7 destinos de sonho que não custam uma fortuna

Quer ir de férias para locais incríveis sem arruinar as suas poupanças? Descobrimos 7 destinos de sonho que não custam uma fortuna. Venha daí!

7 destinos de sonho que não custam uma fortuna
Hoi An, no Vietname, é um dos destinos na nossa lista

Maldivas, Paris, Nova Iorque… Eis destinos intemporais, que fazem parte do nosso imaginário, mas que não são tão acessíveis como gostaríamos. No entanto, o planeta Terra está cheio de recantos maravilhosos que merecem igualmente ser conhecidos. De seguida, mostramos-lhe 7 destinos de sonho que não custam uma fortuna.

Da Ásia à América do Sul, passando pela Europa, as nossas sugestões oferecem uma experiência de viagem gratificante, uma vez que apresentam custos – nomeadamente de hotel e de alimentação – mais baixos, ao mesmo tempo que garantem uma atmosfera turística menos massificada. Pronto para descobrir estes destinos com ótima relação qualidade-preço?

Viajar sem esbanjar: 7 destinos de sonho acessíveis

Oaxaca, México


Oaxaca, México

Nesta lista de 7 destinos de sonho que não custam uma fortuna, começamos por um país bastante apelativo para férias, o México. Acontece que não lhe vamos sugerir Cancun ou outro local da Riviera Maya, mas sim Oaxaca, uma cidade (e um Estado) no sul do país.

Comida local deliciosa, ruínas arqueológicas, mercados cheios de vida e uma arquitetura colonial charmosa são alguns dos atributos de Oaxaca, situada no sopé da Sierra Madre.

Artesanato de Oaxaca

Para além disso, esta é uma cidade onde arte e artesanato se cruzam, conferindo-lhe um colorido e uma estética muito próprios. Há muitos museus interessantes e ateliers castiços para descobrir. E o mais certo é poder assistir a um desfile ou a uma festa popular nas ruas da cidade, nomeadamente no Zócalo, a bonita praça central.

Nos arredores, não deixe de apreciar os extensos campos de agave, a planta suculenta que, para além de dar origem a um adoçante natural muito em voga, é a base da famosa bebida alcoólica mezcal.

Xian, China


Xian, China

Uma semana em Pequim ou em Xangai ficará sempre mais dispendioso do que uma semana em Xian, no Noroeste do país. Mas nesta que já foi a capital chinesa em dinastias passadas, não faltam atrações para explorar.

Desde logo, o fabuloso Exército de Terracota, com cerca de oito mil esculturas, em tamanho real, do século III, descobertas apenas em 1974. Percorrer as muralhas da cidade de bicicleta é outro programa imperdível.

Exército de Terracota, Xian, China

Para os mais aventureiros, escalar o monte Huashan – um dos mais desafiantes da China – promete ser um aventura com tanta adrenalina quanto beleza natural. E depois há a comida chinesa que aqui apresenta pratos e variações deliciosas. E há até um restaurante, onde pode jantar vestido com roupas tradicionais.

Sófia, Bulgária


Sófia, Bulgária

Uma das capitais europeias mais esquecidas na hora de pensarmos em sítios para onde viajar. O que é uma pena, pois Sófia tem muito por onde nos deixar encantados e preços convidativos. É uma cidade com muita história, onde se destacam as igrejas e os templos, de várias épocas, estilos e credos.

Igreja de São Jorge, Sófia

É aqui que encontramos a mais antiga igreja da Europa ainda em funcionamento: a Igreja de São Jorge, erguida pelo Imperador romano Constantino no século IV. E a maior sinagoga dos Balcãs e terceira maior sinagoga europeia: a Sinagoga de Sófia, construída entre 1905 e 1909.

Entre muitos outros locais a visitar, destaque para os edifícios da era soviética, para as antigas Termas – um bonito edifício que hoje alberga o Museu Cidade de Sófia e que mantém algumas fontes de água quente, à disposição de quem a quiser beber ou engarrafar – e ainda para o Museu Arqueológico de Sófia, cujo edifício cheio de cúpulas é o símbolo da cidade.

Cracóvia, Polónia


Praça do Mercado, Cracóvia

Já que demos um salto à Europa nesta lista de destinos de sonho que não custam uma fortuna, vamos deixar-lhe mais uma sugestão para estes lados: a cidade de Cracóvia, outro tesouro escondido do Leste Europeu.

