Helena Peixoto
Helena Peixoto
25 Jul, 2019 - 11:08
Limpar a banheira: truques para fazer esta tarefa sem esforço

Limpar a banheira: truques para fazer esta tarefa sem esforço

Helena Peixoto

Vamos ensinar-lhe todos os truques de como deve limpar a banheira de forma a que fique sempre a brilhar e não acumule sujidade ou calcário.

O artigo continua após o anúncio

É inevitável: com o passar do tempo, tanto a banheira de acrílico como a de porcelana começam a ganhar determinadas manchas e aparentes sujidades que teimam não sair, fazendo com que o nosso espaço de banho e relaxamento deixe de ter aquele ar tão atrativo. Mas, isso agora acabou: saiba como deve limpar a banheira e evitar resíduos indesejados.

É certo que limpezas domésticas não são, normalmente, a tarefa favorita da maioria, mas é algo que tem de ser feito. Por isso, quantos mais truques para nos facilitar estas lides tivermos, melhor. Não queremos que perca muito tempo ou energia com as limpezas, mas queremos que sinta que o seu espaço está sempre impecável, então trazemos-lhe dicas para garantir que isso acontece.

Como limpar a banheira? Dicas para acertar

limpar a banheira

Preparado para limpar a banheira a fundo? Vamos então começar a empreitada, que lhe vai responder como resolver os principais problemas associados a esta limpeza.

Banheira de acrílico

Limpar a banheira de acrílico requer alguns cuidados especiais para que o material não se danifique. Evite, por isso, produtos de limpeza químicos e muito abrasivos.

Comece sempre por aplicar detergentes o menos agressivos possível. Se vir que não está a resultar, avance para um mais potente e daí em diante.

  1. Uma das formas mais eficazes tem a ver com a utilização de um produto de cozinha, o vinagre. Esta é uma solução de limpeza natural e eficiente. Borrife as manchas com vinagre branco destilado e, de seguida, aplique-o de forma abundante até cobrir toda a área afetada;
  2. Deixe atuar cerca de 20 minutos e com uma esponja macia comece a esfregar com suavidade mas em movimentos rápidos. Se as manchas teimarem em não desaparecer, coloque um pouco de bicarbonato de sódio e volte a aguardar pelo menos 15 minutos;
  3. Na ausência de vinagre pode também recorrer ao sumo de limão, utilizado com 2 medidas de água;
  4. Enxague o interior da banheira abrindo a torneira por alguns minutos para lavar todos os vestígios;
  5. Depois de concluído o processo, passe água abundante por toda a banheira para eliminar qualquer resíduo ainda presente.

Banheira de porcelana

Limpar a banheira de porcelana já é menos complexo do que a de acrílico, pois já permite a utilização de produtos mais abrasivos. Existem produtos de supermercado muito eficazes que pode perfeitamente utilizar.

  1. Aplique o produto de acordo com as instruções da embalagem, mas sempre com alguma moderação para evitar que o material se torne demasiado sensível;
  2. Borrife um pouco de água sobre o produto até obter uma consistência com espuma e deixe atuar 20 minutos;
  3. Esfregue com uma escova e lave depois com água abundante;
  4. Se preferir optar por alternativas naturais também é possível. As manchas mais resistentes, como ferrugem e resíduos de água dura, podem ser tratadas com uma mistura de peróxido de hidrogénio e creme de tártaro. Misture os 2 ingredientes e quando tiverem atingido uma consistência de massa, espalhe-a diretamente sobre as manchas;
  5. Aguarde 10 minutos e esfregue as manchas com uma escova até as remover na totalidade e enxague com água abundante e corrente.

Dicas importantes ao limpar a banheira

  1. Nunca utilize lã de aço ou outro material semelhante para esfregar uma banheira de porcelana, pois poderá causar danos irreparáveis;
  2. Lave a banheira pelo menos 1 vez por semana para evitar a acumulação de resíduos e manchas;
  3. Limpar a banheira é um trabalho que deve ser feito sempre com a porta da casa de banho aberta. Isto vai permitir que o ar circule e os produtos abrasivos não se tornem tóxicos;
  4. Evite misturar diferentes produtos de limpeza químicos;
  5. Antes de iniciar o trabalho, teste sempre os produtos em questão numa área pequena e pouco visível para garantir que é adequada ao tipo de material.

Agora que já sabe tudo sobre a melhor maneira de limpar a banheira, já sabe também como poupar tempo a fazer esta tarefa. Boas limpezas!

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp