Dicas para aproveitar sobras de comida

Nunca sabe como aproveitar as sobras de comida? Tome nota das nossas dicas e de três receitas versáteis que pode adaptar ao que tiver.

Dicas para aproveitar sobras de comida
Evite o desperdício de comida.

Aproveitar as sobras da comida é uma arte que lhe vai poupar muito dinheiro a cada mês. A melhor forma para o conseguir passa por ver com outros olhos o seu congelador. Organize-o de forma a ter sempre à mão aqueles alimentos que vão fazer toda a diferença, por exemplo, ao seu assado de domingo. Além disso, é importante ter por perto alguns ingredientes chave que requerem pouco esforço mas garante pratos divinais.
 

Coisas que deve ter sempre na sua cozinha

Para conseguir transformar umas sobras aborrecidas num prato digno dos deuses, há algumas coisas que deve ter na sua cozinha para, rapidamente, preparar refeições inesquecíveis e poupadinhas.
 
 

No congelador

Tenha vegetais congelados (ervilhas, espinafres, brócolos, feijão-verde e couve-flor), malaguetas, ervas aromáticas, cuvetes de gelo com ervas aromáticas, malaguetas ou alho em azeite. Diferentes variedades de molhos caseiros prontos a usar (pesto, bolonhesa, caril, francesinha, caldo de carne - guarde a água de cozer frango…). Fatias de baguete, pão-de-forma, tortillas, massa de pizza caseira, massa de pão caseira vão dar muito jeito para fazer sandes, pizzas, wrapps ou bruschettas para aproveitar as sobras. Veja também a maneira certa de congelar alimentos.
 

No frigorífico

Pickles como pepinos e cebolinhas vão fazer maravilhas pelo seu strogonff ou pela sandwich com  as sobras do frango do almoço de ontem. Mostarda, ketchup, chutneys, molho barbecue e alguns molhos picantes ao seu gosto vão dar aquele twist. Cenoura, alho-francês, verduras da época, limões e limas, ervas aromáticas frescas e ainda queijo parmesão, iogurte natural magro, ovos e leite.
 

Na despensa 

Molho de soja, frutos secos e sementes, conservas como tomate pelado inteiro, anchovas, leguminosas (feijão e grão), azeitonas e claro, arroz e massas. 

 

3 Receitas para aproveitar as sobras

Assou um frango inteiro para a família e sobrou uma boa parte? Tem restos do assado de domingo?  Sobrou peixe do jantar de terça? Não desperdice! Experimente aproveitar as sobras fazendo estas receitas.
 

1. Paella de Frango e Chouriço

2 dentes de alho
1 cebola
1 cenoura
1/2 molho de salsa
70 g de choouriço
2 pernas de frango desossadas (ou a quantidade equivale de outra parte do frango)
azeite
1 c. chá de paprika
1 pimento vermelho
1 c. sopa de concentrado de tomate
1 cubo de caldo de galinha
300 g de arroz de paella 
100 g de ervilhas congeladas
200 g de camarões cozidos e descascados 
1 limão

Descasque e corte finamente um alho. Descasque e corte grosseiramente a cebola e cenoura. Pique finamente os talos da salsa, corte o chouriço em rodelas e o frango em pedaços. Numa caçarola coloque um fio de azeite e leve a lume o alho, a cebola, a cenoura, os talos da salsa, o chouriço, o frango e a paprika. Deixe fritar durante 5 minutos, mexendo sempre.

Misture o tomate e o cubo de caldo esfarelado, junte o arroz e mexa durante 3 minutos. Junte 750 ml de água a ferver e tempere com sal e pimenta. Tape e deixe levantar fervura, reduza par alume branco e cozinhe durante 15 minutos, mexendo com frequência a partir do centro. Junte as ervilhas e os camarões, tape e deixe cozinhar durante 5 minutos. Polvilhe com as folhas de salsa e sirva.
 

2. Tagine picante de carne de vaca

2 cebolas vermelhas
50 g de azeitonas sortidas
75 g de alperces secos
2 dentes de alho
azeite
1 c. sopa de garam masala
2 c. chá de cominhos moídos
1/2 c. chá de malaguetas secas esmagadas
2 batatas
2 tomates maduros
1 lata de grão-de-bico
400 g de sobras de carne assada
1 cubo de caldo de carne
250 g de cuscuz
1 laranja
2 cenouras
1/2 molho de hortelã fresca
iogurte magro natural

Descasque as cebolas, descaroce as azeitonas e pique tudo junto com os alperces. Descasque e pique o alho finamente. Leve tudo a uma caçarola em lume médio, junte com o garam masala, os cominhos, as malaguetas e um fio de azeite. Deixe refogar durante 15 minutos e adicione água se for necessário.

Corte as batatas e o tomate grosseiramente e leve ao lume junto com o grão-de-bico. Adicione a carne partida em cubos, o cubo de caldo esfarelado e 250 ml de água a ferver (também pode juntar molho do assado que tenha sobrado). Deixe levantar fervura reduz para lume brando durante 25 minutos. 

Deite o cuscuz numa tigela, cubra-os com água a ferver, tape e deixe absorver toda a água durante 10 minutos. Descasque a laranja e parta-a em gomos, descasque e rale as cenouras, corte as folhas de hortelã e misture tudo. Tempere com azeite, sal, pimenta e misture tudo outra vez. Coloque o cuscuz numa travessa, deite a carne por cima, os legumes e junte umas colheradas do iogurte.

 

3. Salada de salmão vietnamita

200 g de pão duro
azeite
200 g de feijão-verde
1 pedaço de gengibre 
1 malagueta vermelha fresca
4 c. sopa de azeite
3 c. sopa vinagre e vinho branco
1 c. sopa de molho de soja
1 pepino
1 molho de rabanetes
2 corações de alface
2 maçãs
300 g de sobras de salmão

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Parta o pão em pedaços, com cerca de 2 cm, salpique-os com azeite, coloque-os no tabuleiro e leve ao forno durante 20 minutos, até ficarem dourados e crocantes. Prepare o feijão-verde e leve-o ao lume em água a ferver, durante 6 ou 3 minutos (dependendo se usa fresco ou congelado). Escorra e deixe arrefecer.

Para uma tigela, descasque e rale o gengibre finamente, assim como a malagueta. Junte o azeite, o vinagre e o molho de soja. Misture bem e reserve. Corte o pepino ao meio, retire o miolo e corte-o em cubos. Corte os rabanetes ao meio, as alfaces em pedaços e lamine as maças o mais finamente possível. Misture tudo, tempere com o molho e sirva de imediato.

Para mais receitas poupadas e dicas para aproveitar sobras, consulte o livro "Poupe com Jamie", do chef britânico, Jamie Oliver.
 
Veja também: