Publicidade:

Qual a diferença entre água de colónia e perfume?

Perfume, eau de parfum, eau de toilette, eau de cologne? É tudo igual ou é tudo diferente? Descubra a diferença entre água de colónia e perfume.

Qual a diferença entre água de colónia e perfume?
Água de colónia ou perfume: qual comprar?

A diferença entre água de colónia e perfume, bem como outras fragrâncias, são mais difíceis de detetar do que parece à primeira vista.

Quantas vezes já não demos por nós a interrogar-nos sobre este assunto, quando vamos comprar um perfume para oferecer a alguém ou para usarmos no dia-a-dia?

A diferença entre estes está, simplesmente, na percentagem em que o óleo essencial aparece na composição do produto. Os perfumes são mais concentrados.

Conheça a diferença entre água de colónia e perfume


Preço

O preço é um elemento importante a considerar na hora de escolher. Quanto mais forte for a fragrância, ou seja, quanto maior a quantidade de essência na composição, mais caro será o perfume e maior será a duração da essência sobre a pele. Faz sentido, não é?

Classificação

A classificação das fragrâncias utilizadas engloba grupos que são ordenados de acordo com a sua volatilidade: cítrica, lavanda, ervas, âmbar, madeira, frutas, florais, especiarias, etc.

Tentando classificar, é mais ou menos consensual que o perfume terá na sua composição de 20% até 30% de essência, enquanto a eau de parfum terá de 15% a 20%, a eau de toilette de 5% a 15%, a água de colónia de 2% a 4% e a eau fraiche ou fresh water, para perfumes femininos tem menos de 3% de essência.

Qual é o seu aroma?

Com tantas opções disponíveis no mercado, escolher o aroma que melhor combina connosco, não é fácil. Muito menos se estivermos a escolher para oferecer a alguém, porque a escolha dessa combinação depende da nossa preferência olfativa que, não raramente, é diferente da de outras pessoas.

Como utilizar os vários tipos de fragrâncias

Concluindo: quanto mais concentração, mais a fragrância perdura na pele e menos quantidade é necessário aplicar e, por essa razão, os perfumes e as eau de parfum podem ser considerados fortes, encorpados, devendo ser usados com cuidado. São geralmente mais indicados para ocasiões especiais e, principalmente, à noite.

Use-os apenas nos pontos-chave (punhos, cotovelos, pescoço, atrás das orelhas ou entre o peito) onde o corpo é mais quente e permite melhor exalar os aromas.

Uma concentração menor de essência, permite o uso em maior quantidade e mais vezes ao dia, porque a duração na pele é curta.

aplicar perfume

Dicas para escolher a água de colónia ou o perfume certo


Como conselhos na hora de escolher um perfume, deixamos as seguintes dicas:

a) Quando comprar um perfume não o faça sem testar na sua pele, ou apenas por recomendação de outra pessoa, porque é importante saber a sua preferência olfativa, ou seja, se gosta mais de perfumes cítricos, adocicados, florais, frutais, etc.;

b) Não teste mais do que três ou quatro perfumes ao mesmo tempo, porque pode saturar o olfato e não conseguir decidir-se por nenhum;

c) Não ofereça um perfume de presente se não souber a preferência olfativa da pessoa que vai presentear;

d) No verão, não exagere na aplicação, pois o calor faz com que a fragrância se torne mais forte;

e) Após a aplicação do perfume ou outro produto verifique se a pele ficou irritada e, nesse caso, não use mais, pois pode ser alérgica a algum ou alguns dos seus elementos;

f) Por fim, tenha em consideração que a fragrância que adorou em alguém, por exemplo, nem sempre terá o mesmo efeito na sua pele, porque o aroma varia muito de acordo com cada tipo de pele.

Escolha bem e use uma fragrância que combine, sobretudo, com o seu estado de espírito!

Veja também: