Helena Peixoto
Helena Peixoto
25 Set, 2019 - 13:00
aromatizador em cómoda que deixa a casa a cheirar bem

10 formas simples e rápidas para deixar a sua casa a cheirar bem

Helena Peixoto

Conheça 10 diferentes formas de ter a sua casa a cheirar bem, desde a entrada até aos quartos!

O artigo continua após o anúncio

É o sonho de todos nós, entrar no nosso lar e sentir a casa a cheirar bem. E se isto facilmente se consegue no dia das limpezas a fundo, nos restantes esse aroma vai-se perdendo e já não sentimos aquela frescura ao entrar. 

Antes de avançarmos para os truques propriamente ditos, claro que é preciso ter noção que não há milagres: uma casa que não seja limpa e arrumada regularmente não vai ficar a cheirar bem só porque coloca um pauzinho de incenso. 

Para começar, é importante livrar-se do mau cheiro. Não vale a pena negar, sabemos que uma vez por outra o saco do lixo ou a reciclagem ficam a abarrotar e é preciso fazer algumas manobras para enfiar no caixote mais alguma coisa. Tome nota porque há regras a cumprir para garantir que consegue deixar a sua casa a cheirar bem:

  • Leve o lixo à rua todos os dias;
  • Leve a reciclagem aos contentores pelo menos uma vez por semana;
  • Se tiver animais, limpe a caixa do gato diariamente e as taças de comida duas vezes por semana;
  • Não deixe a roupa suja acumular na lavandaria ou nos cestos na casa de banho;
  • Mude os lençóis semanalmente;
  • Lave os têxteis da sala regularmente (mantas e almofadas);
  • Abra as janelas para arejar a casa diariamente, mesmo com tempo menos agradável! 

10 formas simples de deixar a sua casa a cheirar bem

ambientador casa

1. Ramos de eucalipto, lavanda e rosmaninho

Nas floristas e hortos é fácil encontrar molhos de eucalipto, lavanda ou rosmaninho com os quais pode fazer pequenos ramos e espalhar pela casa.

Um exemplo: junte 2 ou 3 raminhos de eucalipto e pendure-os num gancho dentro do seu duche. Com o calor e vapor do chuveiro os óleos naturais do eucalipto são libertados e o perfume espalha-se.

2. Limões e limas

Corte limões ou limas a meio, retire a polpa, encha com sal grosso, ervas e especiarias (hortelã, cravinho, alecrim, etc.) e coloque-as naquelas divisões que precisam de uma ajuda extra para se livrar do mau odor, como a cozinha, o quarto de banho ou a lavandaria. Tenha apenas o cuidado de os colocar fora do alcance de crianças e animais.

3. Algodão aromatizado

Para deixar a casa cheirar bem sem gastar muito dinheiro, precisa apenas de bolas de algodão e uma essência da sua preferência. Depois, basta colocar algumas gotas da essências nas bolas de algodão e espalhá-las pela casa.

Outra boa dica passa por colocar paus de incenso em jarras distribuídas pela casa. E não, não precisa de os acender!

O artigo continua após o anúncio

4. Tapetes perfumados

Tapetes perfumados? Sim, leu bem! Esta dica vai deixar a sua casa a cheirar bem durante muito tempo. Vai precisar dos seguintes ingredientes: meia chávena de bicarbonato de sódio, 2 colheres de chá de rosmaninho seco e algumas gotas de essência de lavanda. 

Pique o rosmaninho, misture todos os ingredientes num saco, salpique as carpetes e tapetes com esta mistura, deixe atuar 15 a 20 minutos, aspire e delicie-se com o perfume.

5. Difusor caseiro

Os ambientadores em stick cheiram divinalmente, mas são um pouco caros e nem sempre temos essa disponibilidade. Então, porque não fazer o seu próprio difusor? Fomos à procura dos melhores tutoriais e sugerimos as soluções das páginas Real Food, Reuse Grow Enjoy ou Make it Do.

6. Laranja aromatizada

Esta fórmula resulta sempre, e não só é excelente para deixar a sua casa a cheirar bem como afasta mosquitos e outra bicharada: corte uma laranja ao meio e espete palitinhos de cravinho na polpa. 

Depois é só colocar as metades de laranja em diferente divisões e ir mudando quando verificar que começa a ficar sem polpa.

7. Utilize neutralizadores de odores

Já sabemos que há sempre fatores em casa que fazem com que os odores menos agradáveis surjam. Então, nada como utilizar os chamados bloqueadores de odores!

O bicarbonato de sódio tem uma enorme capacidade de absorção de cheiros e basta para isso colocar pequenas tacinhas com um pouco deste produto misturado com algumas gotas de limão em alguns cantos da casa, tendo apenas o cuidado de colocar fora do alcance de crianças e animais. 

8. Misturar água com amaciador de roupa

E se a sua casa ficasse com o cheirinho da roupa que tanto gosta? Pois saiba que isso é possível! Basta para isso aquecer um pouco de água misturada com umas gotas de amaciador de roupa e deixar esse recipiente na divisória pretendida. 

O artigo continua após o anúncio

9. Grãos de café

Aqui fica uma dica que vai agradecer para toda a vida: espalhe no fundo dos caixotes do lixo uma mão de grãos de café. Não só vai verificar que os odores são muito menos fortes, como diminui a probabilidade de ter visitantes não desejados como formigas. 

10. Difusor de aromas

Finalmente, deixamos uma solução já pronta a usar mas que exige algum investimento: um difusor de aromas. Basicamente, falamos de um equipamento que enche com água e umas gotas de aroma e que, ao longo do dia, vai libertando vapor com esse odor. 

O investimento inicial é um pouco considerável (cerca de 35€), mas os aromas duram muito tempo e cada embalagem custa menos de 5€. 

Aromas de acordo com a divisão de casa

Anote esta lista que o vai ajudar a escolher os diferentes aromas para as áreas de sua casa:

Sala

Neste espaço tanto pode optar por aromas mais intensos, como por aromas mais calmantes: flor de laranjeira, canela, cravo ou manjericão são excelentes escolhas;

Cozinha

Procure aromas que ajudem a eliminar odores pouco desejáveis como o cheiro a fritos e gordura. Aromas cítricos como limão, laranja ou tangerina podem resultar muito bem! Evite aromas muito doces, pois tendem a intensificar os cheiros a comida.

Casa de banho

Independentemente de desejar um ambiente mais sereno ou mais estimulante, procure aromas que transmitam frescura. Hortelã, eucalipto, pinho e outros odores mais herbais são o ideal.

Quarto

Este espaço deve ser o seu refúgio e pede, por isso, aromas suaves e calmantes como lavanda, cedro, camomila ou jasmim.

O artigo continua após o anúncio
Veja também