Publicidade:

Aprenda fazer detergente caseiro

Fazer detergente caseiro pode ser muito bom para o ambiente e para a sua carteira: siga as nossas dicas, poupe o planeta e dinheiro.

Aprenda fazer detergente caseiro
Dicas para rotinas mais verdes

Se pensa que fazer detergente caseiro é um processo muito complicado e que só possível de ser realizado em grandes fábricas, desengane-se. Com as dicas que lhe deixamos a seguir, poderá fazer o seu próprio detergente caseiro, conseguindo poupar bastante nas contas ao fim do mês. Além disso, esta é uma excelente forma de reduzir a sua pegada ambiental. Experimente!

Detergente caseiro: passo a passo para a produção doméstica


A receita que lhe apresentamos de detergente caseiro resulta num detergente que limpa, desengordura e deixa as superfícies higienizadas, por isso – como aliás quase todos os detergentes comercializados – pode ser usado em diferentes tipos de limpeza.

Este detergente caseiro poderá ser usado para a limpeza de pias, fogões, fornos, louça, casa de banho, chão, utensílios de cozinha, objetos de decoração, entre muitos outros.

detergente caseiro

Detergente caseiro

Materiais necessários

  • 1 litro de água
  • 3 limões
  • 1 barra de sabão neutro
  • 1 balde com 5 litros de água
  • 4 colheres de sopa de amoníaco
  • 1 panela
  • 1 colher de pau

Passo a passo para fazer detergente caseiro

  1. Pegue no sabão e corte-o em pedaços pequenos.
  2. Ferva 1 litro de água numa panela grande.
  3. Acrescente os pedaços de sabão à água a ferver.
  4. Quando o sabão tiver derretido, misture tudo com uma colher de pau.
  5. Depois de bem misturado, verta este preparado para o balde com 5 litros de água.
  6. Esprema os limões para dentro do balde.
  7. Misture tudo muito bem.
  8. Acrescente o amoníaco ao balde (com muito cuidado para que não toque na sua pele, especialmente nos olhos) e misture bem.
  9. Verta o conteúdo do balde para várias garrafas ou recipientes e etiquete-os adequadamente para que seja muito fácil identificar o conteúdo.
  10. Pode, ainda, usar raspas ou óleo de laranja para aromatizar o seu detergente caseiro.

Este detergente caseiro é muito fácil de produzir e conseguirá resultados ótimos em termos da limpeza de várias superfícies e objetos da sua casa. Fica muito mais barato e estará a ser muito mais amigo da sua saúde e do ambiente – uma vez que não estará a usar tantos químicos e poderá aproveitar as embalagens que tem por casa para armazenar o detergente.

Este detergente pode ficar armazenado alguns meses e, mesmo que ele perca a capacidade de fazer espuma ao fim de algum tempo, a funcionalidade de limpeza continuará presente. Experimente e veja como é simples – e eficaz.

Veja também:

Limpeza e Arrumação