Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
21 Out, 2019 - 12:19

Desentupir a sanita: como fazer e dicas para evitar entupimentos

Mónica Carvalho

De vez em quando, é preciso atuar preventivamente e desentupir a sanita. Tal é fundamental para evitar problemas mais graves. Saiba mais sobre o assunto.

desentupir a sanita

Por vezes, o inesperado, e indesejado, acontece e há que desentupir a sanita, o que implica solicitar a ajudar de um técnico especializado, logo despender de recursos e tempo para resolver um problema que pode ser antecipado.

Saber como desentupir a sanita é um assunto que interessa a todos, pois é uma questão doméstica que pode afetar qualquer pessoa.

Compreendemos que não é uma tarefa fácil, mas damos dicas de como o fazer de forma preventiva, que lhe vão simplificar (e muito) a vida. E revelamos ainda os motivos pelos quais isto acontece, para que os possa evitar e assim, ter uma sanita e esgoto funcional durante mais tempo.

O que leva ao entupimento da sanita?

toalhitas na sanita

Lenços, guardanapos, toalhitas desmaquilhantes, toalhitas, fio dental, borra de café, cabelos, produtos de higiene feminina, preservativos, graxa e outras gorduras ou óleos, medicamentos, plásticos e fraldas… A lista de produtos que, por vezes, vão parar erradamente à sanita é realmente bastante longa.

Isto sem contar com a curiosidade das crianças em atirar para a sanita outro tipo de objetos, nomeadamente brinquedos, só para ver o que acontece. E, claro, acontece problema na certa! Assim sendo, deve evitar colocar qualquer um destes artigos na sanita.

A maioria do papel higiénico desintegra-se na água, de modo que desce facilmente pelo ralo e sai pelos canos de esgoto. Mas tirando isto, tudo o resto pode realmente dar problemas. Veja o que mais pode estar a contribuir para uma sanita entupida.

Descarga incorreta

A descarga excessiva ou em pouca quantidade poderá levar ao entupimento da sanita. Por vezes, meia descarga pode ser suficiente, noutros casos, poderá mesmo ser necessário mais do que uma descarga de água.

Se tem crianças em casa deverá vedar-lhes o acesso à sanita quando ainda não a utilizam e, quando forem mais crescidas, ensinar-lhes o que fazer. E, claro, estar sempre atento ao comportamento dos mais pequenos.

Quedas acidentais

Se tem armários ou prateleiras na casa de banho perto da sanita, a probabilidade de algo cair lá dentro acidentalmente é grande, pelo que essa é uma situação a evitar, se conseguir.

São objetos que facilmente podem provocar obstruções, o que pode significar que não há truque caseiro que o salve e necessitará mesmo de ajuda profissional.

Autoclismo desadequado

Uma descarga lenta ou fraca nem sempre é sinal de entupimento na sanita, mas sim que tem um autoclismo que não funciona corretamente. Muitas pessoas optam por um tipo de autoclismo mais lento ou que lance pouca água numa perspetiva de poupar água, mas isso poderá ter consequências ao nível do funcionamento sanitário, principalmente se coloca papel e demais objetos ao invés de os colocar no caixote do lixo.

pessoa a abrir as torneiras da banheira
Também lhe pode interessar Limpar a banheira: truques para fazer esta tarefa sem esforço

10 truques que vão ajudar a desentupir a sanita

sanita

1. Deite água

Uma das primeiras tentativas face a um entupimento da sanita, é colocar uma grande quantidade de água dentro da mesma, esperar cerca de três horas e depois descarregar o autoclismo. Este passo simples pode ajudar a desobstruir.

2. Coloque uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio

Misture meio copo de bicarbonato de sódio com meio copo de vinagre e verta diretamente na sanita. Esta solução caseira é bem simples e, em alguns casos, pode ajudar a resolver o problema.

3. Verta uma mistura de detergente e água

Dilua um pouco de detergente em água fervente e deite essa mistura na sanita. Descarregue o autoclismo e verifique se ficou desentupido. Se não, repita o mesmo processo até três vezes.

4. Utilize soda cáustica

Este truque deve ser usado com muita precaução. Tenha cuidado para não contactar diretamente com o produto. Proteja-se, por isso, com luvas e óculos.

Num balde cheio com água, coloque duas colheres de sopa de soda cáustica e duas colheres de sopa de sal e despeje esse conteúdo na sanita. Não repita este procedimento de imediato e evite-o ao máximo, pois baseia-se no uso de produtos muito abrasivos.

5. Descarregue o autoclismo, vedando qualquer entrada de ar

Tape o assento da sanita com um saco de lixo ou com película aderente. Depois, feche a tampa, sente-se em cima dela e acione a descarga do autoclismo por cerca de 30 segundos. Tal irá criar um vácuo e fazer pressão, desentupindo a sanita.

6. Utilize um pano

Calce uma luva e pegue num pano. Empurre com força a zona do entupimento, acione a descarga e puxe o pano em simultâneo. Neste método, é preciso ter cuidado para não largar o pano e, assim, ainda piorar a situação de entupimento.

7. Usar o aspirador

Utilize um aspirador para líquidos e primeiro retire toda a água da sanita. Depois, coloque um pano na extremidade do cabo, de modo a conseguir fazer vácuo. Quando liga o aspirador, ele vai sugar o entupimento.

8. Use um desentupidor

Na maioria dos casos, os entupimentos das sanitas podem ser resolvidos com o simples desentupidor. Siga os seguintes passos para fazer tudo corretamente:

  1. Adicione água à sanita.
  2. Empurre o desentupidor com movimentos rápidos e poderosos, enviando pressão suficiente pelo cano da sanita para aliviar e até eliminar a obstrução.
  3. Evite levantá-lo, pois não deve entrar ar.
  4. Repita o processo 5 vezes e depois retire. Se a água descer rapidamente é porque o problema ficou resolvido.

9. Utilize um cabo

Existem cabos próprios para desentupir a sanita, mas se não tiver ou não quiser comprar, uma simples cruzeta de arame pode servir para o efeito. Saiba como fazer:

  1. Insira o cabo pela sanita o máximo que conseguir.
  2. Quando o cabo não avançar mais, é sinal de que algo estará algo a obstruir.
  3. Rode a ponta do cabo, de modo a tentar prender a obstrução.
  4. Puxe o cabo lentamente para fora da sanita.
  5. Dê a descarga.
  6. Se a água deslizar na totalidade, sem dificuldade, significa que o problema está resolvido.

10. Contacte um profissional

Se nenhum dos métodos caseiros anteriores for capaz de solucionar o problema, é sinal de que deve requisitar os serviços de um profissional habilitado e confiar-lhe a resolução do problema.

Veja também