Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Sofia Ramos
Sofia Ramos
22 Jun, 2017 - 12:20

Como poupar numa viagem em família: 6 dicas essenciais

Sofia Ramos

Quer ir de férias com os seus filhos? Gostava de ir para fora com eles, sem arruinar o seu orçamento? Descubra como poupar numa viagem em família.

Como poupar numa viagem em família: 6 dicas essenciais

Passar alguns dias fora de casa, num destino diferente e fora de Portugal é um desejo legítimo da maior parte das famílias. No entanto, associado a esta vontade, surge muitas vezes o receio de que o preço das viagens seja demasiado elevado. Para desfazer este mito, e para que já no verão seja possível concretizar este sonho, reunimos 6 dicas de como poupar numa viagem em família. Leia o nosso artigo e prepare-se para umas férias inesquecíveis para todos.

6 dicas para poupar nas férias em família

Escolha um destino económico

placeholder-1x1

Há destinos para todos os preços e de certeza que irá encontrar um destino que encaixa no seu orçamento. Na sua pesquisa, não tenha apenas em conta o custo das viagens e do alojamento, mas também o custo médio de vida no local. Este aspeto é particularmente importante se não escolher um programa ou um regime de alojamento com tudo incluído.

Lembre-se que as refeições são uma das parcelas com mais peso numa viagem em família. Mesmo que opte por preparar algumas refeições, comprando ingredientes no supermercado, é bom ter uma noção dos preços praticados no destino. Outra dica é estar atento às promoções de última hora das agências de viagem: quem sabe não encontra um pacote de férias para um destino fantástico a metade do preço?

placeholder-1x1

Sugestão de destino: Saïdia, Marrocos

Opte por programas pré-definidos

placeholder-1x1

Escolher um pacote de férias já com os voos e o hotel incluído, para além de mais prático, permite-lhe fazer contas mais facilmente. Basta multiplicar o valor pelos membros da família e rapidamente fica a saber quanto custa a viagem no total. Não deixe de comparar programas, analisando todas as variáveis e equacione optar por um programa com tudo incluído.

Por norma, os programas de férias com tudo incluído são bastante competitivos quando comparando com o preço dos vários itens em separado (voos, transferes, hotel, alimentação, etc.). Um programa de férias com este regime proporciona excelentes momentos em família. E como já vai com tudo pago, irá relaxar e aproveitar muito mais.

placeholder-1x1

Sugestão de destino: Jamaica

Poupe à hora das refeições

placeholder-1x1

Esta dica é especialmente útil caso não escolha um regime de alojamento com tudo incluído ou pelo menos com meia pensão. O nosso conselho é que aproveite ao máximo o pequeno-almoço do hotel, fazendo uma refeição bastante substancial. Desta forma, o almoço poderá ser algo leve e económico, como sanduíches e fruta.

Se for com regime de tudo incluído, não ceda à tentação de ir almoçar ou jantar fora dos restaurantes abrangidos, sobretudo se tiver uma família grande. Normalmente, estes hotéis servem refeições buffet que garantem uma grande variedade de pratos ao longo da estadia, pelo que será fácil encontrar opções que agradem a todos.

placeholder-1x1

Sugestão de destino: Gran Canaria

Escolha o meio de transporte adequado

placeholder-1x1

Se for para um destino onde faça sentido deslocar-se – para fazer visitas culturais, por exemplo – equacione se compensa alugar um carro ou usar transporte público. Lembre-se também que há cada vez mais cidades e zonas servidas por empresas de transporte de passageiros como a Uber ou a Cabify. Para uma família de 4 pessoas, por exemplo, uma deslocação pontual pode ficar mais económica desta forma do que de metro ou autocarro.

placeholder-1x1

Sugestão de destino: Malta

Privilegie atividades gratuitas

placeholder-1x1

Seja qual for o destino, há sempre coisas para ver e fazer que não custam dinheiro. Se o seu orçamento familiar não é generoso, informe-se sobre o que pode fazer de forma gratuita e mentalize os miúdos, antes de partir, que não vão poder experimentar todas as atividades que provavelmente gostariam.

Lembre-se que são umas férias em família e que o mais importante é estarem juntos. Para a maior parte das crianças, ficar na piscina ou na praia do hotel é um programa bem mais interessante do que partir numa excursão à cidade mais próxima.

placeholder-1x1

Sugestão de destino: Porto Santo

Opte por souvenirs simbólicos

placeholder-1x1

Trazer recordações do local de férias é para muitas famílias uma tradição e uma forma de perpetuar os bons momentos. No entanto, nem sempre as lembranças com mais significado são aquelas que custam mais dinheiro. Conchas e pedras da praia para emoldurar ou pintar, postais e folhetos do hotel para colocar no álbum de fotografias – e claro, muitas fotos – são recordações baratas que perduram e nunca passam de moda.

placeholder-1x1

Sugestão de destino: Maiorca

Veja também: