20 dicas para poupar dinheiro

Aprenda a poupar dinheiro com as nossas dicas para que tenha uma gestão mais equilibrada do orçamento e alcance um bom nível de poupança.

20 dicas para poupar dinheiro
Saiba todos os truques para economizar dinheiro

A crise trouxe novos hábitos às famílias portuguesas. Se vivemos tempos em que havia alguma folga orçamental, agora a época traz uma palavra de ordem: poupar. Mas como se aprende a poupar de um dia para o outro? Nem sempre é fácil, mas existem alguns truques que o ensinam a poupar dinheiro.
 

20 DICAS INFALÍVEIS PARA POUPAR DINHEIRO

1. INVISTA NUMA POUPANÇA

Nos dias que correm este parece ser um desafio complicado, mas a verdade é que investir numa poupança deve ser algo prioritário. Sempre que receber o ordenado tente colocar algum montante de lado, por muito pouco que seja. Quando chegar ao fim do ano já terá um pé de meia razoável que lhe pode ser útil em muitas situações. Ao longo dos anos, este vai acumulando.

 

2. ESTABELEÇA UM ORÇAMENTO FAMILIAR

Faça contas contando só com o dinheiro que tem. Gira o seu orçamento familiar da melhor forma, evitando gastos desnecessários e viver acima do que ganha.

 

3. COMPRE MARCA BRANCA

As marcas brancas têm vindo a ganhar terreno junto dos consumidores e já apresentam produtos de grande qualidade. Experimente e vai ver que no fim das compras a conta está substancialmente menor.

 

4. ESTEJA ATENTO ÀS PROMOÇÕES/CUPÕES

Hoje em dia há imensas promoções e vales de desconto que podem ser utilizados em todas as cadeias de super/hipermercados. Basta estar atento e habituar-se a fazer compras neste regime. É uma excelente forma de poupar nas compras.

 

5. PAGUE COM DINHEIRO

Este é um truque antigo, mas resulta. Pagar com dinheiro dá-nos outra percepção do real valor do mesmo. Por norma, quem só faz compras com o cartão, gasta mais por ter fraca percepção com este.

 

6. POUPE NA ÁGUA

São dicas antigas mas que fazem toda a diferença na conta do final do mês. Evite torneiras abertas demasiado tempo, banhos longos ou máquinas de lavar com pouca carga. Veja mais algumas dicas para poupar água.

 

7. POUPE NA ELETRICIDADE

Há inúmeras formas de poupar na eletricidade. Optar por lâmpadas económicas dentro de casa, ambientar a casa sem utilizar aquecedores e ventoinhas e apagar a luz em divisões em que não está são exemplos de como o fazer. Não deixe candeeiros acesos e aposte em equipamentos energeticamente eficientes.

 

8. COMA EM CASA

Comer fora é gastar o dobro do dinheiro. Cozinhar em casa é uma das reais formas de poupar dinheiro. Se possível, leve comida de casa consigo para o trabalho.

 

9. PLANEIE FÉRIAS COM ANTECEDÊNCIA

Se gostar de fazer uma viagem, nem que seja uma vez por ano, planeie com antecedência. Quanto menos planeada e mais em cima da data, mais cara lhe vai sair a viagem.

 

10. NAS FÉRIAS FIQUE EM CASA DE AMIGOS

Se os seus amigos lhe oferecem casa, aproveite. É uma forma de poupar dinheiro em férias e de conseguir conhecer mais lugares sem ter de pagar estadia.

 

11. FAÇA PRENDAS VOCÊ MESMO

Quando chega o natal e o aniversário do melhor amigo, é difícil saber o que oferecer. Se oferecer algo feito por si, vai ter muito mais valor do que teria algo comprado.

 

12. FAÇA UMA LISTA DE COMPRAS

Quando vamos às compras somos muitas vezes seduzidos pelos produtos que vemos, e acabamos por gastar demasiado em coisas que não devemos. Para poupar dinheiro, faça uma lista de compras e siga-a, sem extras.

 

13. EVITE DEITAR ROUPA FORA

As suas calças têm um buraco, e agora? Muitas pessoas escolheriam deitar as calças fora,  mas isto é um desperdício. Fazer um remendo não custa nada, e permite voltar a usar as calças – mesmo que seja só em casa. Se não souber, pode levá-las à costureira, sempre é mais barato que calças novas.

 

14. FAÇA TROCAS DE LIVROS

Quando acabar de ler um livro não o deixe a ganhar pó na prateleira. Fale com outras pessoas e tente trocá-lo por outro que ainda não leu. Assim não precisa de ir comprar um livro novo. Se for um grande leitor, isto permite grandes poupanças.

 

15. NÃO VÁ ÀS COMPRAS PARA DESANUVIAR

É fácil justificar um dia no centro comercial como uma forma de desanuviar do stress do dia a dia. Isto é uma má ideia se quer poupar dinheiro, pois vai inevitavelmente acabar por comprar qualquer coisa. É melhor descobrir outras formas de se ver livre do stress.

 

16. COMPRE USADO QUANDO POSSÍVEL

Ter coisas novas sabe bem, mas ter dinheiro disponível no final do mês também. Há muitas coisas que podem ser compradas usadas sem qualquer problema. Coisas como jogos, livros e mobília são bons exemplos, desde que estejam em boas condições.

 

17. USE A REGRA DOS 10 SEGUNDOS

Uma outra forma de poupar dinheiro é através da regra dos 10 segundos. Sempre que estiver às compras e quiser um artigo, pegue nele e por 10 segundos pense se realmente precisa do artigo, porquê e para quê. Se não encontrar uma resposta satisfatória nesses 10 segundos, volto a pô-lo no sítio.

 

18. PEÇA COISAS EMPRESTADAS

Vamos ser sinceros, há coisas que não usamos muito mas compramos de qualquer modo.  Depois ficamos com estas coisas a ocupar espaço e a ganhar pó, coisas que podíamos nem ter comprado. Quando precisar de algo que não vai usar muito, tente pedir emprestado em vez de ir logo comprar.

 

19.  FAÇA CARPOOLING

Se vive perto de colegas de trabalho ou amigos, não vale a pena circularem três carros para três pessoas. Ao partilharem todos o mesmo carro não só vão poder poupar dinheiro, como também vão reduzir a poluição causada.

 

20. CUIDE DO CARRO

Se não fizer a manutenção do carro como deve ser, vai acabar por gastar mais a longo prazo. Pneus negligenciados vão fazê-lo gastar mais combustível, e sinais de problemas ignorados vão obrigá-lo a visitar o mecânico. 

Faça mais pelo seu dinheiro e cuido do que é seu, dá trabalho mas não se vai arrepender.

Comece já a poupar o seu orçamento de gastos inúteis >>
Veja também: