Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
18 Ago, 2020 - 09:35

4 dicas para plantar alfazema e mantê-la sempre viçosa

Helena Peixoto

Além de fácil é super benéfico ter esta planta por perto, sobretudo pelas suas características benéficas para saúde. Aprenda a plantar alfazema.

ramo de alfazema

Saber como plantar alfazema (também muito conhecida como lavanda) pode ser uma tarefa fácil, rápida e adaptável a vários ambientes. Do que está à espera para começar?

Esta espécie é extramemente versátil e benéfica para a nossa saúde, além do seu aspeto estético tão apelativo e de exalar um cheirinho muito especial. Venha aprender a cuidar de uma planta tão especial.

Saiba como plantar alfazema e garanta uma casa sempre cheirosa

pessoa a passar a mão depois de plantar alfazema

Originária das regiões montanhosas e ensolaradas do Mediterrâneo, a alfazema (ou lavanda) é uma planta extremamente procurada, não só pelo seu aroma suave, com milhares de utilizações possíveis, mas também pelas suas propriedades terapêuticas.

Do tipo perene de médio porte, a alfazema atinge no máximo 1 metro de altura e é bastante resistente a alterações climáticas.

4 dicas para plantar alfazema sem problemas

Muito sol, precisa-se!

Uma das dicas para plantar alfazema é mesmo colocá-la num local que apanhe muito sol. A alfazema é bastante resistente ao frio e ao calor, mas precisa de luz e sol.

Ela deve ser plantada em jardins, canteiros ou floreiras que tenham uma grande exposição solar. E não se preocupe com as geadas de inverno e com os dias de calor intenso; logo que tenha sol, a alfazema vai sobreviver!

Boa drenagem

Em termos de solo para plantar alfazema não precisa ter grandes cuidados ou critérios – a dica aqui é ter um solo que tenha boa capacidade de drenagem. Nos solos argilosos, por exemplo, como não drenam bem e estão sujeitos a encharcamentos, estes arbustos não se desenvolvem bem e podem até acabar por morrer.

Se for plantar alfazema em vasos ou floreiras, nunca se esqueça de colocar sempre um pouco de argila expandida no fundo do recipiente para permitir a tal drenagem.

Rega gota-a-gota

A gota-a-gota é, de facto, o tipo de rega ideal para a alfazema e a rega deve ser colocada no pé das plantas. A rega por aspersão deve ser evitada porque não convém molhar intensamente as folhas, que são bem sensíveis.

Depois de bem estabelecidas e enraizadas, as alfazemas são bastante tolerantes à seca.

Podar sempre!

Outro dos segredos de como plantar alfazema mantendo-a saudável é mesmo garantir uma boa poda. E não se preocupe porque esta poda não tem de ser efetuada todas as semanas. Nem sequer todos os meses! A alfazema exige que faça a poda todos os anos (não é pedir muito pois não?).

A altura do ano mais indicada é mesmo no fim do verão ou no início da primavera. Deve evitar fazê-la no outono e inverno.

Esta operação é absolutamente fundamental para incentivar o novo e saudável crescimento e também para evitar que as plantas fiquem muito enrugadas e murchas. Pode cerca de um terço da planta, eliminando todas as flores secas e respetivas hastes florais. E sempre com tesoura adequada; nunca arranque com as mãos.

Depois de saber como plantar alfazema, quais as utilizações que lhe posso dar?

A alfazema não serve só de objetivo decorativo; ela é uma planta medicinal muito versátil e bem eficaz. Pode ser usada para tratar vários tipos de problemas, como ansiedade, depressão, má digestão ou até picadas de inseto na pele, graças às suas propriedades relaxantes, calmantes, anti espasmódicas, analgésicas e até antidepressivas.

Foram já testados vários efeitos da alfazema no sistema e corpo humano, entre os quais:

  1. diminuição da ansiedade e agitação;
  2. redução da pressão arterial;
  3. diminuição da febre;
  4. estimulação da cicatrização de aftas;
  5. estabilização do batimento cardíaco;
  6. redução da dor da enxaqueca;
  7. promoção do relaxamento corporal;
  8. melhoria da qualidade do sono;
  9. redução do stress acumulado;
  10. combate à depressão.

A alfazema está disponível em várias ervanárias e lojas de produtos naturais em formato de cápsula, chá ou até mesmo xarope. Antes de iniciar uma toma de qualquer produto, mesmo que tratando-se de algo natural, informe-se junto do seu médico de família ou de um profissional de saúde.

O que fazer depois de plantar alfazema? 7 usos

A alfazema deixa um cheirinho espalhado na casa verdadeiramente distinto e memorável. Por isso, aproveite que já sabe como plantar alfazema e use e abuse dela na sua casa!

ambientar de alfazema
1

Sabonetes aromáticos

A partir de hoje não vai voltar a comprar sabonetes do supermercado, combinado? Não é nada difícil fazer o seu próprio sabonete natural e a alfazema é uma excelente opção, devido ao seu aroma forte e agradável.

2

Cubos de gelo aromatizados

Prepare-se porque, se der esta utilização à alfazema, vai fazer sucesso garantido! No próximo jantar ou almoço de amigos ou família, experimente fazer cubos de gelo com alfazema e outras flores comestíveis. Sirva com bebidas neutras e vai receber um belo aplauso!

3

Decore a casa com ramos de alfazema

Não haverá coisa mais simples, mas dificilmente encontra também coisa tão bonita como uma bela jarra transparente com um molho de alfazema. Numa espécie de decoração countryside/chic a sua sala ou quarto ganha imediatamente um novo ar.

Se gosta de arrojar mais um pouco, escolha uma jarra de cor bem garrida também (exceto roxo). Este pormenor vai fazer toda a diferença.

4

Saquinhos para aromatizar a casa

Experimente secar alguns raminhos de alfazema e coloque-os em pequenos saquinhos de tecido. Depois, espalhe-os pelas gavetas das suas cómodas, armários da casa e casa de banho e sinta o aroma no ar!

5

Plante-a em sua casa

Esta é óbvia, e obrigatória! Até porque, depois de ler este artigo, já não terá qualquer dúvida sobre como plantar alfazema, correto? Seja no terraço, no jardim ou até mesmo numa floreira improvisada na varanda ou cozinha, a alfazema fica sempre bem e não desilude.

6

Faça chá

Como já referimos, a alfazema tem uma série de benefícios para a nossa saúde e pode ser consumida em forma de chá. Colha a sua alfazema orgânica ou compre alfazema já preparada para chá, coloque-a num infusor de chá e deixe durante 10 minutos em água a ferver. Coe qualquer vestígio que tenha caído para a água e está pronto a beber. Acompanhado de umas bolachas de gengibre são a combinação ideal.

7

Raminhos decorativos para pendurar nas portas

Outra forma de espalhar o aroma da alfazema pela sua casa é fazendo raminhos desta planta, atá-los com uma fita e pendurá-los nas portas de casa. Além de um belo perfume pelo ar, fica lindo e cheio de charme!

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].