Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
16 Jun, 2020 - 14:46

10 formas simples e rápidas para deixar a sua casa a cheirar bem

Helena Peixoto

Conheça 10 diferentes formas de ter a sua casa a cheirar bem, desde a entrada até aos quartos!

ambientador na sala para por a casa a cheirar bem

É o sonho de todos nós, entrar no nosso lar e sentir a casa a cheirar bem. E se isto facilmente se consegue no dia das limpezas a fundo, nos restantes esse aroma vai-se perdendo e já não sentimos aquela frescura ao entrar. 

Antes de avançarmos para os truques propriamente ditos, claro que é preciso ter noção que não há milagres: uma casa que não seja limpa e arrumada regularmente não vai ficar a cheirar bem só porque coloca um pauzinho de incenso. 

Para começar, é importante livrar-se do mau cheiro. Não vale a pena negar, sabemos que uma vez por outra o saco do lixo ou a reciclagem ficam a abarrotar e é preciso fazer algumas manobras para enfiar no caixote mais alguma coisa. Tome nota porque há regras a cumprir para garantir que consegue deixar a sua casa a cheirar bem:

  • Leve o lixo à rua todos os dias;
  • Leve a reciclagem aos contentores pelo menos uma vez por semana;
  • Se tiver animais, limpe a caixa do gato diariamente e as taças de comida duas vezes por semana;
  • Não deixe a roupa suja acumular na lavandaria ou nos cestos na casa de banho;
  • Mude os lençóis semanalmente;
  • Lave os têxteis da sala regularmente (mantas e almofadas);
  • Abra as janelas para arejar a casa diariamente, mesmo com tempo menos agradável! 

10 formas simples de deixar a sua casa a cheirar bem

ambientador casa
1

Ramos de eucalipto, lavanda e rosmaninho

Nas floristas e hortos é fácil encontrar molhos de eucalipto, lavanda ou rosmaninho com os quais pode fazer pequenos ramos e espalhar pela casa.

Um exemplo: junte 2 ou 3 raminhos de eucalipto e pendure-os num gancho dentro do seu duche. Com o calor e vapor do chuveiro os óleos naturais do eucalipto são libertados e o perfume espalha-se.

2

Limões e limas

Corte limões ou limas a meio, retire a polpa, encha com sal grosso, ervas e especiarias (hortelã, cravinho, alecrim, etc.) e coloque-as naquelas divisões que precisam de uma ajuda extra para se livrar do mau odor, como a cozinha, o quarto de banho ou a lavandaria. Tenha apenas o cuidado de os colocar fora do alcance de crianças e animais.

3

Algodão aromatizado

Para deixar a casa cheirar bem sem gastar muito dinheiro, precisa apenas de bolas de algodão e uma essência da sua preferência. Depois, basta colocar algumas gotas da essências nas bolas de algodão e espalhá-las pela casa.

Outra boa dica passa por colocar paus de incenso em jarras distribuídas pela casa. E não, não precisa de os acender!

4

Tapetes perfumados

Tapetes perfumados? Sim, leu bem! Esta dica vai deixar a sua casa a cheirar bem durante muito tempo. Vai precisar dos seguintes ingredientes: meia chávena de bicarbonato de sódio, 2 colheres de chá de rosmaninho seco e algumas gotas de essência de lavanda. 

Pique o rosmaninho, misture todos os ingredientes num saco, salpique as carpetes e tapetes com esta mistura, deixe atuar 15 a 20 minutos, aspire e delicie-se com o perfume.

5

Difusor caseiro

Os ambientadores em stick cheiram divinalmente, mas são um pouco caros e nem sempre temos essa disponibilidade. Então, porque não fazer o seu próprio difusor? Fomos à procura dos melhores tutoriais e sugerimos as soluções das páginas Real Food, Reuse Grow Enjoy ou Make it Do.

6

Laranja aromatizada

Esta fórmula resulta sempre, e não só é excelente para deixar a sua casa a cheirar bem como afasta mosquitos e outra bicharada: corte uma laranja ao meio e espete palitinhos de cravinho na polpa. 

Depois é só colocar as metades de laranja em diferente divisões e ir mudando quando verificar que começa a ficar sem polpa.

7

Utilize neutralizadores de odores

Já sabemos que há sempre fatores em casa que fazem com que os odores menos agradáveis surjam. Então, nada como utilizar os chamados bloqueadores de odores!

O bicarbonato de sódio tem uma enorme capacidade de absorção de cheiros e basta para isso colocar pequenas tacinhas com um pouco deste produto misturado com algumas gotas de limão em alguns cantos da casa, tendo apenas o cuidado de colocar fora do alcance de crianças e animais. 

8

Misturar água com amaciador de roupa

E se a sua casa ficasse com o cheirinho da roupa que tanto gosta? Pois saiba que isso é possível! Basta para isso aquecer um pouco de água misturada com umas gotas de amaciador de roupa e deixar esse recipiente na divisão pretendida. 

9

Grãos de café

Aqui fica uma dica que vai agradecer para toda a vida: espalhe no fundo dos caixotes do lixo uma mão de grãos de café. Não só vai verificar que os odores são muito menos fortes, como diminui a probabilidade de ter visitantes não desejados como formigas. 

10

Difusor de aromas

Finalmente, deixamos uma solução já pronta a usar mas que exige algum investimento: um difusor de aromas. Basicamente, falamos de um equipamento que enche com água e umas gotas de aroma e que, ao longo do dia, vai libertando vapor com esse odor. 

O investimento inicial é um pouco considerável (cerca de 35€), mas os aromas duram muito tempo e cada embalagem custa menos de 5€. 

Aromas de acordo com a divisão de casa

Anote esta lista que o vai ajudar a escolher os diferentes aromas para as áreas de sua casa:

Sala

Neste espaço tanto pode optar por aromas mais intensos, como por aromas mais calmantes: flor de laranjeira, canela, cravo ou manjericão são excelentes escolhas;

Cozinha

Procure aromas que ajudem a eliminar odores pouco desejáveis como o cheiro a fritos e gordura. Aromas cítricos como limão, laranja ou tangerina podem resultar muito bem! Evite aromas muito doces, pois tendem a intensificar os cheiros a comida.

Casa de banho

Independentemente de desejar um ambiente mais sereno ou mais estimulante, procure aromas que transmitam frescura. Hortelã, eucalipto, pinho e outros odores mais herbais são o ideal.

Quarto

Este espaço deve ser o seu refúgio e pede, por isso, aromas suaves e calmantes como lavanda, cedro, camomila ou jasmim.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].