Publicidade:

4 formas de descobrir novas músicas para ouvir online

Cada vez mais, é fácil descobrir novas músicas e novos artistas. Existem métodos mais tradicionais e outros mais recentes, mas todos são fáceis e úteis.

4 formas de descobrir novas músicas para ouvir online
Saiba como descobrir novas músicas

Desde o aparecimento da internet, há cada vez mais formas de descobrir novas músicas. Contudo, quantas vezes já ficou sem ideias para o que ouvir a seguir e se lamentou sobre o facto de ouvir sempre o mesmo? Saiba como encontrar novas sonoridades online e relembre outros métodos mais tradicionais para renovar a playlist.

Ler revistas relacionadas com música, ir a lojas de discos e até de instrumentos musicais, frequentar concertos e ouvir rádio são alguns exemplos de como pode entrar em contacto com músicas novas. Fique a conhecer mais métodos.

Como descobrir novas músicas


1. Streaming

Talvez a técnica mais popular do momento para descobrir novas músicas, utilizada não só por consumidores como também por imensos artistas e produtores musicais. Serviços de streaming como o Spotify, Apple Music e Google Music são verdadeiras minas de ouro no que toca a dar a conhecer músicas novas.

Pode criar a sua própria playlist e explorar playlists criadas por outros utilizadores, amigos e até artistas. Tudo isto é colaborativo, o que permite que todos contribuam e, deste modo, se fique a conhecer novos artistas e novas sonoridades.

ouvir musica

2. Redes Sociais

Hoje em dia, quase todos passamos muito tempo em redes sociais como o Facebook, o Twitter ou o Instagram. E é por isso que as redes sociais são também um dos meios a utilizar quando se procura descobrir novas músicas.

Este é um método usado por muitos artistas que seguem outros artistas e personalidades do mundo da música e das artes para saber que músicas estão a produzir e a publicar, até porque muitas vezes o material pode chegar primeiro às redes sociais e só depois aos serviços de streaming.

3. Perguntar a amigos

Esta é uma técnica bastante tradicional para conhecer nova música, mas não é por isso que é menos eficaz. Perguntar aos amigos que música é que estão a ouvir é uma excelente forma de renovar a sua playlist.

Há sempre alguém que está a ouvir uma música da qual mais ninguém ouviu falar e isso é enriquecedor. Vá perguntando às pessoas que o rodeiam que música andam a ouvir e de certeza que vai encontrar algo novo e que será do seu agrado.

concerto para descobrir musica

4. Concertos

Outro método clássico para ficar a conhecer música nova. Vá a concertos. Mesmo que vá a um concerto de uma banda que já conhece bem, há sempre a possibilidade de ficar a conhecer novas canções dessa banda (ou porque são de álbuns mais antigos, ou mais recentes, ou porque simplesmente não conhecia essas músicas).

Para além disso, se for a festivais, de certeza que vai ficar a conhecer música nova, uma vez que vai estar em contacto com várias bandas em poucos dias. Mesmo que vá a um concerto de uma banda, geralmente, estas têm outras bandas a fazer a abertura. Ou então, caso seja mais arrojado, vá a concertos de bandas que não conhece (ou que conhece, mas cuja música não costuma ouvir). Vai de certeza sair do concerto a conhecer música que antes não tinha ouvido.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.