ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Helena Peixoto
Helena Peixoto
28 Abr, 2021 - 09:55

Como desentupir canos de forma rápida e eficaz

Helena Peixoto

Já nos aconteceu a todos, uma ou outra vez. Importa manter a calma e saber as melhores abordagens no que toca a como desentupir canos.

mulher a perceber como desentupir canos na cozinha

Este é daqueles artigos que interessa a todos. Sim, a todos mesmos. Saber como desentupir canos pode revelar-se algo muito útil, na hora de solucionar pequenos problemas domésticos. Além disso, é importantes saber avaliar quando se trata de um caso que pode ser solucionado por si ou se vai mesmo ter que chamar ajuda profissional. 

Na origem do problema poderão estar, de facto, várias razões e, como tal, a solução em muito disso depende.

Se se identifica com este tema, fique connosco e conheça diferentes formas e abordagens de como desentupir canos lá por casa. 

Como desentupir canos: verificar a origem do problema

canalizador a desentupir canos

Antes de qualquer outra coisa, é preciso garantir duas questões: primeiro, que mantém a serenidade, pois de nada adianta ficar nervoso; a outra é tentar perceber o motivo do cano entupido. 

No caso de não se dever a má utilização, pode ter acontecido uma oxidação das peças hidráulicas. Seja por serem já canalizações muito antigas ou por não ter sido realizada a devida manutenção. Em ambos os casos, a solução passa mesmo pela substituição dos sistema de canos. 

Por outro lado, e nas situações mais comuns, os canos ficam entupidos devido a comportamentos inadequados, sobretudo no que toca a descartar itens pelo ralo:

  • Gordura e óleos: sabia que a gordura utilizada na preparação das refeições acaba por solidificar e cria camadas nas paredes dos canos que impedem o escoamento? Isto já para nem falar no quão poluente é este comportamento;
  • Borra de café: é verdade, aquele pózinho aparentemente inocente dos restos de café da máquina podem ser o motivo dos seus canos entupirem. Até porque, quando em contacto com gorduras quentes, a borra de café cria uma espécie de massa pegajosa e com alto poder de entupimento;
  • Papel higiénico: muita atenção à quantidade de papel que descarta pela sanita, sobretudo se viver numa casa com canalizações mais antigas. Este produto tem uma ação muito absorvente, o que significa que incha quando em contato com a água, e podendo assim causar entupimentos. As famosas toalhitas então é que nem pensar! 
  • Tintas: a maior parte das tintas são feitas à base de látex ou de óleo, ambos materiais insolúveis em água. Idealmente nem para lavar os pincéis ou rolos de pintura devia utilizar a banca da cozinha ou wc.

8 métodos para desentupir canos

1

Detergente da loiça

  1. Coloque um pouco de detergente da loiça no cano entupido;
  2. Certifique-se de que não há água no cano;
  3. Despeje água a ferver no cano e aguarde até que ele desentupa.
2

Desentupidor

  1. Use um desentupidor de canos de forma a retirar a sujidade e as impurezas que tenham causado o entupimento.
3

Bicarbonato de sódio e vinagre

  1. Coloque duas colheres de bicarbonato de sódio no cano entupido, seguidas de 1/2 copo de vinagre;
  2. Cubra o cano e deixe a mistura atuar por 25 minutos;
  3. Adicione água a ferver e limpe os resquícios;
  4. Pode adicionar um pouco de sal para tornar o desentupimento mais eficaz.
4

Arame

  1. Desdobre, endireite e molde uma das extremidades do arame, de modo a formar um gancho;
  2. Coloque o gancho pelo ralo e trate de “pescar” toda a sujidade que o está a bloquear;
  3. Finalize, despejando água morna ou fervida.
5

Soda cáustica

  1. Antes de mais, proteja-se para evitar qualquer queimadura ao contactar com a soda cáustica;
  2. Use 3 copos de soda cáustica para 3 ou 4 litros de água;
  3. Misture bem com uma colher de pau e quando a mistura começar a aquecer e a efervescer, despeje-a no cano;
  4. Deixe atuar durante 20 a 30 minutos e repita o procedimento, se necessário.
6

Limpe o cano

  1. Reúna um balde, uma chave inglesa ou de fendas e um cabo ou cabide de metal;
  2. Coloque o balde por debaixo do lavatório sob o sifão e remova-o. Para isso, gire-o no sentido contrário aos ponteiros do relógio;
  3. Olhe para dentro do sifão e remova as substâncias que estão a causar o bloqueio;
  4. Se ele não estiver sujo, verifique o cano com o qual ele está em contacto directo na parede. Para limpar esse cano, vai precisar do cabo ou cabide de metal;
  5. Depois de limpos os tubos, volte a montar as peças e use a água normalmente.
7

Use o aspirador de pó e água

  1. Tape o respiradouro e use o aspirador para aspirar os líquidos;
  2. Coloque o aspirador no ralo, da forma mais firme e apertada possível, e ligue-o no máximo, deixando que ele sugue a sujidade que está a obstruir os tubos.

Se não percebe nada de canalização, esta é uma boa altura para começar a explorar estas soluções domésticas que se revelam fundamentais para resolver os pequenos problemas do dia a dia.

Com produtos que certamente costuma ter na despensa, as lições de como desentupir canos não são assim tão difíceis de pôr em prática e os resultados podem ser 100% eficazes.

Esteja atento às ameaças de entupimento e não esqueça jamais as nossas dicas sobre como desentupir canos.

Como desentupir canos: produtos a utilizar

como desentupir canos

Destop canos gel

Considerado um dos produtos de referência pelos portugueses no que toca o desentupimento de canos, deste produto dissolve eficazmente as matérias orgânicas (cabelos, gorduras,etc.) sem perigo para as suas canalizações. 

Ataca diretamente o entupimento em cerca de 30 minutos e é bastante fácil de aplicar e utilizar.

Desentupidor UHU

O desentupidor Turbo Gel da UHU promete dissolver em 5 minutos até os entupimentos mais severos. Eficaz mesmo com água estagnada, pode ser aplicado em lava-loiças, lavatórios, bases de chuveiro, e outras canalizações domésticas

É eficaz sobretudo nos casos de entupimento por restos de alimentos, gorduras, cabelos, sabão, pasta de dentes, gel de barbear, entre outros.

Desentupidor HG 

Esta é outra das alternativas que pode utilizar quando falamos de saber como desentupir canos. Disponível em gel, desentope e previne o entupimento causado por gorduras e restos de alimentos.

Este produto funciona à base de microorganismos que se alimentam da obstrução e possui ainda uma função preventiva evitando futuros entupimentos mais complicados.

Ajuda especializada: 3 opções que deve considerar

1

Desentupimentos domésticos: Bricotec24

Com técnicos especializados em manutenção, reparação e assistência técnica, a empresa oferece o agendamento de um serviço de confiança, e disponibiliza ainda atendimento de urgência, 24h.

Contacte esta empresa de desentupimento doméstico.

2

Desentupimento industrial: Líderesgoto Desentupimentos

Se precisa de um serviço de desentupimento, pode contar com o serviço desta empresa todos os dias do ano, 24h.

Contacte esta empresa de desentupimento industrial.

Outras dicas para lidar com o entupimento dos canos

  • Não deixe nenhuma substância sólida ou pedaços de alimento descerem pelo ralo;
  • Uma vez por semana, deite um pouco de água a ferver nos canos;
  • Nunca use coca-cola e mentos ou café para desentupir os canos. Isso simplesmente não resulta e até pode piorar a situação;
  • Em casos mais graves ou de entupimento recorrente, deve requisitar os serviços de um canalizador.
Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].