5 dicas para ser imbatível nos exames nacionais

Quer entrar na universidade? Vai ter de organizar o seu tempo de estudo e a sua rotina. Veja as nossas dicas para ser imbatível nos exames nacionais.

5 dicas para ser imbatível nos exames nacionais
Quer ter bons resultados e entrar na universidade?

Se está a dar os últimos passos para enfrentar os exames de acesso à universidade, temos sugestões importantes para auxiliar na optimização dos estudos e ajudar a criar uma rotina saudável – que é fundamental ao processo de concorrer às vagas nos cursos superiores. Veja aqui as nossas 5 dicas para ser imbatível nos exames nacionais.

Para os alunos que se estão a preparar para ingressar no ensino superior, aumenta a pressão relacionada com os estudos, e manter o foco sem entrar em exaustão parece ser o segredo para ter sucesso nesta etapa académica tão importante. Com a ajuda deste artigo, vai conseguir perceber onde deve apostar para ter um melhor rendimento nos estudos e equilibrar as mais diversas áreas da sua vida, facilitando o seu dia a dia e a sua preparação para o acesso ao ensino superior. Tome nota das nossas sugestões, organize melhor o seu tempo e invista no seu objetivo.

Porque deve criar estratégias para os exames nacionais?

Porque estes pequenos passos simples vão garantir o melhor rendimento e as boas notas nas provas de acesso ao ensino superior. Estabelecer rotinas, com uma agenda de estudos e de lazer, pode ser fundamental e determinar o sucesso nos exames.

Para além das dicas que vai ler a seguir, se quer aumentar as suas hipóteses de ter boas notas nos exames nacionais de acesso à universidade não se deve esquecer de equilibrar bons hábitos de sono, alimentação e horários, definindo tempos específicos para estudar e para praticar atividades físicas e de lazer.

Dicas para estudar para ser imbatível nos exames nacionais

exames-nacionais-de-acesso-a-universidade

1. Ao estudar, escreva à mão

Não restam dúvidas: escrever os conteúdos das matérias à mão ajuda nos processos de aprendizagem e memorização. Uma dica para quem quer melhorar ainda mais esta técnica é adotar a estratégia de utilizar cores diferentes para realizar os seus apontamentos.

Esta é uma excelente – e eficaz – forma de estimular a memória visual. Diferenciando os tópicos por cores, será mais fácil visualizar os temas abordados nos exames. Para além disso, escrever os conteúdos à mão ajuda a evitar distrações e mantém a concentração.

2. Crie horários frequentes de estudos

Existe uma mau hábito que é comum a muitos estudantes e deve ser, de todo, evitado. Deixar para estudar toda a matéria nas vésperas dos exames é um erro grave que pode mesmo levar ao fracasso do aluno. Crie horários regulares para os seus estudos e divida os tempos entre a leitura de conteúdos, a prática de exercícios e a revisão da matéria.

Organize a sua rotina para que seja possível fazer a revisão do conteúdo no próprio dia em que foi lecionado pelo professor. Isto, para além de contribuir para a memorização dos assuntos abordados, vai ajudar a esclarecer eventuais dúvidas atempadamente. Também não podemos esquecer que criar horários frequentes de estudos vai evitar o “massacre” de ter que estudar todo o conteúdo em poucos dias, exigindo um esforço de muitas horas seguidas.

3. Evite qualquer distração

Está na hora dos estudos? Desligue a televisão, o tablet o telemóvel e qualquer outro dispositivo eletrónico que possa ser sinónimo de distração. Se vai estudar com a ajuda do computador, certifique-se de que todos os browsers desnecessários estão fechados e mantenha o foco nas páginas que são essenciais aos conteúdos da matéria que vai estudar.

4. Estude sozinho

Fazer parte de grupo de estudos com colegas e amigos pode ser uma excelente opção para quem gosta de tirar dúvidas pontuais, mas pode ser uma má ideia para quem ainda não estudou bem os conteúdos. Na altura de estudar a sério, prefira estar sozinho. Isto vai reduzir o risco de distrações e aumentar a sua produtividade.

5.  Crie uma rotina organizada

Organização é a palavra de ordem para quem se está a preparar para qualquer exame. Criar uma rotina pode ser a melhor solução para tornar os momentos de estudo mais simples e obter um resultado mais eficaz. Aposte em criar uma agenda detalhada, determinando previamente os dias e horários que vai dedicar a estudar cada matéria. Estabeleça ainda o tempo que vai empenhar-se em cada uma delas.

Por fim, lembre-se: quanto mais apostar na sua organização, mais hipóteses vai somar de ter sucesso nos exames nacionais de acesso à universidade. O curso superior é o seu próximo passo? Então, determine-se com a ajuda das nossas sugestões e invista tempo em construir o caminho para o seu futuro.

Veja também: