5 dicas para deixar a sua casa a cheirar bem

Para ter a casa a cheirar bem, primeira é importante que esteja organizada e limpa. Depois, faça magia com estes cinco truques.

5 dicas para deixar a sua casa a cheirar bem
Cheira bem, cheira a uma casa acolhedora

Quem não gosta de ter a casa a cheirar bem? Não falamos apenas daquela sensação de lavado depois de uma limpeza (nestes casos, possivelmente, só cheira a detergente mesmo) mas sim daquele cheiro característico e bom que leva os outros a dizer “cheira à casa da Maria”.

Claro que para deixar a casa a cheirar bem é preciso ter cuidados diários, por isso, deixamos alguns truques para não permitir que os maus cheiros se instalem e dicas para conseguir aquele cheirinho bom que procura.

Para começar, é importante livrar-se do mau cheiro. Não vale a pena negar, sabemos que uma vez por outra (sempre?) o saco do lixo fica a abarrotar e é preciso fazer algumas manobras para enfiar no caixote mais um pacote de leite. Tome nota porque há regras a cumprir: 

  • deite o lixo fora todos os dias
  • limpe a caixa do gato diariamente
  • não deixe a roupa suja acumular na lavandaria
  • mude os lençóis semanalmente 
  • todos dias, abra as janelas para arejar
 

5 truques para deixar a casa a cheirar bem  


1. Ramos de eucalipto, lavanda e rosmaninho

Nas floristas e hortos é fácil encontrar molhos de eucalipto, lavanda ou rosmaninho com os quais pode fazer pequenos ramos e espalhar pela casa. Por exemplo, ate dois ou três raminhos de eucalipto e pendure-os num gancho dentro do seu duche. Com o calor e vapor do chuveiro os óleos naturais do eucalipto são libertados e o perfume espalha-se.



2. Limões e limas

Corte limões ou limas a meio, retire a polpa, encha com sal grosso, ervas e especiarias (hortelã, cravinho, alecrim, etc.) e coloque-as naquelas divisões que precisam de uma ajuda extra para se livrar do mau odor, como a cozinha, o quarto de banho ou a lavandaria. Tenho o cuidado de os colocar fora do alcance de crianças e animais.
 

casa


3. Algodão aromatizado

Para deixar a casa cheirar bem sem gastar muito dinheiro, precisa apenas de bolas de algodão e uma essência da sua preferência. Depois, basta colocar algumas gotas da essências nas bolas de algodão e espalhá-las pela casa. Outra boa dica passa por colocar paus de incenso em jarras distribuídas pela casa (sim, sem os acender).
 


4. Tapetes perfumados

Vai precisar dos seguintes ingredientes: meia chávena de bicarbonato de sódio, duas colheres de chá de rosmaninho seco e algumas gotas de essência de lavanda. Pique o rosmaninho, misture todos os ingredientes num saco, salpique as carpetes e tapetes com esta mistura, deixe atuar 15 a 20 minutos, aspire e delicie-se com o perfume.
 


5. Difusor caseiro

Os ambientadores em stick cheira mdivinalmente mas são caríssimos. Faça o seu própiso difusor e tenha a casa a cheirar bem, com o seu perfume preferido, por poucos euros. Fomos à procura dos melhores tutoriais e sugerimos as soluções das páginas Real Food, Reuse Grow Enjoy ou Make it Do.

Para além destes truques, ter plantas e flores dentro de casa é uma ótima solução que, não só é uma forma de decoração barata como purificação o ar. Muitas velas perfumadas colocadas de forma estratégica funcionam sempre. E, claro, se sabe que vai ter convidados, coloque um bolo ou umas bolachas no forno.

Veja também: