aos mais pequenos pormenores que podem passar despercebidos e causar de imediato uma impressão negativa ao empregador.

Seja rigoroso com a informação que consta no seu currículo. Por exemplo: se tiver um endereço de email antigo com qualquer tipo de apelido, não coloque no seu CV como uma forma de contacto.

Apelidos infantis ou associações com qualquer personagem de filmes podem passar uma informação negativa ao empregador. Para que passe uma boa impressão, aposte num endereço de email com o seu nome real e nenhuma informação a mais.

2. O seu objetivo deve ser curto e simples

Logo a seguir aos seus contactos pessoais, descreva o seu objetivo em apenas uma ou duas frases. Pense no seu objetivo como um “pitch de elevador”, ou seja, breve e objetivo.

Certifique-se que esta frase inicial se adequa para a oportunidade de emprego em questão; deve aliar claramente a sua experiência com as necessidades da vaga.

3. Experiência: atente na ordem cronológica

Seja quais forem os exemplos que currículo por que optar, a experiência é um campo obrigatório no CV para os profissionais experientes. Claro está que, se se tratar de um jovem à procura do primeiro emprego, é natural que a experiência profissional seja um campo inexistente.

Assim, se é um profissional experiente não se esqueça que a ordem cronológica deve ser inversa, isto é, do cargo atual ou mais recente ao mais antigo. No caso de estar na mesma função há vários anos, invista em mais espaço para mostrar como cresceu e evoluiu.

4. Na busca do primeiro emprego

Se vai agora à procura do seu primeiro emprego e está preocupado porque não tem experiência profissional rigorosamente nenhuma, mantenha-se calmo.

O artigo continua após o anúncio

Todos nós começamos por algum lado e para que se consiga sobressair através do seu currículo, é importante que mostre que foi à luta, que absorveu diversos conhecimentos e que cresceu.

Se não tem experiência profissional pode sempre optar por colocar neste campo do CV um estágio que tenha realizado ou um projeto de voluntariado no qual esteve ou está atualmente envolvido.

5. Se for uma resposta a um anúncio, cumpra todos os requisitos

Caso responda a um anúncio de emprego, assegure-se que cumpre todos os requisitos solicitados e anexe o que for preciso, carta de apresentação ou certificados, por exemplo.

Seja claro, preciso, use frases curtas, seja criativo, e, seja qual for o exemplo de currículo, adapte o seu CV em função do posto a que se candidata.

6. Releia vezes sem conta

Antes de enviar o seu currículo a um possível empregador, releia-o vezes sem conta.

Precisa de uma dica? Muitas vezes já estamos tão cansados de olhar para o documento que já nem observamos alguns pormenores importantes. Então, peça a um amigo ou a um familiar para ler o seu CV – desta forma, conseguirá ter a certeza de que não existem quaisquer tipo de erros ortográficos e que toda a informação está correta.

EXEMPLOS DE CURRÍCULO

Agora que já está a par de algumas dicas para fazer um bom CV, listamos 6 exemplos de currículo para que possa escolher o que melhor se adequa ao seu percurso profissional e académico. Além disso, o currículo deve estar sempre relacionado com a sua personalidade e com a sua área profissional.

preparar CV

Currículo simples

Este é um currículo que tem vindo a ser cada vez menos utilizado no mercado de trabalho. No entanto, existem ainda empresas que preferem receber currículos mais simples como este, para algumas funções específicas.

O artigo continua após o anúncio

Currículo Europass

Também conhecido como currículo Europeu, o modelo Europass é o mais utilizado. Está disponível online e é totalmente gratuito. O Europass permite apresentar dados como:

  • Informações pessoais;
  • Emprego/cargo pretendido;
  • Experiência profissional;
  • Formação académica;
  • Aptidões e competências pessoais;
  • Conhecimentos linguísticos;
  • Informações adicionais;
  • Anexos.

Currículo limpo

Um CV limpo é uma boa opção para algumas funções e empresas. Trata-se, de uma forma geral, de um currículo com poucas cores e fontes sóbrias. Qualquer profissional que opte por este modelo, está a cumprir as regras básicas de formatação deste tipo de documento (CV).

Currículo cronológico

Tal como o nome indica, este exemplo de currículo apresenta toda a sua informação por ordem cronológica (começando nas metas mais antigas até às mais recentes). Este é um bom exemplo de CV porque o empregador consegue de imediato, perceber o perfil do candidato.

Este modelo é mais adequado para quem tem um bom percurso profissional, não teve muitas mudanças frequentes de trabalho, ou grandes períodos de inatividade.

Currículo criativo

Este é um exemplo de currículo que tem vindo a ser cada vez mais apreciado e utilizado no mercado de trabalho. O objetivo é mesmo fazer a diferença, mostrar que é diferente de todos os outros.

Este modelo é utilizado, essencialmente, em áreas ligadas às artes, comunicação e tecnologias. Não existem, propriamente, regras para a estrutura ou organização da informação. No entanto, é comum a utilização de ícones e imagens ao longo do CV;

Vídeo currículo

Se o seu objetivo for inovar, então este é o melhor exemplo de currículo por que deve optar. A apresentação do seu CV em vídeo pode mesmo fazer toda a diferença.

No entanto, deve perceber se é adequado ou não enviar o vídeo currículo para a empresa e função em questão. Este tipo de currículo é algo semelhante a um vídeo promocional pessoal, adequado para quem pretende candidatar-se a áreas de trabalho específicas como a Comunicação Social, a Publicidade ou o Marketing.

Veja também