Até ao século XVI, esta foi a capital do país e ainda hoje são visíveis as marcas da sua importância. A “cidade velha” é acolhedora e pitoresca, com os seus edifícios medievais, e está classificada como Património da Humanidade. Já na grande Praça do Mercado, o destaque é para a Basílica de Santa Maria. Aqui, as horas certas são dadas não por um sino, mas por um trompete que é tocado ao vivo no templo.

Cracóvia, junto ao rio Vístula

O passado judeu está presente não só no Bairro de Kazimierz, que merece uma visita, como no Campo de Concentração de Plaszów, cuja história inspirou o filme “A Lista de Schindler”, mas que se encontra um pouco ao abandono. Os jardins e os parques verdes são uma das imagens de marca da cidade, e alguns deles ficam junto ao rio Vístula, oferecendo uma atmosfera romântica e agradável.

Hoi An, Vietname


Hoi An, Vietname

Viajemos agora até à Ásia. No exótico Vietname, há um destino que se destaca pela variedade de paisagens que apresenta e pela quantidade de experiências que proporciona. Falamos de Hoi An, no centro do país, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.

Há quem afirme que é a cidade mais bonita do Sudeste Asiático e há razões para isso. Aqui, tão depressa está num campo de arroz, como numa praia de mar quente ou no encantador centro da cidade. A parte antiga, junto ao rio, oferece um cenário singular, com as suas esplanadas e bancas de street food.

Para além de deliciosa, a comida aqui é barata, assim como são baixos os preços das dormidas e dos transportes – alugar uma bicicleta em Hoi An, por exemplo, é uma forma fácil e muito em conta de se deslocar pelos caminhos planos da região.

Ruínas MySon, Vietname

Mandar fazer um fato ou vestido e este ficar pronto em 24 horas, fazer um curso de cozinha, tirar uma fotografia na Ponte Japonesa e lançar ao rio uma vela, contemplar os arrozais, passear num basket boat para caçar rãs, visitar as ruínas de My Son, a uma hora de distância do centro da cidade, ou ir até à Cham Island, são alguns dos momentos singulares que vai poder viver em Hoi An.

Vídeo: Brady Dyer/YouTube

Quer visitar Hoi An, numa viagem incrível que inclui Camboja, Vietname e Laos? A TopAtlântico tem um programa completo à sua espera. Saiba tudo aqui

Siem Reap, Camboja


Siem Reap, Camboja

Ainda por terras asiáticas, outro destino a ter em conta – por ser em conta – é Siem Reap, no Camboja. É bem perto de Siem Reap que vai poder deslumbrar-se com os Templos de Angkor, com destaque para o Templo de Angkor Wat.

Templo de Angkor Wat, Camboja

Para contrabalançar com este banho de cultura e história, nada melhor do que uma incursão pelos sabores locais. Em frente ao Old Market, todas as noites se concentram bancas de street food fumegantes e aromáticas.

Um destino para descobrir sem pressas. Só assim poderá absorver toda a magia de Siem Reap. O Museu Nacional de Angkor, as quintas de produção de seda, as oficinas de artesanato, o jardim botânico: tudo merece uma visita atenta. E claro, se puder, adquira alguns objetos tradicionais, que serão uma memória perene desta viagem.

Sharm el-Sheikh, Egito


Sharm el-Sheikh, Egito

E a terminar esta seleção de destinos de sonho que não custam uma fortuna, trazemos-lhe uma sugestão ideal para quem adora praia e fazer mergulho e gosta de locais exóticos, mas quer fazer umas férias económicas. A estância balnear de Sharm el-Sheikh permite-lhe tudo isso.

Na margem do Mar Vermelho, Sharm el-Sheikh oferece hotéis de qualidade a preços atrativos, com o bónus de ser um hot spot para aficionados das atividades aquáticas, nomeadamente mergulho e snorkeling. Sim, porque esta zona do Mar Vermelho foi considerada pela Lonely Planet um dos melhores locais do mundo para mergulhar.

Mar Vermelho, Sharm el-Sheikh, Egito

E mesmo que não queira descobrir as maravilhas submarinas destas águas com uma botija de ar às costas, aconselhamos uma viagem de barco até ao Ras Mohammed National Park. Este é o parque natural mais famoso do Egito, junto ao Deserto do Sinai. A paisagem é apelativa e podem ver-se cegonhas-brancas, peixes de todas as cores, corais e até golfinhos.

Viagens e programas de férias para todos os gostos e todos os preços? Consulte a TopAtlântico.

Veja também: