Dicas de limpeza doméstica

As nossas dicas de limpeza doméstica vão mudar a sua vida! O truque está em definir rotinas e ligar o turbo. Gaste o tempo naquilo que gosta, não a limpar casa.

Dicas de limpeza doméstica
10 dicas para uma limpeza rápida e eficiente.

São apenas dez dicas de limpeza doméstica mas vão fazer toda a diferença! Manter a casa limpa e organizada, lamentamos informar, é um trabalho diário. Passa por pequenas coisas que pode fazer todos os dias, de modo a não acumular tralha, lixo e poeiras pelos cantos.
 

10 dicas de limpeza doméstica para o dia a dia

 
1. Tenha os produtos e acessórios de limpeza todos no mesmo sítio, de preferência, dentro de um balde para que os possa carregar mais facilmente de divisão em divisão. 
 
2. Ter um esquema para a limpeza doméstica é uma boa ideia. Comece sempre na mesma divisão e siga sempre o mesmo roteiro. Em pouco tempo, fará tudo de forma automática e muito mais rápida. Comece sempre pelo mais difícil: a cozinha e os quartos de banho.
 
3. A ideia é que fazer uma limpeza doméstica rápida e eficiente, por isso, ligue o turbo! Não pode passar o dia inteiro a tratar das limpezas. Ligue a música, desligue o telemóvel e comece.
 
4. Antes de começar a limpeza doméstica, se não o fez durante a semana, é hora de destralhar. Com a ajuda de um cesto apanhe tudo o que estiver fora do lugar. Deite fora o que for lixo, leve a roupa para a lavandaria e coloque no lugar o que estiver desarrumado.
 
FIQUE ATENTA:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre poupança e organização pessoal actualizada ao minuto.
5. Se vive numa casa com mais do que um andar comece a limpeza de cima para baixo e de uma ponta para a outra. A primeira coisa: fazer as camas, tirar os tapetes, cadeiras e tudo o que estiver no chão a atrapalhar.
 
6. Está na hora de, rapidamente, aspirar a casa. Se tem gatos ou o cabelo comprido e passou a semana sem limpar o chão o mais certo é que tenha novelos pelo chão, qual faroeste! De que serve começar a limpar móveis ou janelas com toda aquela poeira no chão?
 
7. Encha um balde com água morna, coloque detergente e com um pano microfibras, bem torcido, comece a limpar todas as superfícies. Siga a eito, limpando móveis, maçanetas e interruptores. Mude a água e o pano sempre que necessário. Vai ter tudo limpo num instante!
 
8. Depende da quantidade de coisas que tem nas prateleiras mas, à partida, basta mover as coisas de um lado para o outro. Não perca tempo a tirar tudo para fora. Simplifique. Quanto aos espelhos, pulverize com limpa vidros o papel de cozinha e limpe – nunca pulverize os espelhos com o spray!
 
9. Nos quartos de banho, vai sempre perder mais tempo. Recomendamos que nestas divisões nunca falhe a limpeza semanal. Caso contrário, as loiças sanitários começam a ficar com manchas e os azulejos com bolor. Um truque: aproveite enquanto toma o duche para uma limpeza rápida do chuveiro.
 
10. Termine a limpeza passando, no chão, uma mopa seca para apanhar o pó e finalize com a esfregona molhada mas bem torcida. Um bom truque para acelerar o processo de secagem é usar água bem quente.
 
Dica extra: reserve quinze minutos por dia para, rapidamente, destralhar a casa. Basta pegar num cesto e correr a casa, de uma ponta à outra, apanhando a roupa que está no chão, lixo ou coisas que estejam fora do sítio. Se conseguir passar o chão a pano, com uma mopa seca ou um aspirador vertical, a meio da semana, tem a casa arrumada!
 
Veja também: